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Cultura Portuguesa

Código: LRE1537    Sigla: CP

Ocorrência: 2015/2016 - 1S

Área de Ensino: História

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LRE Desp. n.º 20530/2009 (alterado aviso n.º9854/2012) 6 ECTS 57 160

Horas Efetivamente Lecionadas

TRE31S

Teórico-Práticas: 42,00
Outro: 10,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Outro: 0,80

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular:
A indagação do que constitui uma identidade nacional implica a análise do universo cultural. Através da unidade curricular de Cultura Portuguesa, os alunos mobilizarão metodologias de modo a compreenderem articuladamente a sucessão de correntes culturais dominantes desde o século XIX e que definem o país em que vivem.


Objetivos:
A unidade curricular de Cultura Portuguesa visa:
- refletir criticamente sobre sociedade, mitos e representações que alicerçam Portugal do século XIX ao presente;
- analisar registos documentais escritos e audiovisuais;
- debater fundamentadamente os diversos temas tratados;
- aplicar metodologias adequadas ao desenvolvimento de uma conceção autónoma e fundamentada acerca do universo cultural português.

Competências e resultados de aprendizagem:-
- desenvolvimento do espírito crítico e da autonomia dos discentes;
- fundamentação de perspetivas sobre a cultura portuguesa;
- consolidação de conhecimentos;
- promoção da interdisciplinaridade;
- contribuição para uma integração plena e competente dos discentes na sociedade contemporânea.

Programa

Conteúdos programáticos:
O estudo promovido pela unidade curricular de Cultura Portuguesa incidirá sobre a confluência de elementos históricos, filosóficos, literários e artísticos que determinaram a representação de Portugal enquanto nação independente e na sua relação com a alteridade ao longo dos últimos dois séculos. Analisar-se-ão os seguintes tópicos:

1. Definição teórica de uma abordagem identitária
1.1. os estudos culturais e a imagologia enquanto metodologia;
1.2. a identidade nacional e o mito enquanto objeto de estudo.

2. Ruturas do século XIX em Portugal:
2.1. Contribuições do Romantismo para a reavaliação histórica e para a renovação de valores;
2.2. A Geração de 70 (profundidade de análise e vencidismo; a ironia crítica patente através do folhetinismo e da caricatura);
2.3. A metafísica do ser português e sua importância na formação de uma ideologia;
2.4. O saudosismo.

3. Ruturas do século XX:
3.1. O 1º Modernismo e a aproximação ao outro estrangeiro;
3.2. O presencismo,o neorrealismo, o surrealismo;
3.3. Representações em tempos de Estado Novo (discursos/enunciados do poder e das oposições;
3.3. Ambiente cultural da Revolução dos Cravos.

Bibliografia Principal

LOURENÇO, Eduardo;O Labirinto da Saudade, Gradiva, 2013. ISBN: 978-972-662-765-4
MATTOSO, José;A Identidade Cultural, Gradiva, 1988. ISBN: 972-662-604-8
FRANÇA, José-Augusto,;História da Arte em Portugal ¿ O Pombalismo e o Romantismo, Editorial Presença, 2007. ISBN: 978-972-233-15-48
FRANÇA, José-Augusto,;A Arte em Portugal no Século XX, Livros Horizonte, 2009. ISBN: 972-25-0045-7
MATTOSO, José, ROSAS, Fernando;História de Portugal. O Estado Novo, Editorial Estampa, 1998. ISBN: 972-33-1261-1

Bibliografia Complementar

Machado, Álvaro Manuel, e Pageaux, Daniel-Henri;Da Literatura Comparada à Teoria da Litereatura, Editorial Presença, 2007. ISBN: 978-972-232-65-68
LOURENÇO, Eduardo;Heterodoxia II, Gradiva, 2006. ISBN: 978-989-616-10-19
Santos, Boaventura Sousa;Pela Mão de Alice. O Social e o Político na pós-Modernidade, Edições Almedina, 2013. ISBN: 978-972-405-10-86
GUIMARÃES, Fernando;Simbolismo, Modernismo e Vanguardas , INCM ¿ Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2007. ISBN: 978-972-271-25-52

Métodos de Ensino


Cada conteúdo programático iniciar-se-á com uma preparação teórica, antecedendo a componente prática de análise e debate de ensaios e textos literários, bem como de imagens e registos audiovisuais.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Outros  Estudo  12
Avaliação  Teste/Exame  5
Estudo Autonómo  Estudo  98
  Total: 160

Avaliação Contínua


Elementos de avaliação:

Dois momentos de avaliação por teste.

Trabalho domiciliário e em sala de aula.

 

 

Ponderações no cálculo da classificação final:
- Dois testes escritos individuais: 2x35%
- Realização e discussão de trabalho: 30% (20% escrita + 10% apresentação oral)


Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes e trabalhos escritos é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou trabalhos escritos, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.


Avaliação Final


Exame escrito com ponderação de 100%.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular