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Complementos de Marketing

Código: LGE1641    Sigla: CMK

Ocorrência: 2015/2016 - 2S

Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGE Desp. n.º 1049/2008 (alterado aviso n.º9805/2012) 4 ECTS 36 106

Horas Efetivamente Lecionadas

TGE32SN1

Teórico-Práticas: 32,00
Outro: 0,00

TGE32SD1

Teórico-Práticas: 32,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Outro: 0,40

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
A unidade curricular de Complementos de Marketing pretende descrever os conceitos e os métodos do marketing aplicados à atividade das empresas e dotar os estudantes de competências que lhes permitam compreender e lidar com os desafios colocados pelos serviços numa ótica complementar, nomeadamente, na sua área de intervenção. Serão ainda abordados aspetos de carácter mais transversal à área do Marketing, como sejam, marketing relacional, fidelização de clientes, gestão de reclamações, avaliação da satisfação, comunicação e imagem empresarial, responsabilidade social e ética

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
Esta unidade curricular tem como principais objetivos:

- Proporcionar uma visão integrada do marketing.
- Analisar as estratégias de marketing ao nível da consistência do produto, preço, promoção, distribuição, pessoas, processos e evidência física
- Distinguir entre produtividade e qualidade do serviço;
- Evidenciar os benefícios da gestão de reclamações e sistema de garantias;
- Apresentar e explicar a importância do ponto de encontro do serviço e dos incidentes críticos;
- Explicar a importância do ambiente geral e interno para a definição e implementação de uma estratégia de marketing;
- Explicar e relacionar os conceitos de ética e responsabilidade social no marketing.
- Gerir serviços em contexto de globalização


Competências a desenvolver
No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
- Compreender a dinâmica e funcionamento dos mercados e a adequação das ferramentas de marketing às empresas;
- Compreender novas tendências do marketing e do consumo;
- Compreender as estratégias de comunicação empresarial e a gestão da marca e imagem empresarial;
- Adquirir competências avançadas para desenvolver capacidades e conhecimentos sólidos relativamente à qualidade dos serviços;
- Desenvolver a compreensão e capacidade de tomada de decisão dos estudantes face a problemas reais de marketing;
- Desenvolver capacidades analíticas individuais através das experiências pessoais como clientes de serviços. 

Programa

Capítulo 1 Introdução ao Estudo dos Complementos de Marketing
Capítulo 2 Comunicação e Imagem Empresarial
Capítulo 3 Tendências do Marketing e Consumo
Capítulo 4 A Experiência do Serviço, Seleção e Manutenção do mercado
Capítulo 5 Gestão da Qualidade e Produtividade e Criação do Valor no Produto do Serviço
Capítulo 6 Criação e Prestação do Produto no Serviço

Bibliografia Principal

Lindon, D.; Lendrevie, J.; Lévi, J.; Dionísio, P. & Rodrigues;Mercator XXI - Teoria e Prática do marketing, Dom Quixote, 2004
Kotler, P. e Armstrong, G.;Principles of Marketing: Global Edition 14/e, Pearson Higher Education, 2012

Bibliografia Complementar

Tavares, V. ;Gestão de Marcas, Escolar Editora, 2015
Kotler, P.;Marketing para o século XXI, 5ª edição, Editorial Presença, Lisboa, 2009

Métodos de Ensino

Combinação de métodos expositivos com aplicações à realidade através de exemplos e casos reais.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Outras  Participação Presencial  6
Avaliação  Avaliação  3
Trabalhos de grupo    20
Estudo autónomo do aluno  Estudo  47
  Total: 106

Avaliação Contínua

2 Testes (45% + 45%)

1 Trabalho grupos de 2/3 elementos (10%)

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes e trabalhos escritos é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou trabalhos escritos, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

Exame escrito individual