• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > LTU1536

Animação e Gestão de Eventos

Código: LTU1536    Sigla: AGE

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Área de Ensino: Turismo

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LTU Desp. n.º 357/2008 (alterado aviso n.º9855/2012) 6 57 160

Horas Efetivamente Lecionadas

TTU31SD1

Teórico-Práticas: 48,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Outro: 0,80

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR

A presente unidade curricular visa dotar os alunos de conhecimento e competências técnicas que contribuam para a prática de atividades profissionais relacionadas com a animação e gestão de eventos.

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM

- Identificar, analisar e avaliar o mercado dos eventos;
- Compreender a importância do marketing estratégico e planeamento em eventos;
- Dominar as várias fases de organização de Eventos;

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

- Aplicar de forma integrada e prática conceitos e técnicas de Gestão de Eventos;
- Propor inputs válidos nos processos de Gestão das Empresas de Eventos a nível estratégico, tático e operacional;
- Reconhecer, interpretar e solucionar problemas básicos de planeamento, organização, direção e controle;
- Reconhecer e identificar as ferramentas e os processos de trabalho em Produção e Organização de Eventos;
- Perceber a importância e o impacto económico do produto "Meetings Industry";
- Saber trabalhar em equipa;

Programa

1. Apresentação da Unidade Curricular
2. Eventos e Turismo
2.1 Ligação histórica
2.2 Interactividade e Correlação
3. Meetings Industry
3.1 Tendências
3.2 Estatísticas e Organizações associadas
3.3 Impacto económico nos destinos
3.4 Case Study
4. Tipologia e Classificação de Eventos
4.1 Eventos Culturais
4.2 Eventos Desportivos
4.3 Outros tipos de eventos
5. Stakeholders internos e externos;
5.1 Fornecedores
5.2 Clientes
5.3 Colaboradores
5.4 Concorrentes
5.5 Outros
6. Planos de Eventos
6.1 Processo de Implementação
6.2 Planeamento
6.3 Protocolo
6.4 Outros conceitos
7. Gestão e Organização
7.1 A escolha do Destino e do Local
7.2 Planos Operacionais
7.3 Aspectos Administrativos e Financeiros a considerar
7.4 Gestão de Espaços
7.5 Patrocínios
8. O Marketing de Eventos
9. Do Briefing à Produção do Evento

Bibliografia Principal

ALLEN, Johnny; O¿TOOLE, William; MCDONELL, Ian; HARRIS, Rob;Organização e Gestão de Eventos, Elsevier Editora, 2003
PEDRO, Filipe; CAETANO, Joaquim; CHRISTIANI, Klaus; RASQUILHA; Luis;Gestão de Eventos, Escolar Editora, 2012

Bibliografia Complementar

ZANELLA; Luiz Carlos;Manual de Organização de Eventos, Editora Atlas, 2003
GIACAGLIA; Maria Cecília;Organização de Eventos, Pioneira Thomson Learning, 2006
HOYLE JR.; Leonard H.;Marketing de Eventos, Editora Atlas, 2003
CARDOSO; José;Como gerir patrocínios com sucesso, Edições Sílabo, 2004

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino está assente em aulas teórico-práticas sendo utilizados diversos meios e metodologias pedagógicas.
Os conteúdos serão desenvolvidos por intermédio de Case Studies, Seminários, discussão de textos, analise de artigos científicos e visitas técnicas com o objetivo de despertar uma atitude critica sobre os temas abordados.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Trabalhos práticos de avaliação  Estudo  12
Seminário  Participação Presencial  3
Avaliação  Teste/Exame  4
Estudo autónomo individual  Estudo  96
  Total: 160

Avaliação Contínua

Testes escritos individuais - 2 x 30%
Trabalho de investigação (em grupo) com apresentação oral - 40%

Avaliação Final

Teste escrito individual - 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular