• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > LTU1319

Recursos e Produtos Turísticos

Código: LTU1319    Sigla: RPT

Ocorrência: 2015/2016 - 1S

Área de Ensino: Turismo

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LTU Desp. n.º 357/2008 (alterado aviso n.º9855/2012) 6 54 160

Horas Efetivamente Lecionadas

TTU21SD1

Teórico-Práticas: 42,00
Seminário: 3,00
Outro: 7,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Seminário: 0,20
Outro: 0,40

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Descrição Resumida da Unidade Curricular

Pretende-se que os alunos sejam capazes de identificar os diversos elementos constituintes dos recursos turísticos e, as particularidades subjacentes à construção dos produtos turísticos. Compreender a problemática da procura e oferta turística nos diversos contextos e variáveis, assim como, as tendências dominantes e perfis, usos e consumos de um determinado destino. Construir produtos e serviços turísticos de qualidade. Fornecer as ferramentas de gestão que permitam conceber, desenvolver, promover e inovar novos produtos e serviços turísticos. Conhecer os principais produtos e serviços turísticos dos destinos portugueses por regiões. Perceber a identidade e a política estratégica adotada para os principais produtos turísticos de Portugal, a sua imagem, projeção e potencial nos mercados exteriores.


Objetivos e Resultados da Aprendizagem

Desenvolver a noção de produto turístico e do seu ciclo de vida.
Reforçar a importância da oferta/procura turística nos seus diversos contextos e variáveis; perceber tendências dominantes e perfis, usos e consumos de um determinado destino.
Planear e conceber produtos turísticos específicos ou complementares.
Sensibilizar para práticas de qualidade associada aos produtos turísticos.
Enquadrar o PENT e os produtos turísticos estratégicos nas dinâmicas da procura/oferta (Nacional/Internacional).
Perceber qual a identidade e imagem que, os produtos/serviços da oferta turística nacional é percecionada junto dos principais mercados.


Competências a desenvolver

Descrever os conceitos, produto turístico, procura e oferta, e perceber as dinâmicas e aplicações nas atividades turísticas.
Identificar as especificidades dos principais produtos turísticos.
Planear circuitos turísticos que integrem diversos tipos de produtos turísticos específicos ou complementares.
Reconhecer os principais produtos/serviços turísticos de qualidade da oferta turística nacional.
Identificar a identidade e imagem da oferta turística do destino Portugal nos principais mercados.

Programa

1. Definições e conceitos.

2. As especificidades dos produtos turísticos.


3. Modelos básicos de recursos e produtos turísticos.
3.1 .Tipologias;
3.2 .Componentes estruturantes e interações;
3.3 .Cadeia de produtos turísticos.

4. Noção de destino turístico.

5. O destino e os seus mercados.
5.1. Os elementos e componentes de um destino turístico;
5.2. Destino turístico e perspectiva de negócio;
5.3. O destino e a formação da oferta e da procura;
5.3.1. Perfil e modelos de comportamento do consumidor;
5.3.2. O processo de decisão: motivadores e fatores determinantes;
5.3.3. Principais tendências de consumo;
5.3.4. Procura turística e mercados;
5.3.5. Processo de desenvolvimento de produtos turísticos.

6. Tipologia e identificação dos principais destinos turísticos portugueses por áreas regionais.
6.1. Porto e Norte de Portugal;
6.2. Beiras - Centro de Portugal;
6.3.Lisboa;
6.4. Alentejo;
6.5. Algarve;
6.6. Madeira;
6.7. Açores.

7. Política e Estratégias definidas para o Turismo e atividade Turística em Portugal - (PENT; Agenda 2020; Norte 2020; Turismo 2015 - Pólo de Competitividade e Tecnologia).  

8.Produtos turísticos complementares.

9. A identidade e a estratégia dos destinos turísticos por área regionais.

10. A imagem de Portugal no exterior.

Bibliografia Principal

Cunha, Licínio;Economia e Politica do Turismo, Mc Graw-Hill, 1997. ISBN: 972-8298-52-8
Cunha, Licínio;Introdução ao Turismo, Verbo, 2003. ISBN: 9722220853
Crespi, Montserrat. Planells, Margarita.;RECURSOS TURÍSTICOS, Sintesis, 2011. ISBN: 9788497567725
Díaz Fernández, Beatriz.;EL DISEÑO DE PRODUCTOS Y SERVICIOS TURÍSTICOS, Sintesis, 2007. ISBN: 9788490771228
DOMINGUES, Celestinno M.;Dicionário - Técnico de Turismo, Publicações Dom Quixote, 1990. ISBN: 972-20-0767-x
Fernández, C. ; Blanco, A.;Producción y Venta de Servicios Turísticos en Agencias de Viajes, Sintesis, 1999. ISBN: 84-7738-418-5
KASTENHOLZ, Elisa ;O papel da imagem do destino no comportamento do turista e implicações em termos de marketing: o caso do Norte de Portugal. , Universidade de Aveiro, 2002
KASTENHOLZ, Elisa ;¿O marketing de destinos turísticos - o seu significado e potencial, ilustrado para um destino rural¿, Revista de Turismo e Desenvolvimento, 2006
Picazo Zamora, Carles.;PROCESOS DE GUÍA Y ASISTENCIA TURÍSTICA, Sintesis, 2008. ISBN: 9788497567619
Picazo, Carles.; LOS SERVICIOS TURÍSTICOS DE ASISTENCIA Y GUÍA, Sintesis, 2010. ISBN: 9788490770061

Bibliografia Complementar

THR;Turismo Náutico / Turismo de Negócios / Turismo de Natureza / Touring Cultural e Paisagístico / Sol e Mar / Saúde e Be,-Estar / City Breaks / Golfe / Gastronomia e Vinhos, Edição do Turismo de Portugal, 2006

Métodos de Ensino

Método expositivo / interrogativo e demonstrativo.
Apresentação de diapositivos para análise e discussão presencial;
Exercícios em grupo;
Análise e discussão de artigos e estudos de caso;
Conferências e palestras;
Período de trabalho autónomo.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Seminário  Participação Presencial  3
Outras  Estudo  6
Estudo autónomo  Estudo  106
  Total: 160

Avaliação Contínua

2 Testes escritos individuais: 2X35%

1 Trabalho de grupo: 20%

Apresentação do trabalho: 10%

TOTAL: 100%

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

2. Nos testes e trabalhos escritos é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 valores.

3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou trabalhos escritos, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

De acordo com a secção III do Capítulo VI do Regulamento, serão elementos da avaliação final:


Prova escrita individual: 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular