Código: | LTU1209 | Sigla: | GOT |
Área de Ensino: | Turismo |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LTU | Desp. n.º 357/2008 (alterado aviso n.º9855/2012) | 1º | 6 | 57 | 160 |
Teórico-Práticas: | 48,00 |
Outro: | 12,00 |
Docência - Horas
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Português
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A Geografia é fundamental para o estudo do turismo. O Turismo ocorre no território, envolvendo fluxos e atividades entre os diferentes espaços. É uma atividade que engloba e depende largamente das caraterísticas físicas, sociais das inter-relações que ocorrem entre o território, as atividades e os indivíduos. Esta unidade curricular considera, globalmente, três conceitos fundamentais: a dimensão espacial, as componentes geográficas do sistema turístico e a interação especial entre estas componentes, que resultam em impactes económicos, ambientais, culturais e sociais. Pretende-se, com esta unidade curricular, enquadrar os discentes no meio físico e humano que os rodeia e que configure o espaço turístico, bem como fornecer os meios de interpretação e informação tendo em consideração o ordenamento dos territórios turísticos.
OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR
Definir e caracterizar turismo, recreio e lazer enquanto componentes da organização do território, contribuindo para ampliar e consolidar conhecimentos sobre as abordagens geográficas do turismo
Compreender os conceitos de áreas geradoras, de trânsito e de destino
Caracterizar, do ponto de vista do turismo, as diversas regiões do mundo, identificar os mercados emissores e os mercados recetores
Analisar a estreita relação de interdependência e articulação sistémica entre o território e turismo, enaltecendo o papel dos transportes no desenvolvimento dos destinos e a influência do clima
Fornecer ferramentas para a compreensão da cartografia turística
Identificar, no contexto português, o significado e o papel da componente turismo na consolidação do processo de desenvolvimento e na estruturação territorial
Fornecer conhecimentos sobre os principais instrumentos de gestão territorial que permita fazer uma análise critica acerca do papel do planeamento estratégico no desenvolvimento dos destinos
Compreender a importância da gestão estratégica enquanto instrumento de acompanhamento e monitorização do desenvolvimento económico, social e territorial
1. Enquadramento concetual da geografia do Turismo
1.1. A natureza do turismo, recreio e lazer.
1.2. A articulação territorial do sistema turístico.
1.3. Modelos de fluxos e de desenvolvimento espacial do turismo.
2. Território e Turismo
2.1. Conceitos chave da geografia.
2.2. A diversidade de espaços geográficos e turísticos.
2.3. Turismo e ambiente.
3. Clima
3.1. Tipos de clima e zonas climáticas.
3.2. A influência do clima nas atividades turísticas.
3.3. Alterações climáticas.
4. Cartografia turística
4.1. Noções básicas de localização e orientação.
4.2. Linguagem dos mapas.
4.3. Mapa turístico.
5. O Turismo no Mundo
5.1. Regiões de turismo a nível mundial.
5.2. Geografia dos fluxos turísticos internacionais.
5.3. Perspetivas futuras.
6. O Turismo em Portugal
6.1. Fases de consolidação do turismo nacional.
6.2. A diversidade de espaços geográficos e turísticos em Portugal.
6.3. Padrões de fluxos turísticos.
6.4. Caracterização dos mercados de origem.
7. Os transportes
7.1 Implicações dos transportes nos destinos.
7.2 Turismo e mobilidade
Boniface, B. & Cooper, C. ;Worldwide destinations: The geography of travel and tourism, Butterworth-Heinemann, 2005 |
Calabuig, J. & Ministral, M. ;Manual de geografía turística de España , Síntesis, 1999 |
Cunha, L.;Economia e Política do Turismo, 3ª edição, Lidel, 2013 |
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Ministério da Economia e da Inovação;PENT - Plano Estratégico Nacional do Turismo, MEI, 2006 |
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Williams, S. ;Tourism geography, Routledge, 1998 |
As aulas combinarão a exposição formal de conceitos, teorias e modelos, estimulando a participação dos alunos através do debate, da intervenção constante e da reflexão crítica das temáticas abordadas. A abordagem expositiva/participativa será útil ao nível das questões conceptuais associadas às temáticas da geografia e ordenamento do turismo, na sua vertente de natureza mais teórica.
O recurso a estudos de caso, a pesquisa e análise de dados e à elaboração de trabalhos no decurso das aulas permitirá aos alunos consolidar os conhecimentos apreendidos e, simultaneamente, promover processos de debate crítico e de proatividade na criação e aplicação de conhecimento. A este nível, pretende-se promover uma análise e aplicação prática dos conhecimentos previamente adquiridos e das metodologias associadas às temáticas lecionadas.
Decorrerão, em simultâneo, sessões de natureza prática de orientação e apoio aos trabalhos a desenvolver pelos alunos (individuais ou em grupo), bem como sessões de apresentação e debate dos trabalhos desenvolvidos.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Total: | 45 |
- Apresentação oral: 20%De acordo com a secção III do Capítulo VI do Regulamento, serão elementos da avaliação final:
Exame Final: 70%
Componente teórico-prática (30%): realização de um trabalho prático
Avaliação do trabalho prático:
- Relatório: 80%
apresentação/layout - 10%
sintaxe/ortografia - 10%
citações e referências - 10%
recolha e análise de informação - 70%
- Apresentação oral: 20%
Tempo de trabalho total do aluno - 160 horas
Teórico-práticas: 45 h
Outros: 12 h
Avaliação: 10 h
Estudo pessoal autónomo: 93 h