Código: | LRE1317 | Sigla: | TAG |
Área de Ensino: | Gestão |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LRE | Desp. n.º 20530/2009 (alterado aviso n.º9854/2012) | 2º | 4 ECTS | 36 | 107 |
Teórico-Práticas: | 34,00 |
Seminário: | 0,00 |
Outro: | 3,00 |
Docência - Horas
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Português
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A unidade curricular está estruturada para familiarizar o aluno com conceitos e ferramentas de cálculo fundamentais a um futuro gestor de empresas e indispensáveis para a apreensão de conteúdos que vão ser tratados durante o curso. Para o efeito, foi concebida para fornecer ao aluno uma 1ª abordagem de temas importantes da prática corrente nas empresas e de informação básica no domínio das finanças.
OBJETIVOS
1. Apreender conceitos básicos na área da gestão de empresas;
2. Utilizar procedimentos de cálculo de suporte a abordagens em unidades curriculares subsequentes;
3. Dominar conceitos e ferramentas matemáticas necessários a um incremento de skills de literacia financeira;
4. Utilizar formulações matemáticas e estatísticas na análise dos fenómenos económicos-empresariais;
5. Executar cálculos, baseando-se em dados numéricos obtidos nas fontes externas ou internas das empresas
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER E RESULTADOS ESPERADOS
1. A aptidão numérica e habilidades quantitativas, inclusive análise de dados, interpretação e extrapolação, com desenvolvimento de raciocínios logicamente consistentes;
2. O desenvolvimento de um raciocínio lógico, crítico e analítico de um modo criativo;
3. A capacidade de problematizar as múltiplas dimensões do fenómeno empresarial;
4. Utilizar adequadamente a terminologia e linguagem dos fenómenos económicos, empresariais e de contabilidade;
5. Utilizar formulações matemáticas e estatísticas na análise dos fenómenos económicos e empresariais;
6. Executar cálculos, baseando-se em dados numéricos obtidos nas fontes externas ou internas das empresas.
1. INTRODUÇÃO À ANÁLISE DE DADOS
2. TAXAS ABOLUTAS E RELATIVAS
3. TAXAS DE JURO
4. NÚMEROS ÍNDICES
5. DOCUMENTAÇÃO COMERCIAL
Cristina Chaves ; Elisabete Maciel; Paulo Guimarães; José Carlos Ribeiro;Instrumentos Estatísticos de Apoio à Economia: Conceitos Básicos, McGraw-Hill, 1999 |
Elizabeth Reis;Estatística Descritiva, Edições Sílabo, 2005 |
Isabel, Ardions; Zita Romero; Arminda Sequeira;Organização e Técnicas Empresariais, Edições POLITEMA, 2006 |
A.L.Silvestre ;Análise de Dados: Estatística Descritiva, Escolar Editora, 2007 |
Os alunos são sensibilizados em relação à leitura, formas de tratamento e interpretação de dados económicos e financeiros, através da leitura de quadros e gráficos.
A abordagem de instrumentos analíticos que permitem a exploração de modelos matemáticos básicos, é sempre exemplificado com exemplos de situações reais e atuais.
Na componente teórica da matéria, são apresentados conceitos, recorrendo a exemplos de aplicação directa na área em causa, procurando mostrar a relevância dos conteúdos programáticos.
Na componente prática, são apresentados e resolvidos casos práticos direcionados para o cálculo matemático, sendo tarefa do aluno a selecção do método mais adequado à resolução do problema, com o objectivo de desenvolver o gosto e interesse pelo conteúdo da unidade curricular e mostrar a sua utilidade ilustrada por situações reais.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 30 | |
Seminário | Participação Presencial | 2 | |
Avaliação | Teste/Exame | 4 | |
Outras | Estudo | 4 | |
Estudo autónomo individual | Estudo | 67 | |
Total: | 107 |
Testes escritos individuais: 2 (45% e 45%)
Ficha de trabalho: 10%
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes e trabalhos escritos é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou trabalhos escritos, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
Prova escrita: 1 (100%)