Marketing
Ocorrência: 2016/2017 - 1S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
TGE3D1
TGE3N1
Língua de Ensino
Português
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Resumo descritivo da unidade curricular
A unidade curricular de Marketing pretende descrever e caraterizar os conceitos e os métodos do marketing aplicados à atividade das empresas que operam nos vários setores de atividade e dotar os estudantes de competências que lhes permitam compreender e lidar com os desafios colocados pelos produtos e serviços, nomeadamente, na sua área de intervenção. Serão abordados aspetos de carácter transversal à área do Marketing, como sejam disso exemplo, a evolução do conceito de marketing, o plano de marketing, a ética e a responsabilidade social no marketing, a gestão do marketing-mix, a segmentação e o posicionamento, a satisfação e a fidelização do consumidor ou o marketing relacional, entre outros aspetos.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
- Definir e balizar o conceito e atividade de marketing
- Compreender a importância do diagnóstico para o marketing estratégico
- Adoptar o pensamento estratégico ao contexto de marketing
- Compreender as variáveis controláveis de marketing e a forma de as gerir
- Desenvolver a compreensão e capacidade de tomada de decisão dos estudantes face a problemas reais de marketing
Competências a desenvolver
Concluída a unidade curricular, espera-se que o estudante seja capaz de:
- Compreender a dinâmica e funcionamento dos mercados e a adequação das ferramentas de marketing às empresas que operam no diferentes setores de atividade;
- Compreender as especificidades do marketing e evolução do conceito;
- Reconhecer os desafios dos serviços e suas consequências para a gestão e marketing;
- Adquirir competências básicas para desenvolver capacidades e conhecimentos sólidos relativos ao marketing e relacionamento com os clientes;
- Desenvolver a compreensão e capacidade de tomada de decisão dos estudantes face a problemas reais de marketing;
- Compreender algumas das principais tendências do marketing e do consumo e da co-criação de valor.
Programa
Capítulo 1 - Introdução ao estudo do marketing
1.1 Conceito e importância do marketing
1.2 Evolução do conceito do marketing: da era da produção à era do marketing de relacionamentos
1.3 Novas abordagens: experience-based marketing
1.4 Do estudo de mercado ao estudo do consumidor.
1.5 A ética e a responsabilidade social no marketing e marketing.
Capítulo 2 - Diagnóstico e análise ambiental
2.1. Plano de Marketing
2.2. Análise Externa
2.3. Análise Interna
2.4. Modelos de Análise
2.5. Avaliação e Controlo de Marketing
Capítulo 3 - Segmentação, Targeting e Posicionamento
3.1 Segmentação, Targeting e Posicionamento de Mercado
3.2. Processo e critérios de segmentação
3.3. Posicionamento Estratégico
3.4. Etapas da Definição do Posicionamento
3.5. Fatores de Diferenciação
Capítulo 4 - Gestão do marketing-mix
4.1. O marketing-mix
4.2. Gestão de produtos e serviços
4.2.1. Estratégias de marketing e o ciclo de vida do produto
4.2.2. Processo de adopção do novos produtos
4.2.3. Mix de produtos
4.2.4. Níveis dos Produtos
4.2.5. Políticas de Gama e Linha de Produtos
4.2.6. Branding e triângulo da marca
4.2.7. Notoriedade da marca
4.3. Gestão do Preço
4.3.1. Objetivos do Preço
4.3.2 Estratégias de Fixação de Preço
4.3.3. A dinâmica concorrencial e a resposta a mudanças de preços
4.4. Canais de Distribuição
4.4.1. Natureza e seleção dos Canais
4.4.2. Gestão dos Canais
4.4.3. e-Business e e-Commerce
4.5. Comunicação Integrada de Marketing
4.5.1. O processo de comunicação
4.5.2. O Mix da Comunicação
4.5.3. Elaboração de um Plano de Comunicação
Capítulo 5 - Tendências do Marketing e Consumo
5.1 A economia dos serviços.
5.2 O conceito de serviços: evolução e novas abordagens.
5.3 Características dos serviços.
5.4 O serviço como um sistema
Capítulo 6 - Gestão da Qualidade e Produtividade e (co)criação do Valor
6.1 O conceito de qualidade, medição e conteúdo da qualidade em produtos e serviços
6.2 Identificação e correção de erros de qualidade.
6.3 A produtividade no sector dos serviços.
Bibliografia Principal
Lendrevie, L., Lévy, J., Dionísio, P. & Rodrigues, J. V.;Mercator da Língua Portuguesa - Teoria e Prática do Marketing, 16ª edição, D. Quixote, 2015 |
Kotler, P.;Marketing para o século XXI, Editorial Presença, Lisboa, 2009 |
Bibliografia Complementar
Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I.;Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano, Elselvier, 2010 |
MASTERSON, R. and PICKTON, D. ;Marketing: An Introduction, SAGE Publications, 2014. ISBN: 978-1446266472 |
MARSHALL, G., JOHNSTON, M. ;Marketing Management, McGraw-Hill/Irwin, 2014. ISBN: 978-0078028861 |
Kotler, P. e Armstrong, G.;Princípios de Marketing, 12ª ed., Pearson Prentice Hall, 2008 |
Vaz, C. A.;Os 8 Ps do marketing digital: o seu guia estratégico de marketing digital, São Paulo: Novatec Editora., 2011 |
Yanaze, M. H;Gestão de marketing e comunicação: avanços e aplicações. , São Paulo, Saraiva, 2007 |
Tavares, V.;Gestão de Marcas, Escolar Editora, 2015 |
Métodos de Ensino
Exposição dos conceitos e ferramentas de marketing.
Estudos de caso reais em sala e aplicação de conteúdos ao longo do semestre.
Modo de Avaliação
Avaliação apenas com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
45 |
|
Trabalho em grupo |
Projectos |
36 |
|
Avaliação |
Teste/Exame |
4 |
|
Estudo |
Estudo |
60 |
|
Seminário |
Participação Presencial |
3 |
|
Outros |
Estudo |
12 |
|
|
Total: |
160 |
Avaliação Contínua
A avaliação contínua contempla 2 testes escritos individuais (35% + 35%), e a realização de um trabalho em grupo (3 elementos) para 30%.
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 38º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
Avaliação Final
A avaliação final é constituída por 1 exame escrito individual (100%).