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Expressão e Comunicação I

Código: LRE1209    Sigla: ECI

Ocorrência: 2016/2017 - 2S

Página Web:http://elearning.isag.pt
Área de Ensino: Português

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LRE Desp. n.º 20530/2009 (alterado aviso n.º9854/2012) 6 ECTS 57 160

Horas Efetivamente Lecionadas

TRE1

Teórico-Práticas: 42,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Outro: 0,80

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR

A unidade curricular de Expressão e Comunicação I pretende estudar os conceitos essenciais da expressão e comunicação interpessoal, através das análises dos mecanismos de comunicação verbal e não-verbal e da abordagem dos textos literários e não literários. Será dado particular ênfase aos processos de comunicação organizacional, designadamente no contexto das estratégias de comunicação ligadas à negociação e à resolução de conflitos.

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM

- Promover o contacto com as funções da comunicação interpessoal;
- Desenvolver os níveis de comunicação verbal/não verbal;
- Dominar as estratégias da comunicação em ambiente de conflito e/ou de stress;
- Identificar os fluxos de comunicação nas organizações;
-Conhecer os métodos e recursos adequados para apresentar projetos em ambiente empresarial.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

Os alunos deverão desenvolver as suas competências ao nível da comunicação interpessoal, com especial incidência nas tipologias de comunicação e nos diversos formatos de registos discursivos. Será igualmente importante assegurar a transposição do conhecimento teórico abordado nas sessões para a realidade operacional das empresas. Finalmente, no final do semestre os alunos deverão dominar as competências inerentes à apresentação e projecto em ambiente empresarial, recorrendo às metodologias adequadas e aos recursos técnicos mais indicados.

Programa

1. Expressão e Comunicação interpessoal

1.1 As funções da comunicação interpessoal
1.2 Atitudes e estilos de comunicação interpessoal
1.3 Comunicação verbal e comunicação não-verbal
1.4 Tipologias de registos discursivos
1.4.1 Textos literários e não literários
1.5 Elaboração de documentos técnicos

2. Comunicação e Conflito

2.1 Conflitos interpessoais
2.2 Estratégias de negociação e resolução de conflitos
2.3 Comunicação e stress

3. Expressão e Comunicação em Contextos Organizacionais

3.1 Planeamento e construção das mensagens
3.2 Os temas e os objetivos
3.3 Os suportes físicos e digitais
3.4 As audiências

4. Métodos e Técnicas de Apresentação

4.1 As técnicas de apresentação
4.2 Gestão dos recursos tecnológicos
4.3 Expressão e comunicação: apresentação de projetos em ambiente empresarial

Bibliografia Principal

REGO, Arménio;Comunicação Pessoal e Organizacional, Teoria e Prática, Lisboa: Edições Sílabo, 2013
CAETANO, Joaquim e RASQUILHA, Luís;Gestão da Comunicação, Lisboa: Quimera, 2007

Bibliografia Complementar

FREIXO, Manuel Vaz;Teorias e Modelos de Comunicação, Lisboa: Instituto Piaget, 2013
PEREIRA, Alexandre e POUPA, Carlos;Como Apresentar em Público Teses, Relatórios, Comunicações, Lisboa: Edições Sílabo, 2015
SANTOS, Joana Vieira;Linguagem e Comunicação, Coimbra: Almedina, 2011

Métodos de Ensino

As sessões de trabalho seguirão uma orientação teórico-prática, procurando conciliar o modelo expositivo do docente com uma preocupação constante de ligação concreta à realidade empresarial. Os conceitos e modelos teóricos apresentados serão sempre relacionados com a decorrente aplicabilidade prática em cenários empresariais devidamente identificados. 


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Avaliação Contínua

Elementos de avaliação:

Avaliação contínua:
Dois testes: 40% + 30%
Trabalho de grupo: 30% (20% apresentação oral + 10% apresentação escrita)

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos referidos na alínea a) do nº 5 do Art. 38º e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou trabalhos escritos, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

Prova escrita individual: 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular