• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > LRE1317

Técnicas de Apoio à Gestão

Código: LRE1317    Sigla: TAG

Ocorrência: 2015/2016 - 1S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LRE Desp. n.º 20530/2009 (alterado aviso n.º9854/2012) 4 ECTS 36 107

Horas Efetivamente Lecionadas

TRE21S

Teórico-Práticas: 34,00
Seminário: 0,00
Outro: 3,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Seminário: 0,00
Outro: 0,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A unidade curricular está estruturada para familiarizar o aluno com conceitos e ferramentas de cálculo fundamentais a um futuro gestor de empresas e indispensáveis para a apreensão de conteúdos que vão ser tratados durante o curso. Para o efeito, foi concebida para fornecer ao aluno uma 1ª abordagem de temas importantes da prática corrente nas empresas e de informação básica no domínio das finanças.

OBJETIVOS
1. Apreender conceitos básicos na área da gestão de empresas;
2. Utilizar procedimentos de cálculo de suporte a abordagens em unidades curriculares subsequentes;
3. Dominar conceitos e ferramentas matemáticas necessários a um incremento de skills de literacia financeira;
4. Utilizar formulações matemáticas e estatísticas na análise dos fenómenos económicos-empresariais;
5. Executar cálculos, baseando-se em dados numéricos obtidos nas fontes externas ou internas das empresas

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER E RESULTADOS ESPERADOS
1. A aptidão numérica e habilidades quantitativas, inclusive análise de dados, interpretação e extrapolação, com desenvolvimento de raciocínios logicamente consistentes;
2. O desenvolvimento de um raciocínio lógico, crítico e analítico de um modo criativo;
3. A capacidade de problematizar as múltiplas dimensões do fenómeno empresarial;
4. Utilizar adequadamente a terminologia e linguagem dos fenómenos económicos, empresariais e de contabilidade;
5. Utilizar formulações matemáticas e estatísticas na análise dos fenómenos económicos e empresariais;
6. Executar cálculos, baseando-se em dados numéricos obtidos nas fontes externas ou internas das empresas.

Programa

1. INTRODUÇÃO À ANÁLISE DE DADOS

2. TAXAS ABOLUTAS E RELATIVAS

3. TAXAS DE JURO

4. NÚMEROS ÍNDICES

5. DOCUMENTAÇÃO COMERCIAL

Bibliografia Principal

Cristina Chaves ; Elisabete Maciel; Paulo Guimarães; José Carlos Ribeiro;Instrumentos Estatísticos de Apoio à Economia: Conceitos Básicos, McGraw-Hill, 1999
Elizabeth Reis;Estatística Descritiva, Edições Sílabo, 2005
Isabel, Ardions; Zita Romero; Arminda Sequeira;Organização e Técnicas Empresariais, Edições POLITEMA, 2006

Bibliografia Complementar

A.L.Silvestre ;Análise de Dados: Estatística Descritiva, Escolar Editora, 2007

Métodos de Ensino

Os alunos são sensibilizados em relação à leitura, formas de tratamento e interpretação de dados económicos e financeiros, através da leitura de quadros e gráficos.
A abordagem de instrumentos analíticos que permitem a exploração de modelos matemáticos básicos, é sempre exemplificado com exemplos de situações reais e atuais.
Na componente teórica da matéria, são apresentados conceitos, recorrendo a exemplos de aplicação directa na área em causa, procurando mostrar a relevância dos conteúdos programáticos.
Na componente prática, são apresentados e resolvidos casos práticos direcionados para o cálculo matemático, sendo tarefa do aluno a selecção do método mais adequado à resolução do problema, com o objectivo de desenvolver o gosto e interesse pelo conteúdo da unidade curricular e mostrar a sua utilidade ilustrada por situações reais.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Seminário  Participação Presencial  2
Avaliação  Teste/Exame  4
Outras  Estudo  4
Estudo autónomo individual  Estudo  67
  Total: 107

Avaliação Contínua

Testes escritos individuais:  2 (45% e 45%)

Ficha de trabalho: 10%

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes e trabalhos escritos é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou trabalhos escritos, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

Prova escrita: 1 (100%)

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular