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Estatística

Código: LTU1210    Sigla: EST

Ocorrência: 2015/2016 - 2S

Área de Ensino: Matemática

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LTU Desp. n.º 357/2008 (alterado aviso n.º9855/2012) 6 60 160

Horas Efetivamente Lecionadas

TTU12SD1

Teórico-Práticas: 46,00
Outro: 15,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Outro: 0,80

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
No âmbito desta unidade curricular, procura-se transmitir aos alunos uma visão aprofundada da Estatística Descritiva virada para a Análise Estatística, enquanto método e prática de apoio à decisão no contexto de organizações, salientando-se, em particular, o papel que a mesma desempenha como método de abordagem de processos de tomada de decisão.
Exploram-se os principais métodos e técnicas de análise estatística descritiva, aplicados ao turismo e à gestão hoteleira.
É enfatizada a ligação ao meio exterior, nomeadamente através da ligação ao NIDISAG, o que vai favorecer a compreensão, o estudo, resolução e a aplicação da análise em situações reais. Dá-se especial atenção à crítica e interpretação dos resultados.

OBJETIVOS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
São objetivos desta unidade curricular levar o aluno a:
- Desenvolver conceitos de coleta de dados e conceção e organização de questionários;
- Sensibilizar os alunos para o tratamento estatístico de dados de diferentes naturezas e proveniências;
- Introduzir a formulação, resolução e implementação do método estatístico na análise de problemas;
- Mostrar como a utilização da estatística para a solução optimizada de problemas, contribui para a sua formação profissional;
- Distinguir escalas de medições de variáveis e identificar, dentro de cada classe, as principais medidas de estatística descritiva;
- Saber aplicar as medidas de estatística descritiva apropriadas a determinado problema;
- Interpretar as medidas estatísticas estudadas à luz dos enunciados dos problemas;
- Efetuar cruzamentos entre variáveis;
- Compreender a importância da associação entre variáveis e a dinâmica da regressão linear e correlação simples;
- Compreender e saber aplicar o método dos mínimos quadrados, interpretando os coeficientes da reta de regressão, e ser capaz de efetuar previsões através da reta de regressão.
- Reconhecer a importância e as principais técnicas de inferência estatística.
- Aplicar testes paramétricos e não paramétricos.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Criar e desenvolver competências que permitam:
- efetuar uma análise estatística com base em questionários;
- aplicar os procedimentos de recolha de dados - questionários;
- compreender o papel ativo da Estatística no contexto da tomada de decisão em gestão;
- desenvolver competências na implementação da análise de dados com software;
- aplicar os métodos e técnicas da estatística na resolução de problemas.

Programa

1. Introdução
- Importância da estatística no turismo e gestão hoteleira;
- Etapas do método estatístico;
- Apresentação de dados;
- Estudos setoriais.

2. Questionários
Elaboração de questionários, escalas de medida e tipos de questões e de respostas.
Análise de questionários.
Ferramentas de apoio à elaboração de questionários online.
Questionários em papel vs questionários online: vantagens e desvantagens.

3. Estatística Descritiva
Conceitos fundamentais: população, amostra, atributos e variáveis.
Distribuição de frequências: Tabelas de frequências e representação gráfica de dados.
Caracterização de dados - Medidas Descritivas:
- Medidas de localização:
   - Medidas de tendência central: média, mediana e moda;
   - Medidas de tendência não central: quantis. Diagrama caixa de bigodes.
- Medidas de dispersão e concentração:
   - Amplitude total;
   - Amplitude interquartis;
   - Variância e desvio-padrão;
   - Coeficiente de variação.
- Medidas de assimetria e achatamento:
   - Coeficiente de assimetria;
   - Coeficiente de curtose.

4. Uso de software estatístico
Obtenção de dados em sítios na Internet nacionais e internacionais.
Construção de tabelas de frequências.
Representação gráfica e cálculo de medidas descritivas.
Cruzamento de variáveis: tabelas de contingência e associação entre variáveis quantitativas. Associação entre variáveis qualitativas.
Covariância e correlação linear.
Inferência estatística: Testes paramétricos e não paramétricos.
Modelo de Regressão Linear Simples: retas de regressão dos mínimos quadrados. Avaliação da qualidade do modelo.
Análise de casos práticos.

Bibliografia Principal

Reis, E.;Estatística Descritiva, Lisboa: Edições Sílabo, 2008
Barbosa, D.R.B.; Milone, G. ;Estatistica Aplicada ao Turismo e Hotelaria, Asa, 2010

Bibliografia Complementar

Silvestre, A.;Análise de Dados e Estatística Descritiva, Lisboa: Escolar Editora, 2007
ALEA; Dossiers Didácticos , (http://alea.ine.pt)
Hill, M.M. e Hill, A.;Investigação por Questionário, Lisboa: Edições Sílabo, 2002

Métodos de Ensino

As aulas são teórico-práticas, sendo apresentados os conceitos de base seguidos do estudo de aplicações práticas e resolução de exercícios práticos.
Na abordagem do processo de cálculo, serão utilizadas ferramentas disponíveis em calculadoras e software estatístico.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Outras  Participação Presencial  15
Avaliação  Teste/Exame  6
Estudo autónomo individual  Estudo  94
  Total: 160

Avaliação Contínua

- Testes escritos individuais: 2 X 30%.
- Realização, apresentação e discussão de 3 trabalhos práticos obrigatórios sobre tema inserido na atividade do NIDISAG. Os trabalhos serão realizados em grupo mas as notas serão atribuídas individualmente: 3 X 10%.
- Avaliação comportamental referente à participação presencial: 10%.

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes e trabalhos escritos é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou trabalhos escritos, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

Prova escrita individual: 100%.

Provas e Trabalhos Especiais


Avaliação Especial (TE, DA, ...)


Melhoria de Classificação Final/Distribuída


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular