Código: | LTU1319 | Sigla: | RPT |
Área de Ensino: | Turismo |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LTU | Desp. n.º 357/2008 (alterado aviso n.º9855/2012) | 2º | 6 | 54 | 160 |
Teórico-Práticas: | 48,00 |
Seminário: | 0,00 |
Outro: | 0,00 |
Docência - Horas
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Português
1. Definições e conceitos.
2. As especificidades dos produtos turísticos.
3. Modelos básicos de recursos e produtos turísticos.
3.1 .Tipologias;
3.2 .Componentes estruturantes e interações;
3.3 .Cadeia de produtos turísticos.
4. Noção de destino turístico.
5. O destino e os seus mercados.
5.1. Os elementos e componentes de um destino turístico;
5.2. Destino turístico e perspectiva de negócio;
5.3. O destino e a formação da oferta e da procura;
5.3.1. Perfil e modelos de comportamento do consumidor;
5.3.2. O processo de decisão: motivadores e fatores determinantes;
5.3.3. Principais tendências de consumo;
5.3.4. Procura turística e mercados;
5.3.5. Processo de desenvolvimento de produtos turísticos.
6. Tipologia e identificação dos principais destinos turísticos portugueses por áreas regionais.
6.1. Porto e Norte de Portugal;
6.2. Beiras - Centro de Portugal;
6.3.Lisboa;
6.4. Alentejo;
6.5. Algarve;
6.6. Madeira;
6.7. Açores.
7. O PENT: Os 10 produtos Turísticos Estratégicos para Portugal.
8.Produtos turísticos complementares.
9. A identidade e a estratégia dos destinos turísticos por área regionais.
10. A imagem de Portugal no exterior.
Cunha, Licínio;Economia e Politica do Turismo, Mc Graw-Hill, 1997. ISBN: 972-8298-52-8 |
Cunha, Licínio;Introdução ao Turismo, Verbo, 2003. ISBN: 9722220853 |
DOMINGUES, Celestinno M.;Dicionário - Técnico de Turismo, Publicações Dom Quixote, 1990. ISBN: 972-20-0767-x |
Fernández, C. ; Blanco, A.;Producción y Venta de Servicios Turísticos en Agencias de Viajes, Sintesis, 1999. ISBN: 84-7738-418-5 |
KASTENHOLZ, Elisa ;O papel da imagem do destino no comportamento do turista e implicações em termos de marketing: o caso do Norte de Portugal. , Universidade de Aveiro, 2002 |
KASTENHOLZ, Elisa ;¿O marketing de destinos turísticos - o seu significado e potencial, ilustrado para um destino rural¿, Revista de Turismo e Desenvolvimento, 2006 |
THR;Turismo Náutico / Turismo de Negócios / Turismo de Natureza / Touring Cultural e Paisagístico / Sol e Mar / Saúde e Be,-Estar / City Breaks / Golfe / Gastronomia e Vinhos, Edição do Turismo de Portugal, 2006 |
Método expositivo / interrogativo e demonstrativo.
Apresentação de diapositivos para análise e discussão presencial;
Exercícios em grupo;
Análise e discussão de artigos e estudos de caso;
Conferências e palestras;
Período de trabalho autónomo.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Seminário | Participação Presencial | 3 | |
Outras | Participação Presencial | 6 | |
Dinâmica de grupo | 20 | ||
Estudo autónomo individual | Estudo | 86 | |
Total: | 160 |
De acordo com a Secção II do Capítulo VI do Regulamento Interno, serão elementos da avaliação continua:
De acordo com a secção III do Capítulo VI do Regulamento, serão elementos da avaliação final: