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Complementos de Marketing

Código: LGE1641    Sigla: CMK

Ocorrência: 2016/2017 - 2S

Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGE Desp. n.º 1049/2008 (alterado aviso n.º9805/2012) 4 ECTS 36 106

Horas Efetivamente Lecionadas

TGE3D1

Teórico-Práticas: 28,00
Outro: 0,00

TGE3N1

Teórico-Práticas: 26,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Outro: 0,40

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo

O marketing é, cada vez mais, uma preocupação central em domínios empresariais. A presente disciplina tem como objetivo descrever os conceitos e métodos do marketing dos serviços, aplicados às atividades de empresas que operam em vários setores ou indústrias. Os complementos de marketing visam descrever os conceitos e métodos de marketing aplicados à atividade das empresas e proporcionar aos alunos competências para compreender e lidar com os desafios colocados pelos serviços numa perspectiva complementar (marketing relacional, marketing digital, fidelização de clientes, gestão de serviços e reclamações,, mix de comunicação).

Objetivos e resultados de aprendizagem esperados:

- Conceptualização do marketing de serviços;
- Analisar as estratégias de marketing e composto de marketing dos serviços
- Distinguir entre produtividade e qualidade de serviço;
- Destacar os benefícios da gestão das reclamações e do sistema de garantia;
- Apresentar e explicar a importância da gestão de serviços, ponto de encontro do serviço e incidentes críticos;
- Explicar a importância do ambiente geral e interno para a definição e implementação de uma estratégia de marketing;
- Explicar e relacionar os conceitos de ética e responsabilidade social no marketing.
- Gerir serviços no contexto da globalização


Competências a desenvolver
No final do curso, os alunos devem ser capazes de:
- Compreender o que o marketing, identificar elementos-chave e sua importância nas organizações;
- Compreender o marketing de serviços, compreendendo as especificidades dos serviços, bem como outras estratégias de marketing mix;
- Saber como estabelecer um sistema de garantias e gestão de sinistros;
- Avaliar e medir a qualidade dos serviços;
- Compreender os problemas de ética e responsabilidade social no marketing
- Compreender as especificidades do marketing relacional;
- Reconhecer os desafios dos serviços e suas conseqüências para a gestão e o marketing;
- Adquirir competências básicas para desenvolver competências e sólidos conhecimentos sobre a comercialização de serviços;
- Desenvolver a capacidade de compreensão e de tomada de decisão dos estudantes que enfrentam os verdadeiros desafios de marketing.

Programa

Capítulo 1 - Introdução ao estudo dos complementos de marketing

1.1 Conceito e importância do marketing de serviços
1.2 Especificidades da gestão de serviços: intangibilidade, inseparabilidade, perecibilidade, variabilidade e inabilidade de posse
1.3 Gestão e competitividade na economia de serviços
1.4 Tipos de serviços (baixo contacto vs contacto elevado)
1.5 Bases para a classificação de serviços


Capítulo 2 - O composto de marketing alargado nos serviços

2.1 O composto de marketing
2.2 Gestão de processos
2.3 Gestão de pessoas
2.4 Gestão de evidências físicas
2.5 O triângulo do marketing de serviços


Capítulo 3 - A Experiência do Serviço, Seleção e Manutenção do mercado

3.1 O envolvimento do cliente no Processo do Serviço.
3.2 Incidentes críticos e momentos de verdade
3.3 A Gestão do ponto de encontro do serviço.
3.4 Paradoxo da recuperação do serviço.
3.5 Gestão de relacionamentos e fidelização de clientes.
3.6 Sistema de garantias e vantagens (cliente e empresa)
3.7 Gestão de reclamações

Capítulo 4 - Criação e Prestação do Produto no Serviço
4.1 Planeamento e criação dos serviços.
4.2 A Oferta dos Serviços.
4.3 O blueprinting do serviço.
4.4 Identificação e Classificação dos serviços suplementares.
4.5 Sistemas de prestação.




Capítulo 5 - Comunicação e imagem empresarial

5.1 Comunicação empresarial e comunicação humana;
5.3 A new branding e o marketing tribal;
5.4 Comunicar em contextos de globalização
5.4. Comunicação digital:
5.5 Ciberespaço e cibercultura;
5.6. Imagem empresarial:
5.7 Gestão da imagem;
5.8 Identidade visual corporativa;


Capítulo 6 - Desenvolvimento da Estratégia de Marketing Global

6.1 Análise ambiental em contextos de globalização
6.2 Estratégias de internacionalização e desenvolvimento de novos mercados
6.3 Parcerias e alianças estratégicas em contextos internacionais
6.4 Facilitadores e constrangimentos da mudança em contextos de marketing

Bibliografia Principal

Lindon, D.; Lendrevie, J.; Lévi, J.; Dionísio, P. & Rodrigues;;Mercator XXI - Teoria e Prática do marketing, Dom Quixote, 2015
Kotler, P. e Armstrong, G.;Principles of Marketing: Global Edition 14/e, Pearson Higher Education, 2012

Bibliografia Complementar

Grönroos, C.;Service Management and Marketing: Managing the Service Profit Logic, John Wiley & Sons, Incorporated., 2015
Kotler, P.;Marketing para o século XXI, 5ª edição, Editorial Presença, Lisboa, 2009
Kenneth E. Clow e Donald E. Baack;Integrated Advertising, Promotion, and Marketing Communications. , Pearson Prentice Hall, 2014
Ryan, D. ;Understanding digital marketing: marketing strategies for engaging the digital generation. , Kogan Page Publishers, 2014

Métodos de Ensino

Combinação de métodos expositivos e trabalhos em grupo (com apresentação pelos estudantes).


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Seminário  Estudo  3
Avaliação  Teste/Exame  4
Outros  Estudo  6
Horas de estudo  Estudo  63
  Total: 106

Avaliação Contínua

2 testes individuais (30% + 30%)
1 trabalho em grupo (40%)

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 38º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

Exame final