Código: | LTU1534 | Sigla: | MKT |
Área de Ensino: | Marketing |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LTU | Desp. n.º 357/2008 (alterado aviso n.º9855/2012) | 3º | 6 | 60 | 160 |
Teórico-Práticas: | 48,00 |
Seminário: | 0,00 |
Outro: | 0,00 |
Docência - Horas
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Português
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR:
A unidade curricular de Marketing Turístico visa proporcionar o desenvolvimento de competências técnicas e relacionais que contribuam para a gestão turística numa ótica de marketing. Os profissionais do setor turístico devem entre outras funções, desempenhar também funções de marketing e comunicação.
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM:
- Identificar os conceitos elementares e as técnicas básicas que constituem a tomada de decisão segundo uma orientação de Marketing no Turismo.
- Relacionar os conceitos assimilados com uma aproximação prática de Marketing nas organizações envolvidas no setor do Turismo: Papel do produto turístico para os consumidores e/ou utilizadores; óticas da procura e da oferta turísticas; marketing como filosofia de gestão no turismo; marketing mix; ambiente; conceito e tipologias de mercado; comportamento do consumidor; o processo de compra e a tipologia das compras; conceito de segmentação; variáveis de segmentação; requisitos para segmentar; conceito e processo de posicionamento, e estratégias fundamentais.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER:
- Planear e implementar um processo de marketing e comercial na gestão de empresas turísticas e/ou produtos turísticos e integrar no mesmo os recursos e potencialidades da internet.
CONTEÚDOS:
1. Marketing e Turismo:
1.1 Evolução do marketing no turismo;
1.2 Aplicação do marketing no turismo:
1.3 Aspetos específicos e relevantes no marketing turístico:
2. A Procura Turística:
2.1 Estrutura concetual do mercado turístico;
2.2 Componentes do sistema turístico;
2.3 Tipos de turismo em função da procura;
2.4 Tipos básicos de procura existentes no mercado;
2.5 A procura turística internacional;
2.6 A sazonalidade e a sua problemática.
3. A Oferta Turística:
3.1 Oferta e produto turístico;
3.2 Características comparativas entre mercados de serviços e produtos turísticos;
3.3 Componentes da oferta turística;
3.4 Mudanças e desequilíbrios na estrutura do turismo;
3.5 A concorrência.
4. Comportamento do consumidor:
4.1 Comportamento de compra do consumidor;
4.2 Necessidades, desejos e atitudes face à compra;
4.3 O Cliente e o público-alvo;
4.4 O consumidor on-line.
5. Estudo de Mercado:
5.1 Natureza dos estudos de mercado;
5.2 Tipos de estudos de mercado;
5.3 Métodos: qualitativos e quantitativos;
5.4 Âmbito de aplicação dos estudos de mercado;
5.5 Fases de um estudo de mercado.
6. Política de Produto Turístico:
6.1 Características dos produtos turísticos;
6.2 Tipos de produtos turísticos de hospedagem;
6.3 Tipos de bens e serviços turísticos especializados;
6.4 Ciclo de vida do produto turístico;
6.5 Lançamento de novos produtos turísticos;
6.6 Diferenciação e Posicionamento.
7. Política de Comunicação:
7.1 A Comunicação na promoção turística;
7.2 A publicidade no turismo;
7.3 Relações Públicas;
7.4 Marketing Direto;
7.5 A equipa comercial;
7.6 Feiras e exposições;
7.7 Merchandising e patrocínio;
7.8 Comunicação 2.0.
7.9 Redes Sociais.
8. Política de Distribuição e Comercialização do Produto Turístico:
8.1 Canais de distribuição;
8.2 Principais formas de distribuição no turismo;
8.3 O departamento comercial no hotel;
8.4 Comércio eletrónico.
9. Política de Preços:
9.1 Métodos de fixação de preços;
9.2 Estratégias de preços.
10. Planeamento de Marketing:
10.1 Variáveis do ambiente;
10.2 Análise interna;
10.3 Objetivos;
10.4 Segmentação e Posicionamento;
10.5 Marketing-Mix;
10.6 Plano de Ações;
10.7 Sistema de Avaliação e Controlo;
10.8 Orçamento de Marketing.
Kotler, P.; Bowen, J. T. e Makens, J. C. ;Marketing for Hospitality & Tourism: International Edition, 5/E. , Pearson Higher Education., 2010 |
Middleton, V.T.C.; Fyall, A.; Morgan, M. e Ranchhod, A.;Marketing in Travel and Tourism, 4ª ed. , Oxford: Elsevier., 2009 |
Escobar, A. e González, Y. ;Marketing Turístico. , Madrid: Editorial Sintesis., 2011 |
Kotler, P. e Armstrong, G. ;Principles of Marketing: Global Edition 14/e, , Pearson Higher Education., 2012 |
Shoemaker, S. e Shaw, M. ;Marketing Essentials in Hospitality and Tourism: Foundations and Practices. , Prentice Hall., 2008 |
A metodologia de ensino é a de exposição e discussão dos conceitos teóricos, de casos e exemplos práticos, com a utilização de powerpoint, videogramas, internet e artigos. Preparação, apresentação e discussão pelos alunos, individualmente e em grupo, de casos baseados em situações reais. Recurso ao e-learning como extensão das aulas presenciais e canal de comunicação numa ótica de orientação tutorial. Também podem ser monitorizadas algumas horas em regime de videoconferência online. Nas aulas podem participar quadros de empresas convidados a partilhar experiências e debater com os alunos conteúdos da unidade curricular.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Outras | Participação Presencial | 12 | |
Seminário | Participação Presencial | 3 | |
Teste/Exame | Avaliação | 5 | |
Dinâmica de Grupo | 10 | ||
Estudo autónomo individual | Estudo | 85 | |
Total: | 160 |
A avaliação contínua é composta por 1 trabalho prático (em grupo), com a ponderação de 40%, e 2 testes escritos, com a ponderação de 30% cada.
Teste escrito com a ponderação de 100%.