• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > LRE1209

Expressão e Comunicação I

Código: LRE1209    Sigla: ECI

Ocorrência: 2015/2016 - 2S

Área de Ensino: Português

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LRE Desp. n.º 20530/2009 (alterado aviso n.º9854/2012) 6 ECTS 57 160

Horas Efetivamente Lecionadas

TRE12S

Teórico-Práticas: 51,00
Outro: 10,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Outro: 0,80

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular:

Esta unidade curricular pretende desenvolver o uso correto da língua portuguesa, nas suas vertentes de expressão e comunicação. Utilizará uma linguagem autêntica, viva e contemporânea para que os estudantes possam adquirir uma competência de comunicação centrada na compreensão, na expressão e na escrita. A aquisição de técnicas de comunicação empresarial permitirá aos estudantes aprofundar os seus conhecimentos da língua materna nesta área, tendo sempre como objetivo proporcionar uma maior autonomia pessoal e profissional.

Objetivos:
- promover conhecimentos fundamentais do Português;
- melhorar o uso oral e escrito da língua portuguesa;
- articular o uso da língua tendo em conta a situação comunicativa;
- munir os estudantes de ferramentas capazes de uma melhor integração na sociedade global, pelo domínio de regras básicas de comunicação através da língua portuguesa;
- sensibilizar os estudantes para a importância de um correto uso das normas linguísticas;
- alertar para a importância da língua enquanto património cultural;
- adquirir conhecimentos especializados em comunicação empresarial (interpessoal e escrita);
- aprofundar conhecimentos especializados de gestão e comunicação intercultural.

Competências e resultados de aprendizagem:
Sendo uma das línguas mais faladas do mundo, pretende-se que os estudantes dominem as regras uniformizadoras do seu uso, com vista à prevalência da comunicação na lusofonia. Pretende-se ainda incentivar o correto uso da língua, de modo a uma adequação de registo a diferentes contextos. Através do estudo de regras gramaticais, bem como da análise e produção de texto e da própria reflexão que acompanha todas estas atividades, os estudantes melhorarão o seu espírito crítico e a capacidade interpretativa nas mais diversas situações de comunicação.

Programa

1. Compreensão e expressão:
1.1. a comunicação oral;
1.2. oralidade / escrita;
1.3. norma e variação linguística;
1.4. prosódia.

2. Funcionamento da língua:
2.1. fonética, fonologia;
2.2. morfologia;
2.3. sintaxe;
2.4. semântica e relações lexicológicas.

3. Textualidade:
3.1.coerência e coesão;
3.2. técnicas de conceção textual (tratamento de informação, organização de ideias; resumo);
3.3. sequências textuais (descrição, narração, argumentação);
3.4. paratextos.

4. Tipologias:
4.1. texto normativo-funcional
versus texto literário;
4.2. comunicação empresarial.

Bibliografia Principal

FARIA, Isabel Hub; PEDRO, Emília Ribeiro; DUARTE, Inês; GOUVEIA, Carlos A. M.;Introdução à Linguística Geral e Portuguesa, Caminho, 2007. ISBN: 978-972-2110-48-8
PERES, João Andrade; MÓIA, Telmo;Áreas Críticas da Língua Portuguesa, Caminho, 1995. ISBN: 972-31-0979-4

Bibliografia Complementar

MATEUS, Maria Helena Mira, e VILLALVA, Alina;O Essencial sobre Linguística, Caminho, 2006. ISBN: 978-972-21-1777-7
MATEUS, Maria Helena Mira;A Língua Portuguesa. Teoria, aplicação e investigação, Colibri, 2014. ISBN: 978-989-689-416-0
ELISEU, André;Sintaxe do Português, Caminho, 2008. ISBN: 978-972-21-1999-3
LOPES, Ana Cristina Macário, e RIO-TORTO, Graça;Semântica, Caminho, 2007. ISBN: 978-972-21-1878-1
CUNHA, Celso, e CINTRA, Lindley;Nova Gramática do Português Contemporâneo, Figueirinhas, 2013. ISBN: 978-972-92-3067-7
AGUIAR E SILVA, Vítor Manuel;Teoria da Literatura, Almedina, 2009. ISBN: 978-972-4004-228
COUTINHO, Maria Antónia;Texto e Competência Textual, Fundação Calouste Gulbenkian, 2003. ISBN: 972-31-0979-4
BARTHES, Roland;O Prazer do Texto, Edições 70, 2007. ISBN: 978-972-4405-728

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos serão ministrados seguindo uma metodologia teórico/prática de aprendizagem de conceitos e sua aplicabilidade tanto através da análise quanto na produção de enunciados orais e escritos, de diversos registos, funções e intencionalidade.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Estudo autónomo  Estudo  103
Outras  Trabalho laboratorial ou de campo  12
  Total: 160

Avaliação Contínua

Elementos de avaliação:

Dois momentos de avaliação por teste.
Realização e discussão de trabalho.


Ponderações no cálculo da classificação final:
Avaliação contínua:
Dois testes: 40% + 40%
Trabalho de grupo: 20% (10% apresentação oral + 10% apresentação escrita)


Total: 100%

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

2. Nos testes e trabalhos escritos é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 valores.

3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou trabalhos escritos, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

Elementos da Avaliação Final:
Prova escrita individual: 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular