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Métodos Quantitativos III

Código: LGE1528    Sigla: MQIII

Ocorrência: 2015/2016 - 1S

Área de Ensino: Matemática

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGE Desp. n.º 1049/2008 (alterado aviso n.º9805/2012) 6 ECTS 63 160

Horas Efetivamente Lecionadas

TGE31SD1

Teórico-Práticas: 48,00
Outro: 6,00

TGE31SN1

Teórico-Práticas: 48,00
Outro: 6,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Outro: 1,20

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem


RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Nesta unidade curricular, alunos aprendem um conjunto de ferramentas fundamentais na formação de gestores, com uma abordagem pragmática,utilização de software adequado,e  privilegiando a leitura de outputs, com ênfase na interpretação económica de casos práticos da área da Gestão. 


OBJETIVOS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
Formular e resolver problemas de otimização de lucros e de custos, com recurso à ferramenta Solver do Excel. Fazer a leitura dos resultados da resolução de problemas;
Interpretar economicamente as soluções ótimas obtidas em problemas de otimização;
Avaliar a robustez das soluções usando a análise de sensibilidade e de pós-otimização;
Saber formular o problema dual, determinar e interpretar a sua solução;
Resolver problemas de minimização de custos de transporte e de afetação de pessoal numa empresa, otimização de redes em Gestão de Projetos e otimização da rendibilidade de uma carteira de títulos;
Aplicar modelos de Gestão de Filas de Espera;
Construir modelos de previsão, no contexto da Gestão;
Motivar o aluno para a pesquisa e investigação.

COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DA APRENDIZAGEM
Formulação e resolução de problemas de otimização em contexto de empresa através do recurso às técnicas adequadas a cada situação;
Interpretação e a análise crítica de resultados;

Programa

1.Programação Linear
a. Aplicações
b. Formulação matemática
c. Resolução gráfica
d. Resolução com a funcionalidade Solver do Excel

2. Teoria da Dualidade
a. O problema dual
b. Definições e exemplos
c. Teoremas e dualidade
d. Complementaridade
e. Interpretação económica

3. Análise de Sensibilidade e Pós-Otimização
a. Alteração dos coeficientes da função objectivo
b. Alteração dos termos independentes das restrições
c. Alteração dos coeficientes das restrições
d. Introdução de novas variáveis
e. Introdução de novas restrições

4. Problemas de transporte e afetação
a. Problemas de Transportes:
Formulação
Métodos de obtenção de uma solução admissível
Método de resolução
Considerações adicionais ao problema dos transportes
b. Problemas de Afectação
Formulação
Método de resolução
Algoritmo húngaro

5. Programação Linear Inteira

6. Filas de Espera

7. Modelos de Regressão

Bibliografia Principal

Tavares,Luís Valadares; Oliveira, Rui Carvalho; Themido, Isabel;Correia, Francisco Nunes;Investigação Operacional, McGraw-HILL, 1996

Bibliografia Complementar

Santos, M.M.; Magalhães-Hill, M;Investigação Operacional - Volumes I, II e III, Sílabo, 2008
Mourão, M.C.;Pinto, L.S.; Simões O.,Valente J., Pato, M.V.;Investigação Operacional - exercícios e aplicações, VERLAG DASHOFER, 2011

Métodos de Ensino

As aulas são teórico-práticas, sendo apresentados os conceitos base seguidos do estudo de aplicações práticas e resolução de exercícios práticos, com utilização de software adequado.
Serão disponibilizados os elementos de apoio produzidos para as aulas teóricas e os enunciados dos casos práticos. Dada a extensão do programa, as abordagens são necessariamente superficiais e de simples apreensão, com uma fortíssima componente prática.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Outras  Participação Presencial  18
Avaliação  Teste/Exame  4
Estudo autónomo do aluno  Estudo  93
  Total: 160

Avaliação Contínua

Dois testes escritos individuais (com um peso de 85%: cada teste tem a ponderação de 42,5%), e a resolução de uma ficha prática (com um peso de 15%)
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:


1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.


2. Nos testes e trabalhos escritos é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 valores.

3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou trabalhos escritos, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.


Avaliação Final

Teste escrito com peso de 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular