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Comportamento e Ética Organizacional

Código: LTU1318    Sigla: CEO

Ocorrência: 2015/2016 - 1S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LTU Desp. n.º 357/2008 (alterado aviso n.º9855/2012) 4 39 106

Horas Efetivamente Lecionadas

TTU21SD1

Teórico-Práticas: 27,50
Seminário: 3,00
Outro: 6,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Seminário: 0,20
Outro: 0,40

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

DESCRIÇÃO RESUMIDA  DA UNIDADE CURRICULAR


Através desta unidade curricular pretende-se que os alunos interiorizem o conceito de organização, procedendo-se a uma caracterização de diversas teorias organizacionais, nomeadamente as abordagens clássicas, a escola das relações humanas, a teoria sistémica e as abordagens contingenciais. Posteriormente serão desenvolvidas e analisadas as competências que contribuem para a eficácia de um gestor numa organização. Tendo em consideração os problemas relacionados com o desempenho individual e com a produtividade organizacional, são analisadas diversas teorias motivacionais, dando-se grande relevo aos processos comunicacionais numa organização, às situações de conflito e principais orientações no relacionamento interpessoal. O papel do grupo nas organizações e a importância do trabalho em equipa constituem, de igual modo, uma importante área de conhecimento a desenvolver, apresentando-se uma evolução do estudo científico sobre o fenómeno da liderança, salientando-se os principais pontos das mais significativas investigações neste domínio. Pretende-se, igualmente, promover o estudo da ética e da responsabilidade das empresas.


OBJETIVOS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM

a) Proporcionar a compreensão das razões que levaram à análise das organizações numa base científica e racional
b) Perceber a importância do elemento humano como base explicativa crucial do funcionamento interno das organizações e descrever as organizações como sistemas sociais
c) Compreender o processo motivacional e conhecer os conceitos principais das teorias motivacionais
d) Proporcionar o conhecimento dos conceitos teóricos para se poder analisar o funcionamento dos grupos
e) Compreender a importância de uma comunicação eficaz para o desenvolvimento individual e para o sucesso organizacional
f) Proporcionar a compreensão da problemática da liderança
g) Refletir acerca da importância da moralidade, ética e deontologia, tendo em consideração as dimensões pessoal e profissional
h) Conhecer e compreender as principais perspetivas relativas à ética e ao desenvolvimento moral

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

a) Proceder à realização de um diagnóstico do clima organizacional
b) Melhorar os níveis motivacionais dos colaboradores organizacionais
c) Melhorar os processos comunicacionais
d) Intervir ao nível da gestão de conflitos
e) Liderar e motivar equipas multidisciplinares
f) Desenvolver a capacidade de escuta efetiva, negociando, persuadindo e argumentando
g) Desenvolver uma expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações individuais, nos grupos e organizações
h) Refletir e atuar de forma crítica, compreendendo a sua posição e função na estrutura da organização
i) Dominar o vocabulário básico da Ética e da Deontologia, nomeadamente no que diz respeito aos temas desenvolvidos e às teorias apresentadas


 

Programa

A compreensão das organizações
A tripla competência de Robert Katz
A motivação humana
A importância da comunicação no contexto organizacional
O conflito e as principais orientações no relacionamento interpessoal
O processo de liderança
Os grupos nas organizações e a importância do trabalho em equipa
Moral, Ética e Deontologia: uma clarificação dos conceitos
As diferentes teorias éticas aplicadas ao sector do Turismo
A Responsabilidade Social das empresas turísticas

Bibliografia Principal

ALMEIDA, F. ;Ética, Valores Humanos e Responsabilidade Social das Empresas, Princípia Editora, Lda, 2010
CUNHA, M. P. [et al.];Manual de Comportamento Organizacional e Gestão, Editora RH, Lda, 2007
PARREIRA, M. ;Liderança ¿ A Fórmula Multiplex, Edições Sílabo, 2010

Bibliografia Complementar

SCHEIN, E. ;Psicologia Organizacional, Prentice-Hall do Brasil Lda, 1982
VALA, J., [et.al.];Psicologia Social das Organizações, Celta Editora, 1994
PARREIRA, A.;Os processos de liderança nas equipas de trabalho, Plátano , 1989
PARREIRA, A.;Comunicação e motivação nos grupos e reuniões de trabalho, Plátano, 1989

Observações Bibliográficas

TEXTOS DE APOIO:

http://dtxtq4w60xqpw.cloudfront.net/sites/all/files/docpdf/gcetbrochureglobalcodees.pdf

http://ethics.unwto.org/en/content/global-code-ethics-tourism-article-1

http://ethics.unwto.org/en/content/global-code-ethics-tourism-article-10

http://ethics.unwto.org/content/campaign-child-protection

Métodos de Ensino

Pretende-se estimular os alunos a participarem ativamente nas aulas e no processo (voluntário) de avaliação contínua, desenvolvendo a sua capacidade crítica e as suas aptidões para um estudo pessoal eficaz.
Serão privilegiados os métodos ativos através, nomeadamente, da utilização de estudos de caso, trabalhos de grupo e role-playing.
A abordagem teórica das temáticas será, sempre que possível, feita com recurso às diferentes experiências pessoais e profissionais dos alunos, estabelecendo-se uma relação direta com o mercado de trabalho.
Com o objetivo de se potenciar a aprendizagem poderão ser, também, utilizados métodos audiovisuais.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Seminário  Participação Presencial  3
Outras  Estudo  6
Avaliação  Teste/Exame  4
Estudo autónomo  Estudo  63
  Total: 106

Avaliação Contínua

Teste escrito individual: 2 X 35%

1 Trabalho de grupo: 20%

Apresentação: 10%

Total: 100%

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

2. Nos testes e trabalhos escritos é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 valores.

3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou trabalhos escritos, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

Uma prova escrita: 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular