Microeconomia
Ocorrência: 2015/2016 - 2S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
TGE12SN1
TGE12SD1
Língua de Ensino
Português
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DA UNIDADE CURRICULAR
A Microeconomia constitui uma das grandes áreas de conhecimento da economia, que trata sobretudo do estudo de entidades individuais como os mercados, as empresas e as famílias. Nesta unidade curricular são abordados conteúdos ligados essencialmente aos conceitos de escassez, produção, bens e serviços, fatores de produção, oferta e procura, equilíbrio e organização dos mercados, comportamentos dos consumidores e empresas e papel do Estado nos mercados.
OBJETIVOS
1. Sensibilizar os discentes para a diferença entre macro e microeconomia, focando os conceitos e problemas fundamentais da economia relacionados sobretudo com a escassez, custo de oportunidade, eficiência económica e fronteira de possibilidades de produção;
2. Explicar o funcionamento dos mercados competitivos, compreender como se processa o ajustamento entre a procura e a oferta, como se encontra o equilíbrio de mercado e se determina a sua eficiência;
3. Perceber os principais determinantes que orientam as decisões e escolhas do consumidor, sobretudo as suas preferências e restrição orçamental a que estão sujeitos;
4. Compreender o comportamento das empresas e os objetivos que orientam as suas actividades, designadamente a transformação dos fatores produtivos em bens/serviços transaccionáveis e a maximização dos resultados;
5. Descrever as diferentes estruturas de mercado e o comportamento de estratégia empresarial adotado, com base nos custos e receitas operacionais;
6. Entender o relacionamento entre o Estado e o mercado, especialmente na determinação dos preços, oferta de bens públicos e controlo das externalidades.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Com a matéria lecionada os alunos deverão ser capazes de:
1. Compreender as decisões quotidianas dos agentes económicos, as suas motivações e a forma como influenciam o equilíbrio dos mercados;
2. Entender como se organizam e funcionam os mercados e como os consumidores e as empresas alteram constantemente as suas posições face a estímulos variados;
3. Determinar os fatores que condicionam a determinação dos preços, especialmente ao nível da estrutura de custos das empresas e intervenção do Estado sobre os mercados;
4. Indicar o comportamento estratégico das empresas mais ajustado às condicionantes dos mercados, de modo a atingirem eficazmente os seus objetivos;
5. Construir e interpretar representações gráficas, pesquisar, trabalhar e analisar dados estatísticos e percecionar os fatores que condicionam o processo evolutivo dos mercados.
Programa
1 INTRODUÇÃO À MICROECONOMIA
1.1 Conceitos básicos
1.2 Os problemas económicos fundamentais
2 FUNCIONAMENTO DOS MERCADOS COMPETITIVOS
2.1 A Procura e a Oferta.
2.2 O Equilíbrio de Mercado.
2.3 Elasticidade da procura e oferta.
2.4 A eficiência económica: o excedente do consumidor e produtor
3 TEORIA DO CONSUMIDOR
3.1 Restrição Orçamental.
3.2 Utilidade e preferências do consumidor.
3.3 Escolha do consumidor.
3.4 O Efeito Rendimento e Efeito Substituição.
4 TEORIA DA EMPRESA
4.1 Tecnologia e Função de Produção.
4.2 Rendimentos e Custos de produção.
4.3 As Estruturas de Mercados.
4.4 Comportamento Estratégico.
5 INTERVENÇÃO DO ESTADO NOS MERCADOS
5.1 Controlo dos preços.
5.2 Política fiscal.
5.3 Limitação do poder de mercado.
5.4 Externalidades e Bens públicos.
Bibliografia Principal
FRANK, Robert;Microeconomia e Comportamento, McGraw-Hill, 2006 |
SAMUELSON, P. & NORDHAUS, W. ; Economia (19ª Edição), Mcgraw-Hil, Lisboa, 2012 |
Bibliografia Complementar
MANKIW, N. ;Introdução à Economia (3ª Edição), Thomson, São Paulo., 2005 |
MATA, J. ; Economia da Empresa (7ª edição), Fundação Calouste Gulbenkian., 2011 |
MIRA, N.;Microeconomia, Edições Sílabo, Lisboa, 2011 |
Métodos de Ensino
Os conteúdos desta unidade curricular serão expostos sobretudo em aulas teórico-práticas, que combinam a exposição teórica com a discussão de casos práticos e a resolução de exercícios de aplicação. Para o efeito serão usados como instrumentos de apoio, tanto meios em suporte de papel como de base informática, designadamente o software Microsoft Powerpoint.
Ao nível do comportamento dos alunos será sempre encorajada e valorizada uma atitude pró-ativa e participativa em contexto de sala de aula, e incentivada uma postura crítica sobre os conteúdos expostos e assuntos da actualidade microeconómica. Integrado no processo de avaliação contínua serão realizados, em sala de aula, dois testes escritos individuais e um miniteste.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
45 |
|
Avaliação |
Teste/Exame |
4 |
|
Seminários |
Trabalho laboratorial ou de campo |
4 |
|
Estudo Autonómo |
Estudo |
95 |
|
Outros |
Trabalho laboratorial ou de campo |
12 |
|
|
Total: |
160 |
Avaliação Contínua
Dois testes escritos individuais: 45%/cada
Trabalho individual em contexto de sala de aula: 10%
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes e trabalhos escritos é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou trabalhos escritos, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
Avaliação Final
Teste escrito individual: 100%.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular