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Microeconomia

Código: LGE1208    Sigla: MIC

Ocorrência: 2015/2016 - 2S

Área de Ensino: Economia

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGE Desp. n.º 1049/2008 (alterado aviso n.º9805/2012) 6 ECTS 61 160

Horas Efetivamente Lecionadas

TGE12SN1

Teórico-Práticas: 51,00
Seminário: 4,00
Outro: 12,00

TGE12SD1

Teórico-Práticas: 51,00
Seminário: 4,00
Outro: 12,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Seminário: 0,27
Outro: 0,80

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DA UNIDADE CURRICULAR

A Microeconomia constitui uma das grandes áreas de conhecimento da economia, que trata sobretudo do estudo de entidades individuais como os mercados, as empresas e as famílias. Nesta unidade curricular são abordados conteúdos ligados essencialmente aos conceitos de escassez, produção, bens e serviços, fatores de produção, oferta e procura, equilíbrio e organização dos mercados, comportamentos dos consumidores e empresas e papel do Estado nos mercados.

OBJETIVOS

1. Sensibilizar os discentes para a diferença entre macro e microeconomia, focando os conceitos e problemas fundamentais da economia relacionados sobretudo com a escassez, custo de oportunidade, eficiência económica e fronteira de possibilidades de produção;
2. Explicar o funcionamento dos mercados competitivos, compreender como se processa o ajustamento entre a procura e a oferta, como se encontra o equilíbrio de mercado e se determina a sua eficiência;
3. Perceber os principais determinantes que orientam as decisões e escolhas do consumidor, sobretudo as suas preferências e restrição orçamental a que estão sujeitos;
4. Compreender o comportamento das empresas e os objetivos que orientam as suas actividades, designadamente a transformação dos fatores produtivos em bens/serviços transaccionáveis e a maximização dos resultados;
5. Descrever as diferentes estruturas de mercado e o comportamento de estratégia empresarial adotado, com base nos custos e receitas operacionais;
6. Entender o relacionamento entre o Estado e o mercado, especialmente na determinação dos preços, oferta de bens públicos e controlo das externalidades.


COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

Com a matéria lecionada os alunos deverão ser capazes de:
1. Compreender as decisões quotidianas dos agentes económicos, as suas motivações e a forma como influenciam o equilíbrio dos mercados;
2. Entender como se organizam e funcionam os mercados e como os consumidores e as empresas alteram constantemente as suas posições face a estímulos variados;
3. Determinar os fatores que condicionam a determinação dos preços, especialmente ao nível da estrutura de custos das empresas e intervenção do Estado sobre os mercados;
4. Indicar o comportamento estratégico das empresas mais ajustado às condicionantes dos mercados, de modo a atingirem eficazmente os seus objetivos;
5. Construir e interpretar representações gráficas, pesquisar, trabalhar e analisar dados estatísticos e percecionar os fatores que condicionam o processo evolutivo dos mercados.

Programa

1 INTRODUÇÃO À MICROECONOMIA
1.1 Conceitos básicos
1.2 Os problemas económicos fundamentais

2 FUNCIONAMENTO DOS MERCADOS COMPETITIVOS
2.1 A Procura e a Oferta.
2.2 O Equilíbrio de Mercado.
2.3 Elasticidade da procura e oferta.
2.4 A eficiência económica: o excedente do consumidor e produtor

3 TEORIA DO CONSUMIDOR
3.1 Restrição Orçamental.
3.2 Utilidade e preferências do consumidor.
3.3 Escolha do consumidor.
3.4 O Efeito Rendimento e Efeito Substituição.

4 TEORIA DA EMPRESA
4.1 Tecnologia e Função de Produção.
4.2 Rendimentos e Custos de produção.
4.3 As Estruturas de Mercados.
4.4 Comportamento Estratégico.

5 INTERVENÇÃO DO ESTADO NOS MERCADOS
5.1 Controlo dos preços.
5.2 Política fiscal.
5.3 Limitação do poder de mercado.
5.4 Externalidades e Bens públicos.

Bibliografia Principal

FRANK, Robert;Microeconomia e Comportamento, McGraw-Hill, 2006
SAMUELSON, P. & NORDHAUS, W. ; Economia (19ª Edição), Mcgraw-Hil, Lisboa, 2012

Bibliografia Complementar

MANKIW, N. ;Introdução à Economia (3ª Edição), Thomson, São Paulo., 2005
MATA, J. ; Economia da Empresa (7ª edição), Fundação Calouste Gulbenkian., 2011
MIRA, N.;Microeconomia, Edições Sílabo, Lisboa, 2011

Métodos de Ensino

Os conteúdos desta unidade curricular serão expostos sobretudo em aulas teórico-práticas, que combinam a exposição teórica com a discussão de casos práticos e a resolução de exercícios de aplicação. Para o efeito serão usados como instrumentos de apoio, tanto meios em suporte de papel como de base informática, designadamente o software Microsoft Powerpoint.
Ao nível do comportamento dos alunos será sempre encorajada e valorizada uma atitude pró-ativa e participativa em contexto de sala de aula, e incentivada uma postura crítica sobre os conteúdos expostos e assuntos da actualidade microeconómica. Integrado no processo de avaliação contínua serão realizados, em sala de aula, dois testes escritos individuais e um miniteste.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Avaliação  Teste/Exame  4
Seminários  Trabalho laboratorial ou de campo  4
Estudo Autonómo  Estudo  95
Outros  Trabalho laboratorial ou de campo  12
  Total: 160

Avaliação Contínua

Dois testes escritos individuais:  45%/cada


Trabalho individual em contexto de sala de aula: 10%

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes e trabalhos escritos é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou trabalhos escritos, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

Teste escrito individual: 100%.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular