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Macroeconomia

Código: LGE1313    Sigla: MAC

Ocorrência: 2015/2016 - 1S

Área de Ensino: Economia

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGE Desp. n.º 1049/2008 (alterado aviso n.º9805/2012) 6 ECTS 60 160

Horas Efetivamente Lecionadas

TGE21SN1

Teórico-Práticas: 48,00
Outro: 0,00

TGE21SD1

Teórico-Práticas: 48,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Outro: 1,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Esta unidade curricular visa dotar o aluno com um conjunto de conhecimentos relativos aos princípios básicos da macroeconomia e fornecer-lhe uma série de instrumentos analíticos e práticos que lhe permitam ter uma visão geral dos fundamentos teóricos e técnicas de análise de problemas macroeconómicos e assim compreender a sua origem e resolução.

OBJETIVOS
Com esta unidade curricular, pretende-se preparar o aluno com um corpo de conhecimentos analíticos e práticos que lhe permita ter conhecimentos básicos de técnicas de análise de problemas macroeconómicos. Neste sentido esta unidade curricular assume como principais objetivos:
1. Sensibilizar os alunos para os conceitos básicos da macroeconomia, sobretudo relacionados com os intervenientes do circuito económico, procura e oferta agregada;
2. Compreender o estado actual de desenvolvimento da teoria macroeconómica, com base na evolução do pensamento científico neste domínio;
3. Descrever a forma como a atividade económica é medida e quais os seus principais instrumentos e indicadores de mensuração;
4. Entender resumidamente como funciona a análise macroeconómica no curto prazo, tanto numa situação de economia fechada, como numa situação de economia aberta, sobretudo ao nível do equilíbrio entre o mercado real e mercado monetário;
5. Compreender como se alcança o equilíbrio macroeconómico entre a procura e oferta agregada;
6. Compreender quais são as principais prioridades macroeconómicas no médio e longo prazo e como são orientadas as políticas económicas para as atingir.
Com base na realização e resolução de exercícios e estudos de caso, o aluno deverá ser capaz de compreender como funcionam as economias dos países, e com que fundamento são tomadas as principais decisões de política económica e as suas consequências previstas.

COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
No final da unidade curricular os alunos deverão ter capacidade para:
1. Assimilar a terminologia e linguagem técnica utilizada em macroeconomia;
2. Interpretar estudos, relatórios e notícias da atualidade de contudo macroeconómico;
3. Adoptar uma visão panorâmica da dinâmica económica mundial e perceber a forma como as economias se encontram interligadas;
4. Saber quando e como utilizar os diversos instrumentos de política macroeconómica à disposição dos economistas com o intuito de obter determinado resultado pré-definido;
5. Saber interpretar a evolução macroeconómica global, identificando causas e consequências de medidas adoptadas a nível nacional ou mundial.

Programa

O Programa da unidade curricular está organizado do seguinte modo:

1. INTRODUÇÃO
1.1 - Conceitos e objetivos macroeconómicos
1.2 - Principais problemáticas macroeconómicas
1.3 - A evolução do pensamento económico

2. A MEDIÇÃO DA ATIVIDADE ECONÓMICA
2.1 A Contabilidade Nacional: agregados e identidades fundamentais
2.2 A Inflação
2.3 O Desemprego
2.4 A Balança de Pagamentos

3. A ANÁLISE MACROECONÓMICA DE CURTO PRAZO, EM ECONOMIA FECHADA
3.1 O Mercado de bens e serviços e a curva IS
3.1.1 O consumo
3.1.2 O investimento
3.1.3 O equilíbrio no mercado de bens e serviços
3.2 O mercado monetário e a curva LM
3.2.1 A procura de moeda
3.2.2 A oferta de moeda
3.2.3 O equilíbrio no mercado monetário
3.3 A Procura agregada e o equilíbrio IS-LM
3.3.1 O equilíbrio no mercado real e monetário: o modelo IS-LM
3.3.2 As políticas monetárias e orçamental
3.4 Fundamentos da procura e oferta agregadas
3.4.1 As curvas AS e AD
3.4.2 As perspetivas clássica e Keynesiana

4. A ANÁLISE MACROECONÓMICA DE CURTO PRAZO, EM ECONOMIA ABERTA
4.1 O mercado cambial
4.1.1 Os regimes de taxas de câmbio
4.1.2 Taxa de câmbio e competitividade
4.2 O modelo IS-LM em economia aberta
4.2.1 O modelo IS-LM-BP
4.2.2 Implicações de política orçamental, monetária e cambial do modelo em cada regime cambial
4.2.3 O modelo de Mundell-Fleming

5. A MACROECONOMIA NO MÉDIO E LONGO PRAZO
5.1 A inflação e o desemprego: a curva de Phillips
5.2 O crescimento económico
5.3. Ciclos Económicos

Bibliografia Principal

DORNBUSH, R. & FISCHER, S. ;Macroeconomia , McGraw-Hill, 2001
SAMUELSON, P. & NORDHAUS, W. ;Macroeconomia , McGraw-Hill, 2012

Bibliografia Complementar

SOTOMAYOR, A. ;Macroeconomia - Exercícios Resolvidos, Rei dos Livros, 2009
MANKIW, N. ;Introdução à Economia , Thomson, 2005

Métodos de Ensino

Os conteúdos desta unidade curricular serão expostos sobretudo em aulas teórico-práticas, que combinam a exposição teórica com a discussão de casos práticos e resolução de exercícios de aplicação. Para tal socorremo-nos dos seguintes suportes:

1. Meios de suporte informático, designadamente o software Microsoft Powerpoint;

2. Meios de suporte em papel para a resolução de exercícios e análises macroeconómicas exemplificativas;

Com o decurso das aulas, os alunos serão motivados a expressarem a sua opinião acerca dos conteúdos expostos e assuntos da atualidade económica.

 


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Outros  Participação Presencial  15
Avaliação  Teste/Exame  4
Estudo Autonómo  Estudo  96
  Total: 160

Avaliação Contínua

Trabalho individual escrito em contexto de sala de aula com uma ponderação de 10% na nota final.

Dois testes escritos individuais, com uma ponderação global de  90% na nota final (45%/cada).

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

2. Nos testes e trabalhos escritos é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 valores.

3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou trabalhos escritos, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

Teste escrito individual com a ponderação de 100%.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular