Código: | LTU1318 | Sigla: | CEO |
Área de Ensino: | Gestão |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|
LTU | Desp. n.º 357/2008 (alterado aviso n.º9855/2012) | 2º | 4 | 39 | 106 |
Teórico-Práticas: | 32,00 |
Seminário: | 0,00 |
Outro: | 0,00 |
Docência - Horas
|
Português
DESCRIÇÃO RESUMIDA DA UNIDADE CURRICULAR
Através desta unidade curricular pretende-se que os alunos interiorizem o conceito de organização, procedendo-se a uma caracterização de diversas teorias organizacionais, nomeadamente as abordagens clássicas, a escola das relações humanas, a teoria sistémica e as abordagens contingenciais. Posteriormente serão desenvolvidas e analisadas as competências que contribuem para a eficácia de um gestor numa organização. Tendo em consideração os problemas relacionados com o desempenho individual e com a produtividade organizacional, são analisadas diversas teorias motivacionais, dando-se grande relevo aos processos comunicacionais numa organização, às situações de conflito e principais orientações no relacionamento interpessoal. O papel do grupo nas organizações e a importância do trabalho em equipa constituem, de igual modo, uma importante área de conhecimento a desenvolver, apresentando-se uma evolução do estudo científico sobre o fenómeno da liderança, salientando-se os principais pontos das mais significativas investigações neste domínio. Pretende-se, igualmente, promover o estudo da ética e da responsabilidade das empresas.
OBJETIVOS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
a) Proporcionar a compreensão das razões que levaram à análise das organizações numa base científica e racional
b) Perceber a importância do elemento humano como base explicativa crucial do funcionamento interno das organizações e descrever as organizações como sistemas sociais
c) Compreender o processo motivacional e conhecer os conceitos principais das teorias motivacionais
d) Proporcionar o conhecimento dos conceitos teóricos para se poder analisar o funcionamento dos grupos
e) Compreender a importância de uma comunicação eficaz para o desenvolvimento individual e para o sucesso organizacional
f) Proporcionar a compreensão da problemática da liderança
g) Refletir acerca da importância da moralidade, ética e deontologia, tendo em consideração as dimensões pessoal e profissional
h) Conhecer e compreender as principais perspetivas relativas à ética e ao desenvolvimento moral
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
a) Proceder à realização de um diagnóstico do clima organizacional
b) Melhorar os níveis motivacionais dos colaboradores organizacionais
c) Melhorar os processos comunicacionais
d) Intervir ao nível da gestão de conflitos
e) Liderar e motivar equipas multidisciplinares
f) Desenvolver a capacidade de escuta efetiva, negociando, persuadindo e argumentando
g) Desenvolver uma expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações individuais, nos grupos e organizações
h) Refletir e atuar de forma crítica, compreendendo a sua posição e função na estrutura da organização
i) Dominar o vocabulário básico da Ética e da Deontologia, nomeadamente no que diz respeito aos temas desenvolvidos e às teorias apresentadas
A compreensão das organizações
A tripla competência de Robert Katz
A motivação humana
A importância da comunicação no contexto organizacional
O conflito e as principais orientações no relacionamento interpessoal
O processo de liderança
Os grupos nas organizações e a importância do trabalho em equipa
Moral, Ética e Deontologia: uma clarificação dos conceitos
As diferentes teorias éticas
A Responsabilidade Social das empresas
ALMEIDA, F. ;Ética, Valores Humanos e Responsabilidade Social das Empresas, Princípia Editora, Lda, 2010 |
CUNHA, M. P. [et al.];Manual de Comportamento Organizacional e Gestão, Editora RH, Lda, 2007 |
PARREIRA, M. ;Liderança ¿ A Fórmula Multiplex, Edições Sílabo, 2010 |
SCHEIN, E. ;Psicologia Organizacional, Prentice-Hall do Brasil Lda, 1982 |
VALA, J., [et.al.];Psicologia Social das Organizações, Celta Editora, 1994 |
PARREIRA, A.;Os processos de liderança nas equipas de trabalho, Plátano , 1989 |
PARREIRA, A.;Comunicação e motivação nos grupos e reuniões de trabalho, Plátano, 1989 |
Pretende-se estimular os alunos a participarem ativamente nas aulas e no processo (voluntário) de avaliação contínua, desenvolvendo a sua capacidade crítica e as suas aptidões para um estudo pessoal eficaz.
Serão privilegiados os métodos ativos através, nomeadamente, da utilização de estudos de caso, trabalhos de grupo e role-playing.
A abordagem teórica das temáticas será, sempre que possível, feita com recurso às diferentes experiências pessoais e profissionais dos alunos, estabelecendo-se uma relação direta com o mercado de trabalho.
Com o objetivo de se potenciar a aprendizagem poderão ser, também, utilizados métodos audiovisuais.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
---|---|---|---|
Participação presencial (estimativa) | Aulas | 30 | |
Seminário | Participação Presencial | 3 | |
Estudo de caso/Reflexão sobre conteúdos programáticos | 6 | ||
Estudo autónomo individual | Estudo | 67 | |
Total: | 106 |
Teste escrito individual: 2 (50% + 50%)
Uma prova escrita: 100%