• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > LTU1535

Agências de Viagens e Operadores Turísticos

Código: LTU1535    Sigla: AVOP

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Área de Ensino: Turismo

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LTU Desp. n.º 357/2008 (alterado aviso n.º9855/2012) 4 36 160

Horas Efetivamente Lecionadas

TTU31SD1

Teórico-Práticas: 32,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Outro: 0,40

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem


RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR

Pretende-se nesta unidade curricular compreender a dinâmica e estrutura da distribuição turística, o papel dos intermediários na oferta turística.
Distinguir as caraterísticas específicas da oferta de produtos e/ou serviços turísticos por segmentos a montante e jusante, e dominar os principais conceitos terminologias sobre a prática e atividade dos diversos atores intervenientes.
Perceber as principais metodologias de trabalho e de análise no processo de atendimento / acolhimento e informação / venda de um produto e/ou serviço numa agência de viagens ou de um operador turístico.
Conhecer os principais sistemas operativos de distribuição global (Galileo/Amadeus), comandos e procedimentos necessários na relação agente / cliente.


OBJETIVOS

1. Compreender a estrutura da distribuição turística;
2. Dominar os conceitos e terminologias sobre a prática e atividade das agências de viagens e operadores turísticos;
3. Identificar as características especificas dos produtos e/ou serviços turísticos e as suas implicações para a atividade dos agentes de viagens e operadores turísticos;
4. Compreender a programação e definição de pacotes turísticos;
5. Dominar as competências básicas em sistemas informáticos de distribuição global, tendo por base o sistema de reservas Galileo / Amadeus.


COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM

1. Sensibilizar os alunos para a importância das temáticas a abordar na disciplina e fornecer o conhecimento, os métodos e os instrumentos necessários que lhes permitam obter uma visão global da atividade das agências de viagens e operadores turísticos.

2. Dotar os alunos de uma formação multidisciplinar que lhes permita apreender os conhecimentos administrados na disciplina, e desenvolver capacidades técnico-científicas no sentido da aplicação desses conhecimentos em situações práticas.

3. Desenvolver as capacidades de empatia na relação agente / cliente, persuasão / empenho e autonomia na execução das diversas tarefas.

4. Incentivar e estimular o trabalho em equipa, de modo a que os alunos partilhem as suas ideias e opiniões.

Programa

1. Noções gerais sobre o sistema de distribuição de produtos / serviços turístico;

1.1. O papel dos intermediários no sistema turístico;

1.2. Caraterísticas específicas dos produtos/serviços turísticos;

2. O papel das agências de viagens e operadores turísticos na cadeia de distribuição turística:

2.1. Operadores turísticos;

2.2. Agências de viagens;

2.3. Outros intermediários turísticos;

2.4. Enquadramento legal.

3. Programação de pacotes turísticos:

3.1. Elementos prévios à programação turística;

3.2. Tipologias de programas;

3.3. Fatores de negociação na construção de pacotes turísticos

4. Tecnologias de informação e comunicação no turismo:

4.1. Internet e turismo

4.2. Sistemas de distribuição global

5. Sistema de reservas Galileo. Unidades práticas a lecionar:

5.1. Introduction

5.2. Flight Availability

5.3. Selling Air Segments

5.4. Booking Files

5.5. Supplementary Data

5.6. Modifying Booking the Itinerary

5.7. Modifying Booking Files

5.8. Fare Displays

5.9. Fare Quotations

5.10. Ticket Production

5.11. Advance Seat Assignments

5.12. Queues

5.13. Reference Information

5.14. Hotel Reservations

5.15. Car Rentals

5.16. Timatic

Bibliografia Principal

Abranja, N., Alcantara, A., Braga, C., Marques, A.;Gestão de Agências de Viagens e Turismo, Lidel, 2012
BLASCO, ALBERT;Turismo y Transporte, Sintesis, 2001. ISBN: 84-7738-853-9
Burke, J. F.;Marketing and selling the travel product, South-Western Publishing, 1991
COBREROS, MARIA;Fundamentos teóricos y gestión práctica de las Agencias de Viajes, Sintesis, 1997. ISBN: 9788477384946
GOMEZ, CARMEN & BLANCO, ANA;Prodution y venta de servicios turisticos en Agencias de Viajes, Madrid, Sintesis, 1996. ISBN: 9788477384182
PIÑOLE, ISABEL;Gestión, Productos y Servicios de las Agencias de Viajes, Madrid, Editoral Universitária Ramón Areces, 1999. ISBN: 9788480043915
SYRATT, GWENDA;Manual of Travel Agency Practice, Elsevier Butterworth-Heinemann, 1998. ISBN: 075062163
TOVAR, IGLESIAS;Comercialización de productos e servicios turísticos, Sintesis - Madrid, 1995. ISBN: 9788477383239

Bibliografia Complementar

Amadeus - Portugal;Prontuario - Amadeus, Amadeus, 2011
Galileo;Manual de procedimentos, s/editora, 2008

Métodos de Ensino

Nas aulas serão abordados conteúdos teórico-práticas, quer através de exercícios práticos, da análise de casos práticos ou da realização de trabalhos práticos.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Outras  Participação Presencial  6
Avaliação  Teste/Exame  4
Dinâmica de grupo    10
Estudo autónomo individual  Estudo  56
  Total: 106

Avaliação Contínua

Trabalhos escritos: 30%
Testes escritos individuais: 2x35%
TOTAL: 100%

Avaliação Final

Testes escritos individuais: 100%

TOTAL: 100% 

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular