Código: | LTU1317 | Sigla: | CP |
Área de Ensino: | História |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LTU | Desp. n.º 357/2008 (alterado aviso n.º9855/2012) | 2º | 6 | 57 | 160 |
Teórico-Práticas: | 48,00 |
Outro: | 0,00 |
Docência - Horas
|
Português
Resumo descritivo da unidade curricular:
A indagação do que constitui uma identidade nacional implica a análise do universo cultural. Através da unidade curricular de Cultura Portuguesa, os alunos mobilizarão metodologias de modo a compreenderem articuladamente a sucessão de correntes culturais dominantes desde o século XIX e que definem o país em que vivem.
Objetivos:
A unidade curricular de Cultura Portuguesa visa:
- refletir criticamente sobre sociedade, mitos e representações que alicerçam Portugal do século XIX ao presente;
- analisar registos documentais escritos e audiovisuais;
- debater fundamentadamente os diversos temas tratados;
- aplicar metodologias adequadas ao desenvolvimento de uma conceção autónoma e fundamentada acerca do universo cultural português.
Competências e resultados de aprendizagem:
- desenvolvimento do espírito crítico e da autonomia dos discentes;
- fundamentação de perspetivas sobre a cultura portuguesa;
- consolidação de conhecimentos;
- promoção da interdisciplinaridade;
- contribuição para uma integração plena e competente dos discentes na sociedade contemporânea.
Conteúdos programáticos:
O estudo promovido pela unidade curricular de Cultura Portuguesa incidirá sobre a confluência de elementos históricos, filosóficos, literários e artísticos que determinaram a representação de Portugal enquanto nação independente e na sua relação com a alteridade ao longo dos últimos dois séculos. Analisar-se-ão os seguintes tópicos:
1. Definição teórica de uma abordagem identitária, tendo em conta:
1.1. os estudos culturais enquanto metodologia;
1.2. a identidade nacional e o mito enquanto objeto de estudo.
2. Ruturas do século XIX em Portugal:
2.1. Contribuições do Romantismo para a reavaliação histórica e para a renovação de valores;
2.2. A Geração de 70 (profundidade de análise e vencidismo; a ironia crítica patente através do folhetinismo e da caricatura);
2.3. A metafísica do ser português e sua importância na formação de uma ideologia.
3. Ruturas do século XX:
3.1. O 1º Modernismo e a aproximação ao outro estrangeiro;
3.2. O Presencismo e o neorrealismo;
3.3. Representações em tempos de Estado Novo (discursos/enunciados do poder e das oposições; perspetivas externas de emigrantes, exilados, estrangeiros);
3.3. Encruzilhadas da contemporaneidade.
LOURENÇO, Eduardo;O Labirinto da Saudade, Gradiva, , 2013. ISBN: 978-972-662-765-4 |
MARQUES, A. H. de Oliveira et al.;¿Valores e realizações culturais¿, in Nova História de Portugal. Portugal da Monarquia para a República, Editorial Presença, 1991. ISBN: 972-23-1420-3 ((pág.: 577-616)) |
FRANÇA, José-Augusto,;A Arte em Portugal no Século XX, Bertrand, 1991. ISBN: 972-25-0045-7 |
GUIMARÃES, Fernando;Simbolismo, Modernismo e Vanguardas , INCM, 1982 |
ROSAS, Fernando et al.;¿Salazarismo e cultura¿, in Nova História de Portugal. Portugal e o Estado Novo (1930-1960), Editorial Presença, 1992. ISBN: 972-23-1558-7 ((pág.: 391-454)) |
ROSAS, Fernando et al.;¿Portugal, o Estado Novo e a Segunda Guerra Mundial¿, in Nova História de Portugal. Portugal e o Estado Novo (1930-1960), Editorial Presença, 1992. ISBN: 972-23-1558-7 (Pág.: 42-85) |
Cada conteúdo programático
iniciar-se-á com uma preparação teórica, antecedendo a componente prática de
análise e debate de ensaios e textos literários, bem como de imagens e registos
audiovisuais.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Total: | 45 |
Elementos da Avaliação Contínua:
2 Testes escritos individuais: 2x40%
Trabalho de grupo (escrita: 10; apresentação oral: 10%)
Total: 100%
Nos termos do Regulamento, fica estipulada a obtenção da nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco valores, em cada um dos testes escritos na avaliação contínua para a prossecução nessa mesma modalidade. Caso o aluno falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no primeiro teste escrito, transita para a modalidade de avaliação final. Caso o aluno falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no 2º teste escrito, só poderá apresentar-se na época de recurso.
Elementos da Avaliação Final:
Prova escrita individual: 100%
Tempo total de trabalho do aluno: 160 h
- aulas teórico-práticas: 45 h
- outras: 12 h
- avaliação: 5 h
- estudo autónomo: 98 h