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Cultura Portuguesa

Código: LTU1317    Sigla: CP

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Área de Ensino: História

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LTU Desp. n.º 357/2008 (alterado aviso n.º9855/2012) 6 57 160

Horas Efetivamente Lecionadas

TTU21SD1

Teórico-Práticas: 48,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Outro: 0,80

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular:
A indagação do que constitui uma identidade nacional implica a análise do universo cultural. Através da unidade curricular de Cultura Portuguesa, os alunos mobilizarão metodologias de modo a compreenderem articuladamente a sucessão de correntes culturais dominantes desde o século XIX e que definem o país em que vivem.

Objetivos:
A unidade curricular de Cultura Portuguesa visa:
- refletir criticamente sobre sociedade, mitos e representações que alicerçam Portugal do século XIX ao presente;
- analisar registos documentais escritos e audiovisuais;
- debater fundamentadamente os diversos temas tratados;
- aplicar metodologias adequadas ao desenvolvimento de uma conceção autónoma e fundamentada acerca do universo cultural português.

Competências e resultados de aprendizagem:
- desenvolvimento do espírito crítico e da autonomia dos discentes;
- fundamentação de perspetivas sobre a cultura portuguesa;
- consolidação de conhecimentos;
- promoção da interdisciplinaridade;
- contribuição para uma integração plena e competente dos discentes na sociedade contemporânea.

Programa

Conteúdos programáticos:
O estudo promovido pela unidade curricular de Cultura Portuguesa incidirá sobre a confluência de elementos históricos, filosóficos, literários e artísticos que determinaram a representação de Portugal enquanto nação independente e na sua relação com a alteridade ao longo dos últimos dois séculos. Analisar-se-ão os seguintes tópicos:

1. Definição teórica de uma abordagem identitária, tendo em conta:
1.1. os estudos culturais enquanto metodologia;
1.2. a identidade nacional e o mito enquanto objeto de estudo.

2. Ruturas do século XIX em Portugal:
2.1. Contribuições do Romantismo para a reavaliação histórica e para a renovação de valores;
2.2. A Geração de 70 (profundidade de análise e vencidismo; a ironia crítica patente através do folhetinismo e da caricatura);
2.3. A metafísica do ser português e sua importância na formação de uma ideologia.

3. Ruturas do século XX:
3.1. O 1º Modernismo e a aproximação ao outro estrangeiro;
3.2. O Presencismo e o neorrealismo;
3.3. Representações em tempos de Estado Novo (discursos/enunciados do poder e das oposições; perspetivas externas de emigrantes, exilados, estrangeiros);
3.3. Encruzilhadas da contemporaneidade.

Bibliografia Principal

LOURENÇO, Eduardo;O Labirinto da Saudade, Gradiva, , 2013. ISBN: 978-972-662-765-4
MARQUES, A. H. de Oliveira et al.;¿Valores e realizações culturais¿, in Nova História de Portugal. Portugal da Monarquia para a República, Editorial Presença, 1991. ISBN: 972-23-1420-3 ((pág.: 577-616))

Bibliografia Complementar

FRANÇA, José-Augusto,;A Arte em Portugal no Século XX, Bertrand, 1991. ISBN: 972-25-0045-7
GUIMARÃES, Fernando;Simbolismo, Modernismo e Vanguardas , INCM, 1982
ROSAS, Fernando et al.;¿Salazarismo e cultura¿, in Nova História de Portugal. Portugal e o Estado Novo (1930-1960), Editorial Presença, 1992. ISBN: 972-23-1558-7 ((pág.: 391-454))
ROSAS, Fernando et al.;¿Portugal, o Estado Novo e a Segunda Guerra Mundial¿, in Nova História de Portugal. Portugal e o Estado Novo (1930-1960), Editorial Presença, 1992. ISBN: 972-23-1558-7 (Pág.: 42-85)

Métodos de Ensino

Cada conteúdo programático iniciar-se-á com uma preparação teórica, antecedendo a componente prática de análise e debate de ensaios e textos literários, bem como de imagens e registos audiovisuais.

 


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
  Total: 45

Avaliação Contínua

Elementos da Avaliação Contínua:
2 Testes escritos individuais: 2x40%
Trabalho de grupo (escrita: 10; apresentação oral: 10%)

Total: 100%

Nos termos do Regulamento, fica estipulada a obtenção da nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco valores, em cada um dos testes escritos na avaliação contínua para a prossecução nessa mesma modalidade. Caso o aluno falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no primeiro teste escrito, transita para a modalidade de avaliação final. Caso o aluno falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no 2º teste escrito, só poderá apresentar-se na época de recurso.

Avaliação Final

Elementos da Avaliação Final:
Prova escrita individual: 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Tempo total de trabalho do aluno: 160 h
- aulas teórico-práticas: 45 h
- outras: 12 h
- avaliação: 5 h
- estudo autónomo: 98 h