Código: | LRE1537 | Sigla: | CP |
Área de Ensino: | História |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LRE | Desp. n.º 20530/2009 (alterado aviso n.º9854/2012) | 3º | 6 ECTS | 57 | 160 |
Teórico-Práticas: | 42,00 |
Outro: | 10,00 |
Docência - Horas
|
Português
Resumo descritivo da unidade curricular:
A indagação do que constitui uma identidade nacional implica a análise do universo cultural. Através da unidade curricular de Cultura Portuguesa, os alunos mobilizarão metodologias de modo a compreenderem articuladamente a sucessão de correntes culturais dominantes desde o século XIX e que definem o país em que vivem.
Conteúdos programáticos:
O estudo promovido pela unidade curricular de Cultura Portuguesa incidirá sobre a confluência de elementos históricos, filosóficos, literários e artísticos que determinaram a representação de Portugal enquanto nação independente e na sua relação com a alteridade ao longo dos últimos dois séculos. Analisar-se-ão os seguintes tópicos:
1. Definição teórica de uma abordagem identitária
1.1. os estudos culturais e a imagologia enquanto metodologia;
1.2. a identidade nacional e o mito enquanto objeto de estudo.
2. Ruturas do século XIX em Portugal:
2.1. Contribuições do Romantismo para a reavaliação histórica e para a renovação de valores;
2.2. A Geração de 70 (profundidade de análise e vencidismo; a ironia crítica patente através do folhetinismo e da caricatura);
2.3. A metafísica do ser português e sua importância na formação de uma ideologia;
2.4. O saudosismo.
3. Ruturas do século XX:
3.1. O 1º Modernismo e a aproximação ao outro estrangeiro;
3.2. O presencismo,o neorrealismo, o surrealismo;
3.3. Representações em tempos de Estado Novo (discursos/enunciados do poder e das oposições;
3.3. Ambiente cultural da Revolução dos Cravos.
LOURENÇO, Eduardo;O Labirinto da Saudade, Gradiva, 2013. ISBN: 978-972-662-765-4 |
MATTOSO, José;A Identidade Cultural, Gradiva, 1988. ISBN: 972-662-604-8 |
FRANÇA, José-Augusto,;História da Arte em Portugal ¿ O Pombalismo e o Romantismo, Editorial Presença, 2007. ISBN: 978-972-233-15-48 |
FRANÇA, José-Augusto,;A Arte em Portugal no Século XX, Livros Horizonte, 2009. ISBN: 972-25-0045-7 |
MATTOSO, José, ROSAS, Fernando;História de Portugal. O Estado Novo, Editorial Estampa, 1998. ISBN: 972-33-1261-1 |
Machado, Álvaro Manuel, e Pageaux, Daniel-Henri;Da Literatura Comparada à Teoria da Litereatura, Editorial Presença, 2007. ISBN: 978-972-232-65-68 |
LOURENÇO, Eduardo;Heterodoxia II, Gradiva, 2006. ISBN: 978-989-616-10-19 |
Santos, Boaventura Sousa;Pela Mão de Alice. O Social e o Político na pós-Modernidade, Edições Almedina, 2013. ISBN: 978-972-405-10-86 |
GUIMARÃES, Fernando;Simbolismo, Modernismo e Vanguardas , INCM ¿ Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2007. ISBN: 978-972-271-25-52 |
Cada conteúdo programático iniciar-se-á com uma preparação teórica, antecedendo a componente prática de análise e debate de ensaios e textos literários, bem como de imagens e registos audiovisuais.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Outros | Estudo | 12 | |
Avaliação | Teste/Exame | 5 | |
Estudo Autonómo | Estudo | 98 | |
Total: | 160 |
Elementos de avaliação:
Dois momentos de avaliação por
teste.
Trabalho domiciliário e em sala
de aula.
Ponderações no cálculo da classificação final:
- Dois testes escritos individuais: 2x35%
- Realização e discussão de trabalho: 30% (20% escrita + 10% apresentação oral)
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes e trabalhos escritos é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou trabalhos escritos, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.