Métodos Quantitativos III
Ocorrência: 2016/2017 - 1S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
TGE3D1
TGE3N1
Software
Excel (suplemento Solver)
Língua de Ensino
Português
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Nesta unidade curricular, alunos aprendem um conjunto de ferramentas fundamentais na formação de gestores, com uma abordagem pragmática,utilização de software adequado,e privilegiando a leitura de outputs, com ênfase na interpretação económica de casos práticos da área da Gestão
OBJETIVOS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
Formular e resolver problemas de otimização de lucros e de custos, com recurso à ferramenta Solver do Excel. Fazer a leitura dos resultados da resolução de problemas;
Interpretar economicamente as soluções ótimas obtidas em problemas de otimização;
Avaliar a robustez das soluções usando a análise de sensibilidade e de pós-otimização;
Saber formular o problema dual, determinar e interpretar a sua solução;
Resolver problemas de minimização de custos de transporte e de afetação de pessoal numa empresa, otimização de redes em Gestão de Projetos e otimização da rendibilidade de uma carteira de títulos;
Aplicar modelos de Gestão de Filas de Espera;
Construir modelos de previsão, no contexto da Gestão;
Motivar o aluno para a pesquisa e investigação.
COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DA APRENDIZAGEM
Formulação e resolução de problemas de otimização em contexto de empresa através do recurso às técnicas adequadas a cada situação;
Interpretação e a análise crítica de resultados;
Programa
1.Programação Linear
a. Aplicações
b. Formulação matemática
c. Resolução gráfica
d. Resolução com a funcionalidade Solver do Excel
2. Teoria da Dualidade
a. O problema dual
b. Definições e exemplos
c. Teoremas e dualidade
d. Complementaridade
e. Interpretação económica
3. Análise de Sensibilidade e Pós-Otimização
a. Alteração dos coeficientes da função objectivo
b. Alteração dos termos independentes das restrições
c. Alteração dos coeficientes das restrições
d. Introdução de novas variáveis
e. Introdução de novas restrições
4. Problemas de transporte e afetação
a. Problemas de Transportes:
Formulação
Métodos de obtenção de uma solução admissível
Método de resolução
Considerações adicionais ao problema dos transportes
b. Problemas de Afectação
Formulação
Método de resolução
Algoritmo húngaro
5. Programação Linear Inteira
6. Filas de Espera
7. Modelos de Regressão
Bibliografia Principal
Santos, M.M.; Magalhães-Hill, M;Investigação Operacional - Volumes I, II e III, Sílabo, 2008 |
Bibliografia Complementar
Mourão, M.C.;Pinto, L.S.; Simões O.,Valente J., Pato, M.V.;Investigação Operacional - exercícios e aplicações, VERLAG DASHOFER, 2011 |
HILL, Manuela M.; SANTOS, Mariana;Investigação Operacional - Vol. II: Exercícios de Programação Linear (2ª ed.), Edições Sílabo, Lda., 2002 |
Métodos de Ensino
As aulas são teórico-práticas, sendo apresentados os conceitos base seguidos do estudo de aplicações práticas e resolução de exercícios práticos, com utilização de software adequado (suplemento Solver Excel).
Serão disponibilizados os elementos de apoio produzidos para as aulas teóricas e os enunciados dos casos práticos. Dada a extensão do programa, as abordagens são necessariamente superficiais e de simples apreensão, com uma fortíssima componente prática.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
45 |
|
Avaliação |
Teste/Exame |
4 |
|
Trabalho individual |
Trabalho laboratorial ou de campo |
2 |
|
Outras horas contacto |
Estudo |
18 |
|
Estudo Autónomo |
Estudo |
91 |
|
|
Total: |
160 |
Avaliação Contínua
Dois testes escritos individuais (com um peso de 80%: cada teste tem a ponderação de 40%) e a resolução de uma ficha prática envolvendo a resolução de exercícios em ambiente Excel (com um peso de 20%)
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 38º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
5. Nos termos do nº 7 do artigo 38º do regulamento, a resolução de fichas práticas deve ter uma ponderação mínima de 20%.
Avaliação Final
Teste escrito com peso de 100%
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular