Comunicação e Imagem Empresarial
Ocorrência: 2015/2016 - 2S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
TTU32SD1
Língua de Ensino
Português
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Esta unidade curricular procura potenciar nos discentes competências de gestão da comunicação e imagem empresarial. Está estruturada em 5 secções de conteúdos:
- comunicação e imagem empresarial;
- o mix da comunicação empresarial;
- a comunicação digital;
- a imagem empresarial
- o planeamento da comunicação e imagem empresarial.
A metodologia seguida é ativa pela integração de várias abordagens pedagógicas e o atendimento aos discentes é presencial e à distância. Os resultados estão focados na comunicação eficaz e imagem corporativa assim como na elaboração de planos de comunicação.
Visando o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades, cujo objetivo maior será o de elevar o interesse pela comunicação e imagem empresarial, pretender-se-á agilizar o raciocínio lógico, crítico e analítico dos discentes, em especial relativamente a valores estratégicos e formulações funcionais, sustentáveis e éticas, dentro do âmbito da comunicação e imagem empresarial.
Assim, deverão os discentes serem capazes de articular as várias ferramentas e técnicas de comunicação, alinhadas com os objetivos e estratégias de marketing e os objetivos estratégicos da empresa. Nesse sentido, o discente deverá ser capaz de desenvolver um plano integrado de comunicação empresarial. Deverão ainda, conhecer as métricas e métodos de avaliação de resultados em comunicação e imagem empresarial.
Programa
1. Comunicação e imagem empresarial:
1.1 Fundamentos da comunicação empresarial;
1.2 A comunicação humana;
1.3 Imagem pública.
2. O mix da comunicação empresarial:
2.1 Publicidade;
2.2 Marketing direto;
2.3 Promoção de vendas;
2.4 Relações públicas;
2.5 Eventos;
2.6 Merchandising;
2.7 Comunicação interna.
3 . Comunicação digital:
3.1 Ciberespaço e cibercultura;
3.2 Tipos de comunicação digital;
4. Imagem empresarial:
4.1 Gestão da imagem;
4.2 Identidade visual corporativa;
4.3 Protocolo empresarial.
5. Planeamento da comunicação e imagem empresarial:
5.1 O processo de planeamento;
5.2 Desenvolvimento do plano integrado de comunicação e imagem;
5.3 Métricas e métodos de avaliação da comunicação e imagem.
Bibliografia Principal
Kenneth E. Clow e Donald E. Baack ;Integrated Advertising, Promotion, and Marketing Communications. 6E., Pearson Prentice Hall., 2014 |
Rego, A. ;Comunicação Pessoal e Organizacional ¿ Teoria e Prática. 3ª edição. , Sílabo, 2013 |
Remondes, J. ;Marketing Interno e Comunicação. , Psicosoma, 2011 |
Monteiro, D., Almeida, F. & Campos. J.;Comunicação 2.0, Actual, 2014 |
Lendrevie, J, et al;Publicitor - Comunicação 360º online offline, D. Quixote, 2010 |
Bibliografia Complementar
Pedro, F. et al;Gestão de Eventos, Escolar Editora, 2012 |
Tânger, V.;Etiqueta no Mundo Empresarial, Editorial Estampa, 2012 |
Métodos de Ensino
Esta Unidade Curricular tem uma escolaridade semanal de 3 horas, repartidas por aulas teórico-práticas, as quais serão utilizadas para apresentação de matéria e resolução de exercícios. Serão, igualmente, disponibilizados junto dos estudantes casos práticos de sucesso para leitura, análise e discussão em aula.
Modo de Avaliação
Avaliação apenas com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
45 |
|
Trabalho de Grupo |
|
40 |
|
Avaliação |
Avaliação |
5 |
|
Outras horas |
Estudo |
9 |
|
Seminario |
Participação Presencial |
3 |
|
Estudo Autónomo |
Estudo |
58 |
|
|
Total: |
160 |
Avaliação Contínua
Realização de dois testes individuais: 70% (35%+35%)
Elaboração de um trabalho de grupo (30%).
TOTAL: 100%
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes e trabalhos escritos é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou trabalhos escritos, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
Avaliação Final
- Prova escrita individual (100%)
Provas e Trabalhos Especiais
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular