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Gestão de Operações

Código: LGE1531    Sigla: GO

Ocorrência: 2016/2017 - 1S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGE Desp. n.º 1049/2008 (alterado aviso n.º9805/2012) 6 ECTS 57 160

Horas Efetivamente Lecionadas

TGE3D1

Teórico-Práticas: 48,00
Outro: 0,00

TGE3N1

Teórico-Práticas: 48,00
Outro: 12,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Outro: 0,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Serão ministradas princípios científicos de gestão das operações necessários para produzir os bens e serviços fornecidos por uma organização. A estratégia de operações específica de que modo a empresa utilizará as suas capacidades de produção para assegurar a sustentabilidade da estratégia global da empresa. O Planeamento e Controlo das Operações associado à cadeia de fornecimento, ao sistema de informação e de logística, considerando os princípios de base do LEAN Management e suas ferramentas mais adequadas ao Layout Fabril e que garantem uma melhor compreensão dos sistemas transformadores e de serviços utilizados pelas organizações. Serão ainda os conhecimentos mais marcantes no sucesso da gestão das operações das maiores organizações transformadoras e de serviços.

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
- Proporcionar conhecimentos de Gestão de Operações que permitam identificarem técnicas e métodos modernos de resolução de problemas de produção e o estabelecimento de objetivos compatíveis com a estratégia da organização;
- Reforçar o domínio científico e técnico sobre o planeamento a curto e médio prazos;
- Desenvolver competências cognitivas sobre o Pensamento LEAN, a gestão da cadeia de fornecimento e a gestão de serviços;
- Capacitar os alunos para a racionalização da utilização dos recursos das organizações;

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
- Conceber sistemas de gestão de operações num processo produtivo integrado
- Diagnosticar e resolver problemas de gestão das operações
- Identificar os constrangimentos de um sistema produtivo
- Implementar as correções ao nível da gestão das operações
- Aplicar os conhecimentos na otimização de sistemas de produção existentes
- Selecionar e utilizar métodos e técnicas da gestão de operações para a resolução de problemas

Programa

1.   Componentes da gestão de operações
2.   A gestão de operações na estratégia empresarial
3.   Planeamento e controlo de operações
3.1. Caraterísticas Fundamentais de um Processo de Transformação
3.2. Manufacturing Resources Planning e Just In Time  
3.3. Estudo de Caso
4.   A Gestão da Qualidade nas Empresas de Serviços e Transformadoras
4.1. Ferramentas da Qualidade aplicadas aos Serviços e Indústria
4.2. Estudo de Caso Hotelaria e Empresa de Transformação Madeira
5.   O Pensamento lean manufacturing
5.1. Ferramentas básicas de Lean Six Sigma
5.2. Redução de setups (SMED)
6.    A implantação dos meios de transformação (layout nos Serviços e na Indústria))
6.1. Método Kusiak
6.2. Método King
7.    Gestão da cadeia de fornecimento 

Bibliografia Principal

Pinto, João Paulo;Gestão de Operações na Indústria e nos Serviços, Lidel, 2010
Krajewsky and Ritzman;Operations Management, Addison Wesley, 4th edition, 2006

Bibliografia Complementar

James B. Dilworth; Operations Management, McGraw-Hill, 1992
Kaizen, Masaaki Imai;La Clave de la Ventaja Competitive Japanese, CECSA, 2008
Marshal et all;Operations Management in Industry and Services, Richard D. Inwin, Inc,, 2005

Métodos de Ensino

Recorrer-se-á a aulas teórico-práticas onde se apresentarão e discutirão os conceitos, metodologias e técnicas da gestão de operações, planeamento, gestão da cadeia de fornecimento, avaliação de desempenho das operações e implementação do sistema de informação para gestão. Os conceitos e técnicas serão exemplificados por via da resolução de problemas e da análise de casos.
A metodologia de ensino/aprendizagem assenta no aprofundamento de conceitos teóricos, ilustrados através da abordagem de casos práticos sobre os vários temas da Gestão de Operações em contexto de sala da aula. A aprendizagem é consolidada através do estudo individual e que será aplicada na resolução e defesa de casos práticos. Para o efeito, utilizar-se-ão programas de software específicos existentes no mercado e exposições teóricas com recurso a "data-show". Será ainda fomentada a elaboração de relatórios de apresentação oral dos resultados obtidos em contexto simulado de reuniões de direção de empresa.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Avaliação  Teste/Exame  4
Estudo Pessoal Autónomo  Estudo  99
Outras  Participação Presencial  12
  Total: 160

Avaliação Contínua

- Realização de duas provas escritas individuais 2 x 40%): 80%

- Realização de um Mini Teste: 20%

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 38º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

Teste escrito individual  100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular