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Comunicação e Imagem Empresarial

Código: LTU1639    Sigla: CIE

Ocorrência: 2015/2016 - 2S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LTU Desp. n.º 357/2008 (alterado aviso n.º9855/2012) 6 54 160

Horas Efetivamente Lecionadas

TTU32SD1

Teórico-Práticas: 56,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Outro: 0,60

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Esta unidade curricular procura potenciar nos discentes competências de gestão da comunicação e imagem empresarial. Está estruturada em 5 secções de conteúdos:

- comunicação e imagem empresarial;
- o mix da comunicação empresarial;
- a comunicação digital;
- a imagem empresarial
- o planeamento da comunicação e imagem empresarial.

A metodologia seguida é ativa pela integração de várias abordagens pedagógicas e o atendimento aos discentes é presencial e à distância. Os resultados estão focados na comunicação eficaz e imagem corporativa assim como na elaboração de planos de comunicação.

Visando o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades, cujo objetivo maior será o de elevar o interesse pela comunicação e imagem empresarial, pretender-se-á agilizar o raciocínio lógico, crítico e analítico dos discentes, em especial relativamente a valores estratégicos e formulações funcionais, sustentáveis e éticas, dentro do âmbito da comunicação e imagem empresarial.

Assim, deverão os discentes serem capazes de articular as várias ferramentas e técnicas de comunicação, alinhadas com os objetivos e estratégias de marketing e os objetivos estratégicos da empresa. Nesse sentido, o discente deverá ser capaz de desenvolver um plano integrado de comunicação empresarial. Deverão ainda, conhecer as métricas e métodos de avaliação de resultados em comunicação e imagem empresarial.

Programa

1. Comunicação e imagem empresarial:
1.1 Fundamentos da comunicação empresarial;
1.2 A comunicação humana;
1.3 Imagem pública.

2. O mix da comunicação empresarial:
2.1 Publicidade;
2.2 Marketing direto;
2.3 Promoção de vendas;
2.4 Relações públicas;
2.5 Eventos;
2.6 Merchandising;
2.7 Comunicação interna.

3 . Comunicação digital:
3.1 Ciberespaço e cibercultura;
3.2 Tipos de comunicação digital;

4. Imagem empresarial:
4.1 Gestão da imagem;
4.2 Identidade visual corporativa;
4.3 Protocolo empresarial.

5. Planeamento da comunicação e imagem empresarial:
5.1 O processo de planeamento;
5.2 Desenvolvimento do plano integrado de comunicação e imagem;
5.3 Métricas e métodos de avaliação da comunicação e imagem.

Bibliografia Principal

Kenneth E. Clow e Donald E. Baack ;Integrated Advertising, Promotion, and Marketing Communications. 6E., Pearson Prentice Hall., 2014
Rego, A. ;Comunicação Pessoal e Organizacional ¿ Teoria e Prática. 3ª edição. , Sílabo, 2013
Remondes, J. ;Marketing Interno e Comunicação. , Psicosoma, 2011
Monteiro, D., Almeida, F. & Campos. J.;Comunicação 2.0, Actual, 2014
Lendrevie, J, et al;Publicitor - Comunicação 360º online offline, D. Quixote, 2010

Bibliografia Complementar

Pedro, F. et al;Gestão de Eventos, Escolar Editora, 2012
Tânger, V.;Etiqueta no Mundo Empresarial, Editorial Estampa, 2012

Métodos de Ensino

Esta Unidade Curricular tem uma escolaridade semanal de 3 horas, repartidas por aulas teórico-práticas, as quais serão utilizadas para apresentação de matéria e resolução de exercícios. Serão, igualmente, disponibilizados junto dos estudantes casos práticos de sucesso para leitura, análise e discussão em aula.


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Trabalho de Grupo    40
Avaliação  Avaliação  5
Outras horas  Estudo  9
Seminario  Participação Presencial  3
Estudo Autónomo  Estudo  58
  Total: 160

Avaliação Contínua

Realização de dois testes individuais: 70% (35%+35%)
Elaboração de um trabalho de grupo (30%).

TOTAL: 100%

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

2. Nos testes e trabalhos escritos é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 valores.

3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou trabalhos escritos, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

- Prova escrita individual (100%)

Provas e Trabalhos Especiais


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular