Código: | LGE1313 | Sigla: | MAC |
Área de Ensino: | Economia |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGE | Desp. n.º 1049/2008 (alterado aviso n.º9805/2012) | 2º | 6 ECTS | 60 | 160 |
Teórico-Práticas: | 48,00 |
Outro: | 0,00 |
Teórico-Práticas: | 48,00 |
Outro: | 0,00 |
Docência - Horas
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Português
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Esta unidade curricular visa dotar o aluno com um conjunto de conhecimentos relativos aos princípios básicos da macroeconomia e fornecer-lhe uma série de instrumentos analíticos e práticos que lhe permitam ter uma visão geral dos fundamentos teóricos e técnicas de análise de problemas macroeconómicos e assim compreender a sua origem e resolução.
OBJETIVOS
Com esta unidade curricular, pretende-se preparar o aluno com um corpo de conhecimentos analíticos e práticos que lhe permita ter conhecimentos básicos de técnicas de análise de problemas macroeconómicos. Neste sentido esta unidade curricular assume como principais objetivos:
1. Sensibilizar os alunos para os conceitos básicos da macroeconomia, sobretudo relacionados com os intervenientes do circuito económico, procura e oferta agregada;
2. Compreender o estado actual de desenvolvimento da teoria macroeconómica, com base na evolução do pensamento científico neste domínio;
3. Descrever a forma como a atividade económica é medida e quais os seus principais instrumentos e indicadores de mensuração;
4. Entender resumidamente como funciona a análise macroeconómica no curto prazo, tanto numa situação de economia fechada, como numa situação de economia aberta, sobretudo ao nível do equilíbrio entre o mercado real e mercado monetário;
5. Compreender como se alcança o equilíbrio macroeconómico entre a procura e oferta agregada;
6. Compreender quais são as principais prioridades macroeconómicas no médio e longo prazo e como são orientadas as políticas económicas para as atingir.
Com base na realização e resolução de exercícios e estudos de caso, o aluno deverá ser capaz de compreender como funcionam as economias dos países, e com que fundamento são tomadas as principais decisões de política económica e as suas consequências previstas.
COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
No final da unidade curricular os alunos deverão ter capacidade para:
1. Assimilar a terminologia e linguagem técnica utilizada em macroeconomia;
2. Interpretar estudos, relatórios e notícias da atualidade de contudo macroeconómico;
3. Adoptar uma visão panorâmica da dinâmica económica mundial e perceber a forma como as economias se encontram interligadas;
4. Saber quando e como utilizar os diversos instrumentos de política macroeconómica à disposição dos economistas com o intuito de obter determinado resultado pré-definido;
5. Saber interpretar a evolução macroeconómica global, identificando causas e consequências de medidas adoptadas a nível nacional ou mundial.
O Programa da unidade curricular está organizado do seguinte modo:
1. INTRODUÇÃO
1.1 - Conceitos e objetivos macroeconómicos
1.2 - Principais problemáticas macroeconómicas
1.3 - A evolução do pensamento económico
2. A MEDIÇÃO DA ATIVIDADE ECONÓMICA
2.1 A Contabilidade Nacional: agregados e identidades fundamentais
2.2 A Inflação
2.3 O Desemprego
2.4 A Balança de Pagamentos
3. A ANÁLISE MACROECONÓMICA DE CURTO PRAZO, EM ECONOMIA FECHADA
3.1 O Mercado de bens e serviços e a curva IS
3.1.1 O consumo
3.1.2 O investimento
3.1.3 O equilíbrio no mercado de bens e serviços
3.2 O mercado monetário e a curva LM
3.2.1 A procura de moeda
3.2.2 A oferta de moeda
3.2.3 O equilíbrio no mercado monetário
3.3 A Procura agregada e o equilíbrio IS-LM
3.3.1 O equilíbrio no mercado real e monetário: o modelo IS-LM
3.3.2 As políticas monetárias e orçamental
3.4 Fundamentos da procura e oferta agregadas
3.4.1 As curvas AS e AD
3.4.2 As perspetivas clássica e Keynesiana
4. A ANÁLISE MACROECONÓMICA DE CURTO PRAZO, EM ECONOMIA ABERTA
4.1 O mercado cambial
4.1.1 Os regimes de taxas de câmbio
4.1.2 Taxa de câmbio e competitividade
4.2 O modelo IS-LM em economia aberta
4.2.1 O modelo IS-LM-BP
4.2.2 Implicações de política orçamental, monetária e cambial do modelo em cada regime cambial
4.2.3 O modelo de Mundell-Fleming
5. A MACROECONOMIA NO MÉDIO E LONGO PRAZO
5.1 A inflação e o desemprego: a curva de Phillips
5.2 O crescimento económico
5.3. Ciclos Económicos
DORNBUSH, R. & FISCHER, S. ;Macroeconomia , McGraw-Hill, 2001 |
SAMUELSON, P. & NORDHAUS, W. ;Macroeconomia , McGraw-Hill, 2012 |
SOTOMAYOR, A. ;Macroeconomia - Exercícios Resolvidos, Rei dos Livros, 2009 |
MANKIW, N. ;Introdução à Economia , Thomson, 2005 |
Os conteúdos desta unidade curricular serão expostos sobretudo em aulas teórico-práticas, que combinam a exposição teórica com a discussão de casos práticos e resolução de exercícios de aplicação. Para tal socorremo-nos dos seguintes suportes:
1. Meios de suporte informático, designadamente o software Microsoft Powerpoint;
2. Meios de suporte em papel para a resolução de exercícios e análises macroeconómicas exemplificativas;
Com o decurso das aulas, os alunos serão motivados a expressarem a sua opinião acerca dos conteúdos expostos e assuntos da atualidade económica.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Outros | Participação Presencial | 15 | |
Avaliação | Teste/Exame | 4 | |
Estudo Autonómo | Estudo | 96 | |
Total: | 160 |
Trabalho individual escrito em contexto de sala de aula com uma ponderação de 10% na nota final.
Dois testes escritos individuais, com uma ponderação global de 90% na nota final (45%/cada).
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes e trabalhos escritos é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou trabalhos escritos, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
Teste escrito individual com a ponderação de 100%.