Comunicação e Imagem Empresarial
Ocorrência: 2014/2015 - 2S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
TTU32SD1
Língua de Ensino
Português
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR: Esta unidade curricular procura potenciar nos discentes competências de gestão da comunicação e imagem empresarial. Está estruturada em 5 secções de conteúdos: (1) comunicação e imagem empresarial; (2) o mix da comunicação empresarial; (3) a comunicação digital; (4) a imagem empresarial e (5) o planeamento da comunicação e imagem empresarial. A metodologia seguida é ativa pela integração de várias abordagens pedagógicas e o atendimento aos discentes é presencial e à distância. Os resultados estão focados na comunicação eficaz e imagem corporativa assim como na elaboração de planos de comunicação.
OBJETIVOS: Visando o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades, cujo objetivo maior será o de elevar o interesse pela comunicação e imagem empresarial, pretender-se-á agilizar o raciocínio lógico, crítico e analítico dos discentes, em especial relativamente a valores estratégicos e formulações funcionais, sustentáveis e éticas, dentro do âmbito da comunicação e imagem empresarial.
COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM: Assim, deverão os discentes serem capazes de articular as várias ferramentas e técnicas de comunicação, alinhadas com os objetivos e estratégias de marketing e os objetivos estratégicos da empresa. Nesse sentido, o discente deverá ser capaz de desenvolver um plano integrado de comunicação empresarial. Deverão ainda, conhecer as métricas e métodos de avaliação de resultados em comunicação e imagem empresarial.
Programa
1. Comunicação e imagem empresarial:
1.1 Fundamentos da comunicação empresarial;
1.2 A comunicação humana;
1.3 Imagem pública.
2. O mix da comunicação empresarial:
2.1 Publicidade;
2.2 Marketing direto;
2.3 Promoção de vendas;
2.4 Relações públicas;
2.5 Eventos;
2.6 Merchandising;
2.7 Comunicação interna.
3 . Comunicação digital:
3.1 Ciberespaço e cibercultura;
3.2 Tipos de comunicação digital;
4. Imagem empresarial:
4.1 Gestão da imagem;
4.2 Identidade visual corporativa;
4.3 Protocolo empresarial.
5. Planeamento da comunicação e imagem empresarial:
5.1 O processo de planeamento;
5.2 Desenvolvimento do plano integrado de comunicação e imagem;
5.3 Métricas e métodos de avaliação da comunicação e imagem.
Bibliografia Principal
Kenneth E. Clow e Donald E. Baack ;Integrated Advertising, Promotion, and Marketing Communications. 6E., Pearson Prentice Hall., 2014 |
Rego, A. ;Comunicação Pessoal e Organizacional ¿ Teoria e Prática. 3ª edição. , Sílabo, 2013 |
Remondes, J. ;Marketing Interno e Comunicação. , Psicosoma, 2011 |
Monteiro, D., Almeida, F. & Campos. J.;Comunicação 2.0, Actual, 2014 |
Lendrevie, J, et al;Publicitor - Comunicação 360º online offline, D. Quixote, 2010 |
Bibliografia Complementar
Pedro, F. et al;Gestão de Eventos, Escolar Editora, 2012 |
Tânger, V.;Etiqueta no Mundo Empresarial, Editorial Estampa, 2012 |
Métodos de Ensino
Os conteúdos desta unidade curricular serão explorados maioritariamente em aulas teórico-práticas. Realizar-se-ão exercícios práticos, seminários e um trabalho de grupo aplicado a um contexto real. Estudar-se-ão casos de sucesso e recorrer-se-á ao e-learning.
Modo de Avaliação
Avaliação apenas com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
45 |
|
Avaliação |
Teste/Exame |
5 |
|
Plano de comunicação |
|
10 |
|
Estudo autónomo individual |
Estudo |
79 |
|
Outras |
Avaliação |
9 |
|
Seminário |
Participação Presencial |
12 |
|
|
Total: |
160 |
Avaliação Contínua
Realização de dois testes individuais: 50% (25%+25%)
- Elaboração de um trabalho de grupo (50%). O trabalho de grupo visará elaborar planos de comunicação sobre a região da foz do Sabor no âmbito do EDP University Challenge 2015.
TOTAL: 100%
Avaliação Final
- Prova escrita individual (100%)
Provas e Trabalhos Especiais
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular