• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > LTU1210

Estatística

Código: LTU1210    Sigla: EST

Ocorrência: 2014/2015 - 2S

Área de Ensino: Matemática

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LTU Desp. n.º 357/2008 (alterado aviso n.º9855/2012) 6 60 160

Horas Efetivamente Lecionadas

TTU12SD1

Teórico-Práticas: 48,00
Outro: 15,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Outro: 0,80

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
No âmbito desta unidade curricular, procura-se transmitir aos alunos uma visão aprofundada da Estatística Descritiva virada para a Análise Estatística, enquanto método e prática de apoio à decisão no contexto de organizações, salientando-se, em particular, o papel que a mesma desempenha como método de abordagem de processos de tomada de decisão. 

Exploram-se os principais métodos e técnicas de análise estatística descritiva, aplicados ao turismo e à gestão hoteleira. É enfatizada a ligação ao meio exterior, nomeadamente através da ligação ao NIDISAG, o que vai favorecer a compreensão, o estudo, resolução e a aplicação da análise em situações reais. Dá-se especial atenção à crítica e interpretação dos resultados.

OBJETIVOS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
São objetivos desta unidade curricular levar o aluno a:
- Desenvolver conceitos de coleta de dados e conceção e organização de questionários; sensibilizar os alunos para o tratamento estatístico de dados de diferentes naturezas e proveniências;
- Introduzir a formulação, resolução e implementação do método estatístico na análise de problemas;
- Mostrar como a utilização da estatística para a solução optimizada de problemas, contribui para a sua formação profissional;
- Distinguir escalas de medições de variáveis e identificar, dentro de cada classe, as principais medidas de estatística descritiva;
- Saber aplicar as medidas de estatística descritiva apropriadas a determinado problema; 
- Interpretar as medidas estatísticas estudadas à luz dos enunciados dos problemas;
- Efetuar cruzamentos entre variáveis;
- Compreender a importância da associação entre variáveis e a dinâmica da regressão linear e correlação simples;
- Compreender e saber aplicar o método dos mínimos quadrados e interpretando os coeficientes da reta de regressão e ser capaz de efetuar previsões através da reta de regressão.
- Efetuar comparações entre resultados em séries cronológicas.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Criar e desenvolver competências que permitam:
- efetuar uma análise estatística com base em questionários;
- aplicar os procedimentos de recolha de dados - questionários;
- compreender o papel ativo da Estatística no contexto da tomada de decisão em gestão;
- desenvolver competências na implementação da análise de dados com software.
- aplicar os métodos e técnicas da estatística na resolução de problemas.

Programa

1. Questionários

 Elaboração do questionário, escalas de medida e tipos de questões e de respostas. Análise e elaboração de questionários. Ferramentas de apoio à elaboração de questionários online. Questionários em papel vs questionários online: vantagens e desvantagens.

2.  Estatística Descritiva
Conceitos fundamentais: população, amostra, atributos e variáveis.
Distribuição de frequências: Tabelas de frequências e representação gráfica de dados qualitativos, discretos e contínuos.
Caracterização de dados - Medidas Descritivas
Medidas de localização:
- Medidas de tendência central: média, mediana e moda.
- Medidas de tendência não central: quantis. Diagrama caixa de bigodes.
- Medidas de dispersão e de concentração: amplitude total, amplitude interquartis, variância e desvio-padrão; Coeficiente de variação
- Medidas de assimetria e de achatamento: coeficiente de assimetria, coeficiente de curtose.
Associação entre duas variáveis
- Covariância e correlação linear. 
- Modelo de Regressão Linear Simples: retas de regressão dos mínimos quadrados. Avaliação da qualidade do modelo

3. Séries Cronológicas
Componentes de uma SC. Modelos de decomposição. Análise de tendência. Análise de sazonalidade.

4. Uso de software estatístico
Operações básicas. Construção de tabelas de frequências. 
Representação gráfica e cálculo de medidas descritivas. 
Cruzamento de variáveis: tabelas de contingência e associação entre variáveis quantitativas. Associação entre variáveis qualitativas 
Análise de casos práticos.

Bibliografia Principal

Reis, E; Estatística Descritiva, Lisboa: Edições Sílabo, 2008
Hill, M.M.; Hill, A;Investigação por Questionário, Lisboa: Edições Sílabo, 2000

Bibliografia Complementar

Barbosa, D.R.B.; Milone, G. ;Estatistica Aplicada ao Turismo e Hotelaria, Asa, 2010
Silvestre, A; Análise de Dados, Estatística Descritiva, Lisboa: Escolar Editora, 2007
ALEA; Dossiers Didácticos , (http://alea.ine.pt)

Métodos de Ensino

As aulas são teórico-práticas, sendo apresentados os conceitos de base seguidos do estudo de aplicações práticas e resolução de exercícios práticos.
Na abordagem do processo de cálculo, serão utilizadas ferramentas disponíveis em calculadoras e software estatístico.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  60,8
  Total: 60,8

Avaliação Contínua

Testes escritos individuais:  2 (40%+40%)

Realização, apresentação e discussão de um trabalho prático obrigatório (de grupo) sobre tema inserido na atividade do NIDISAG (20%). O trabalho será realizado em grupo mas a nota será atribuída individualmente

Avaliação Final

Teste escrito individual: 1 (100%)

Avaliação Especial (TE, DA, ...)


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Tempo total de trabalho do aluno: 160 h


Contacto com o Docente:
Teórico-práticas: 45 horas
Outros: 15 horas
Avaliação: 6 horas


Estudo pessoal autónomo: 94 horas