Código: | LGE1641 | Sigla: | CMK |
Área de Ensino: | Marketing |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGE | Desp. n.º 1049/2008 (alterado aviso n.º9805/2012) | 3º | 4 ECTS | 36 | 106 |
Teórico-Práticas: | 32,00 |
Outro: | 0,00 |
Teórico-Práticas: | 32,00 |
Outro: | 0,00 |
Docência - Horas
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Português
Resumo descritivo da unidade curricular
A unidade curricular de Complementos de Marketing pretende descrever os conceitos e os métodos do marketing aplicados à atividade das empresas e dotar os estudantes de competências que lhes permitam compreender e lidar com os desafios colocados pelos serviços numa ótica complementar, nomeadamente, na sua área de intervenção. Serão ainda abordados aspetos de carácter mais transversal à área do Marketing, como sejam, marketing relacional, fidelização de clientes, gestão de reclamações, avaliação da satisfação, comunicação e imagem empresarial, responsabilidade social e ética
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
Esta unidade curricular tem como principais objetivos:
- Proporcionar uma visão integrada do marketing.
- Analisar as estratégias de marketing ao nível da consistência do produto, preço, promoção, distribuição, pessoas, processos e evidência física
- Distinguir entre produtividade e qualidade do serviço;
- Evidenciar os benefícios da gestão de reclamações e sistema de garantias;
- Apresentar e explicar a importância do ponto de encontro do serviço e dos incidentes críticos;
- Explicar a importância do ambiente geral e interno para a definição e implementação de uma estratégia de marketing;
- Explicar e relacionar os conceitos de ética e responsabilidade social no marketing.
- Gerir serviços em contexto de globalização
Competências a desenvolver
No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
- Compreender a dinâmica e funcionamento dos mercados e a adequação das ferramentas de marketing às empresas;
- Compreender novas tendências do marketing e do consumo;
- Compreender as estratégias de comunicação empresarial e a gestão da marca e imagem empresarial;
- Adquirir competências avançadas para desenvolver capacidades e conhecimentos sólidos relativamente à qualidade dos serviços;
- Desenvolver a compreensão e capacidade de tomada de decisão dos estudantes face a problemas reais de marketing;
- Desenvolver capacidades analíticas individuais através das experiências pessoais como clientes de serviços.
Capítulo 1 Introdução ao Estudo dos Complementos de Marketing
Capítulo 2 Comunicação e Imagem Empresarial
Capítulo 3 Tendências do Marketing e Consumo
Capítulo 4 A Experiência do Serviço, Seleção e Manutenção do mercado
Capítulo 5 Gestão da Qualidade e Produtividade e Criação do Valor no Produto do Serviço
Capítulo 6 Criação e Prestação do Produto no Serviço
Lindon, D.; Lendrevie, J.; Lévi, J.; Dionísio, P. & Rodrigues;Mercator XXI - Teoria e Prática do marketing, Dom Quixote, 2004 |
Kotler, P. e Armstrong, G.;Principles of Marketing: Global Edition 14/e, Pearson Higher Education, 2012 |
Tavares, V. ;Gestão de Marcas, Escolar Editora, 2015 |
Kotler, P.;Marketing para o século XXI, 5ª edição, Editorial Presença, Lisboa, 2009 |
Combinação de métodos expositivos com aplicações à realidade através de exemplos e casos reais.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 30 | |
Outras | Participação Presencial | 6 | |
Avaliação | Avaliação | 3 | |
Trabalhos de grupo | 20 | ||
Estudo autónomo do aluno | Estudo | 47 | |
Total: | 106 |
2 Testes (45% + 45%)
1 Trabalho grupos de 2/3 elementos (10%)
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes e trabalhos escritos é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou trabalhos escritos, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
Exame escrito individual