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Estatística

Código: LGE1419    Sigla: EST

Ocorrência: 2016/2017 - 2S

Área de Ensino: Matemática

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGE Desp. n.º 1049/2008 (alterado aviso n.º9805/2012) 6 ECTS 60 160

Horas Efetivamente Lecionadas

TGE2D1

Teórico-Práticas: 42,00
Outro: 0,00

TGE2N1

Teórico-Práticas: 36,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Outro: 1,00

Software

Excel (suplemento Análise Estatística)

PSPP

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Esta unidade curricular constitui uma introdução do estudo da teoria das probabilidades e da inferência estatística pretendendo-se a compreensão e aplicação dos seus principais conceitos e métodos.

OBJECTIVOS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
São objetivos desta unidade curricular levar os alunos a serem capazes de:
- Descrever e usar de forma apropriada as principais distribuições probabilísticas discretas e contínuas
- Inferir parâmetros populacionais com base em distribuições amostrais,
- Aplicar técnicas usuais em probabilidade e estatística nos processos de tomada de decisão.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Criar e desenvolver competências que permitam:
- Aplicar os conhecimentos adquiridos e as técnicas de inferência estatística adequadas;
- Compreender a necessidade da análise crítica no processo de tomada de decisão;
- Motivar o aluno para a pesquisa e investigação.

Programa

Teoria da Probabilidade
1. Experiência aleatória; espaço de resultados, acontecimentos.
2. Conceitos de probabilidade.Probabilidade condicional.Teorema de Bayes.  Acontecimentos independentes.

Distribuições Teóricas e Aproximações
1. Distribuições discretas: Binomial e Poisson.
2. Distribuições contínuas: Normal, T de Student e Qui-quadrado.
3. Teorema do Limite Central.

Inferência estatística
1. Distribuição por amostragem
2. Estimativa pontual
3. Estimativa intervalar (intervalos de confiança): para a média, para a diferença de médias de duas populações.
4. Testes de hipóteses: Conceitos básicos. Testes paramétricos: teste t para médias (uma amostra, amostras independentes e amostras emparelhadas).

Bibliografia Principal

Murteira, B,; Ribeiro, C.S.; Silva, J.A.; Pimenta, C.;Introdução à Estatística (2ª edição), Escolar Editora, 2010

Bibliografia Complementar

Webster, A.L.;Estatística Aplicada à Administração e Economia, Editora McGraw-Hill, 2006

Métodos de Ensino

As aulas são teórico-práticas, sendo apresentados os conceitos base seguidos do estudo de aplicações práticas e resolução de exercícios práticos. Na abordagem do processo de cálculo, serão utilizadas ferramentas disponíveis em calculadoras, no Suplemento de Ánalise Estatística do Excel e software estatístico específico, nomeadamente PSPP.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Avaliação  Teste/Exame  4
Ficha de avaliação prática  Trabalho laboratorial ou de campo  2
Outras horas contacto  Estudo  15
Outras horas contacto  Teste/Exame  94
  Total: 160

Avaliação Contínua

Dois testes escritos individuais (com um peso de 80%: cada teste tem a ponderação de 40%) e resolução de uma ficha prática (com um peso de 20% na avaliação).

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 38º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.

3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

5. Nos termos do nº 7 do artigo 38º do regulamento, a resolução de fichas práticas deve ter uma ponderação mínima de 20%.

Avaliação Final

Teste escrito individual - 1 (100%)