Código: | LGE1636 | Sigla: | AUD |
Área de Ensino: | Contabilidade |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGE | Desp. n.º 1049/2008 (alterado aviso n.º9805/2012) | 3º | 6 ECTS | 63 | 160 |
Teórico-Práticas: | 42,00 |
Seminário: | 0,00 |
Outro: | 0,00 |
Teórico-Práticas: | 42,00 |
Seminário: | 0,00 |
Outro: | 0,00 |
Docência - Horas
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Português
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Esta unidade curricular estabelece o enlace entre a contabilidade e auditoria, materializado no desiderato da consecução de informação financeira credível.
Neste propósito, compreende o estudo dos fundamentos teóricos e práticas de auditoria, como o processo de verificação dos documentos de prestação de contas, realizado com observância aos princípios, métodos e técnicas de auditoria.
Analisa os conceitos e fundamentos do objecto e objectivos da auditoria financeira.
Como questão basilar na definição do planeamento de uma auditoria, trata as questões relacionadas com o conhecimento da entidade a auditar e o seu meio envolvente, análise de risco e materialidade, bem como a compreensão dos sistemas de informação e de controlo interno contabilístico e administrativo.
Analisa os fundamentos teóricos e práticos da produção de prova em auditoria, das conclusões e relatórios de auditoria, com vista a habilitar o auditor a formar uma opinião e emitir um parecer sobre a matéria auditada.
Adentro destes propósitos a unidade curricular foi estruturada de modo a dotar os estudantes dos conhecimentos teóricos e práticos essenciais.
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
- Compreender a interação entre o processo contabilístico e o processo de auditoria financeira;
- Apreender o conceito, objecto, objectivos, e âmbito da auditoria financeira e o seu enquadramento legal;
- Compreender a análise de risco em auditoria e definir a materialidade;
- Conhecer e construir o planeamento de uma auditoria e a sua interligação com a estrutura e sistema de controlo interno da entidade auditada;
- Compreender e aplicar as técnicas e procedimentos de auditoria na verificação das asserções das demonstrações financeiras;
- Produzir conclusões a partir de prova de auditoria com base no exame das demonstrações financeiras auditadas;
- Compreender e elaborar relatórios de auditoria.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
No desenvolvimento da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
- Criar o entendimento sobre a função da contabilidade e da auditoria no processo de relato financeiro e sua acreditação;
- Conceber o processo de auditoria;
- Compreender a análise de risco e definir a materialidade em auditoria;
- Compreender as metodologias e técnicas de planeamento e execução de auditoria;
- Proceder ao levantamento do sistema de controlo interno e referenciar os aspetos críticos;
- Aplicar as técnicas e procedimentos de auditoria na verificação das demonstrações financeiras;
- Retirar e descrever as conclusões do trabalho de auditoria;
- Elaborar relatórios de auditoria.
1. Conceito, objeto e objetivo da auditoria financeira
2. O processo de auditoria
3. Controlo interno: administrativo e contabilístico
4. A prova de auditoria: procedimentos gerais de auditoria
5. Avaliação do sistema de controlo interno: administrativo e contabilístico
6. Auditoria às demonstrações financeiras
7. Relatórios de auditoria
Baptista da Costa, Carlos;Auditoria Financeira - Teoria e Prática, 10ª Edição, Rei dos Livros, 2014. ISBN: 9789898305640 |
Costa, Carlos Baptista;Casos Práticos de Auditoria Financeira, 6ª Edição, Rei dos Livros, 2011. ISBN: 9789898305282 |
Borges, António; Rodrigues, Azevedo; Rodrigues, Rogério;Elementos da Contabilidade Geral - 26ª Edição, Áreas Editora, 2014. ISBN: 9789898058874 |
Porto Editora;SNC - Sistema de Normalização Contabilística, 6ª Edição, Porto Editora, 2015. ISBN: 978-972-0-01983-7 |
IFAC-International Federation of Accountants;Manual das Normas Internacionais de Controlo de Qualidade, Auditoria, Revisão, Outros trabalhos de garantia de fiabilidade e serviços relacionados, IFAC, 2010 |
William C. Boynton; Walter G. kell; Raymond N. Johnson;Modern Auditing-Assurance Services and the Integrity of Financial Reporting, John Wiley An Sons LTD, 2005 |
A metodologia de ensino/aprendizagem assenta no estudo de conceitos e fundamentos teóricos das matérias programáticas, ilustrados através da abordagem de casos práticos. A aprendizagem é consolidada através do estudo individual e da resolução por parte dos alunos de exercícios teórico-práticos.
Compreende também a elaboração e discussão de trabalhos de grupo (estudo de casos práticos).
Cada aluno realiza um trabalho individual e procede à sua discussão.
Para além da literatura recomendada, serão fornecidos aos alunos textos de apoio sobre as matérias a lecionar.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
---|---|---|---|
Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Seminário | Participação Presencial | 3 | |
Outras | Participação Presencial | 15 | |
Avaliação | Avaliação | 5 | |
Trabalhos de grupo | 10 | ||
Trabalhos individuais | Projectos | 15 | |
Estudo autónomo do aluno | Estudo | 67 | |
Total: | 160 |
Participação nas
sessões de contato: 5%
Trabalho escrito: 1
- 10%
Testes escritos
individuais: 2 - 85%
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes e trabalhos escritos é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou trabalhos escritos, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
Teste escrito
final: 100%