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Planeamento e Desenvolvimento em Turismo

Código: LTU1425    Sigla: PDT

Ocorrência: 2015/2016 - 2S

Área de Ensino: Turismo

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LTU Desp. n.º 357/2008 (alterado aviso n.º9855/2012) 6 54 160

Horas Efetivamente Lecionadas

TTU22SD1

Teórico-Práticas: 53,00
Seminário: 3,00
Outro: 6,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Seminário: 0,20
Outro: 0,40

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR

Pretende-se que os estudantes adquiram sensibilidade relativamente à problemática do desenvolvimento regional e às dinâmicas das diversas regiões a vários níveis.Num complexo sistema de relações, que vão do local ao global, importa debater o protagonismo, ou a sua perda, de cada entidade regional e dos seus actores, de modo a que cada um saiba situar-se num mundo em mudança constante e operar nele com êxito.
As políticas que as entidades oficiais disponibilizam para operar a mudança, em particular as europeias, não serão descuradas na abordagem do programa desta unidade curricular, com o objetivo de envolver os estudantes numa realidade associada ao desenvolvimento regional do país há várias décadas, onde as problemáticas suscitadas pelo turismo merecerão particular realce.

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM

. Compreender as questões associadas ao desenvolvimento regional;

. Apreender as especificidades territoriais e a necessidade de organização dos espaços;

. Abordar os aspectos conceptuais do crescimento e do desenvolvimento regional;

. Refletir sobre o papel do turismo no desenvolvimento regional;

. Compreender as estratégias para a regionalização administrativa do País;

. Refletir sobre o estatuto dos territórios regionais em diversos contextos: do global ao local;

. Conhecer estratégias de desenvolvimento regional, particularmente no contexto europeu;

. Compreender a importância dos fundos estruturais no desenvolvimento das regiões europeias;

. Conhecer a política europeia de desenvolvimento regional para Portugal consubstanciada no QREN.


COMPETÊNCIAS RELACIONADAS COM AS TEMÁTICAS ESTUDADAS:

. Compreender as dinâmicas de desenvolvimento do sector do Turismo nas suas várias vertentes: modelos e processos de desenvolvimento, elementos e agentes intervenientes, fatores críticos e fundamentais, importância do planeamento do desenvolvimento turístico, através de uma análise crítica às temáticas lecionadas;

. Aplicar o processo de planeamento turístico a uma região, analisando criticamente as condições que a mesma apresenta no âmbito do turismo e aplicando os princípios de desenvolvimento sustentável.

Programa

1. Questões do desenvolvimento regional
1.1. O interesse crescente pelo desenvolvimento regional
1.2. As regiões no sistema regional
1.3. Desenvolvimento económico e organização espacial
1.4. Paradigmas e modelos de desenvolvimento regional

2. Território, regiões e regionalização
2.1. Conceitos de região: critérios de delimitação de regiões
2.2. Tipos de regiões e lógicas de regionalização
2.3. Objetivos da regionalização
2.4. Descentralização/desconcentração de competências
2.5. O traçado das fronteiras das regiões
2.6. A Lei-Quadro da Regiões Administrativas
2.7. A regionalização turística e o crescimento regional

3. Território e globalização
3.1. Processos de globalização e de transnacionalização das actividades
3.2. As diferentes dimensões do processo de globalização
3.3. As políticas regionais em tempos de globalização

4. Desenvolvimento e Planeamento Regional e Turístico
4.1. A importância do Planeamento regional e turístico
4.2. Componentes do Planeamento regional e turístico
4.3. Descrição sumária do processo de planeamento
4.4. Alicerces do processo de planeamento
4.5. O processo de planeamento e o desenvolvimento sustentável

5. A política europeia de desenvolvimento regional para Portugal
5.1. O Quadro de Referência Estratégico Nacional
5.2. Programas de desenvolvimento regional e local

6. Turismo e desenvolvimento regional: estudo de casos

Bibliografia Principal

Baleiras, Rui Nuno ;Casos de Desenvolvimento Regional - Exercícios e Soluções , Principia. , 2012. ISBN: 9789897160394
Costa, Silva José; Nijkamp, Peter;Compêndio de Economia Regional, Principia, 2009. ISBN: 978-989-8131-55-3

Bibliografia Complementar

Beni, M. C.;Análise Estrutural do Turismo, Senac, 1997
BENKO, Georges; LIPIETZ, Alain ;As Regiões Ganhadoras; Distritos e Redes os novos paradigmas da geografia económica, Lisboa: Celta, 1994
Buhalis, D. & Costa, C. M. M. ;Tourism Management Dynamics: Trends, Management and Tools, Elsevier, 2006
Buhalis, D. & Costa, C. M. M. ;Tourism Business Frontiers: Consumers, Products and Industry, Elsevier, 2006
Cooper, C. & Hall, C. M.;Contemporary Tourism: An International Approach, Elsevier,, 2008
Costa, C. M. M.;Towards the Improvement of the Efficiency and Effectiveness of Tourism Planning and Development at the Regional Level: Planning, Organisations and Networks. The Case of Portugal. Ph.D. Thesis, University of Surrey, England., 1996
Fazenda, N., Nunes da Silva, F. e Costa, C. ;Política e planeamento turístico à escala regional - o caso da Agenda Regional de Turismo para o Norte de Portugal, Revista Portuguesa de Estudos Regionais, 2008
Kadt, E. ;Tourism-passport to development? Perspectives on the social and cultural effects of tourism in developing countries, Oxford University Press, 1979
Lickorish, L. J., Jefferson, A., Bodlender, J. & Jenkins, C. L. ;Developing Tourism Destinations. Policies and Perspectives, Longman, 1991
Miossec, J. ;Un modele de space touristique. L¿Espace Geographique, 6 (1), 41-48., 1976
Shaw, G. & Williams, A. ;Tourism and Tourism Spaces, Sage, 2004
Reigado, F. M. ;Desenvolvimento e Planeamento Regional: Uma Abordagem Sistémica, Editorial Estampa, 2000
Sharpley, R. & Telfer, D. J. ;Tourism and development in the developing world, London, Routledge, 2008
Thirlwall, A. P.;Growth and Development (with special reference to developing economies), Macmillan, 2005
Simões Lopes, A.;Desenvolvimento Regional: Problemática, Teoria, Modelos, Fundação Calouste Gulbenkian, 2001

Métodos de Ensino

As metodologias contemplarão aulas de exposição teórica relativas aos conteúdos gerais de cada unidade temática, análise e discussão nas aulas sobre aspectos teóricos dos conteúdos, exposição pelos alunos dos conteúdos de textos científicos consultados, que serão submetidas a debate, nomeadamente em relação a estudos de caso. As aulas práticas ocorrerão aquando das apresentações dos de casos de estudo que serão sujeitos a debate e conclusões.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Seminários  Participação Presencial  3
Outras  Participação Presencial  6
Avaliação  Avaliação  5
Estudo autónomo  Estudo  101
  Total: 160

Avaliação Contínua

2 Testes escritos individuais: 2x35%

1 Trabalho escrito: 20%

Apresentação: 10%

TOTAL: 100%

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

2. Nos testes e trabalhos escritos é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 valores.

3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou trabalhos escritos, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

Elementos da Avaliação Final (Secção III do Capítulo V do Regulamento)

Teste escrito individual: 100%

TOTAL: 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular