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Princípios de Turismo

Código: LTU1103    Sigla: PT

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Área de Ensino: Turismo

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LTU Desp. n.º 357/2008 (alterado aviso n.º9855/2012) 6 57 160

Horas Efetivamente Lecionadas

TTU11SD1

Teórico-Práticas: 48,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
 
A unidade curricular apresenta um caráter introdutório à Licenciatura em Turismo, pelo que se pretende dotar os discentes das necessárias bases teóricas e conceptuais que enquadrem o Turismo enquanto atividade económica abrangente e sistémica.
Pretende-se, em primeira instância, pela natureza introdutória desta unidade curricular, dotar os alunos de conhecimentos teóricos, práticas, instrumentos e metodologias que constituam uma base sólida de interação e complemento às restantes unidades curriculares do curso.
Proporcionar um conhecimento global da atividade turística numa perspetiva pluridisciplinar e integradora das diferentes áreas científicas. Possibilitar uma visão global capaz de, identificar os principais recursos turísticos de um destino, permitir a construção e organização posterior em produtos / serviços capazes de, serem promovidos de acordo com diversas lógicas e estratégias implementadas assentes em, critérios de qualidade adequados à sustentabilidade que os destinos o exigem.

 
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
 
 1. Compreender os conceitos fundamentais relativos ao Turismo;
2. Identificar o processo de evolução do Turismo a nível internacional e nacional, nomeadamente os momentos chave do seu desenvolvimento;
3. Identificar e utilizar os principais indicadores estatísticos que permitem caracterizar a dimensão e expressão quantitativa do Turismo a nível mundial e em Portugal;
4. Reconhecer a perspetiva sistémica do setor do Turismo, identificando e caracterizando os elementos da oferta que o compõem;
5. Compreender os fatores e determinantes associados à procura turística;
6. Reconhecer os tipos, funções e competências das organizações do sector do Turismo; identificar organização institucional do Turismo em Portugal;
7. Debater e questionar tendências fundamentais do futuro do setor do Turismo.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
 
Pretende-se, no decurso da unidade curricular, desenvolver nos alunos as seguintes competências de natureza técnica, académica e comportamental:

1. Sensibilizar os alunos para a importância e dimensão do setor do turismo a nível internacional e nacional, fornecendo-lhes um corpo teórico de conhecimento sólido associado com os conceitos e questões fundamentais lecionadas, bem como fornecer-lhes instrumentos metodológicos que lhes permita aplicar a teoria à prática;

2. Desenvolver capacidades analíticas e de avaliação, de pesquisa e investigação;

3. Desenvolver competências de criatividade e inovação no processo de desenvolvimento do turismo;

4. Fomentar o trabalho em equipa, a coordenação de ideias e liderança;

5. Fomentar a criatividade e responsabilidade na resolução de problemas e gestão de obstáculos;

6. Desenvolver competências de responsabilidade, motivação, autonomia e adaptação à realidade do sector do turismo, que garanta um desempenho de elevada qualidade;

7. dotar os alunos de conhecimento e competências técnicas que contribuam para a prática de atividades profissionais que se enquadrem em qualquer um dos subsetores da atividade turística.

Programa

1. Turismo: enquadramento teórico e conceptualização
1.1 Conceitos fundamentais associados ao Turismo e às Viagens
1.2 A natureza e características do Turismo
1.3 Classificações
1.4 Tipos de Turismo

2. A evolução histórica do Turismo
2.1 A nível mundial
2.2 Em Portugal

3. O Turismo como atividade económica: análise de indicadores de caracterização
3.1 Dimensão e crescimento do setor do Turismo
3.2 A importância do Turismo na economia
3.3 Tendências do turismo internacional
3.4 Perspetivas de crescimento do turismo

4. O Sistema Turístico: a oferta
4.1 Conceito de Destino Turístico; Tipologias.
4.2 Conceito de Produto Turístico
4.3 Composição e elementos da oferta turística

5. A Procura Turística
5.1 Conceito e formação da procura
5.2 Fatores determinantes da procura
5.3 Motivações associadas à procura turística

6. A Organização Institucional do Setor do Turismo
6.1 Organizações do turismo a nível internacional, nacional, regional, local
6.2 Organizações públicas e privadas
6.3 Organização do Turismo em Portugal
6.3.1 Atribuições e competências dos diferentes organismos 

7. Turismo, Planeamento e Desenvolvimento
7.1. Desenvolvimento e sustentabilidade

Bibliografia Principal

Cooper, C., Fletcher, J., Fyall, A., Gilbert, D. & Wanhill, S. ;Tourism - principles and practice, Prentice Hall, 2008
Cunha, L.;Introdução ao Turismo, Editorial Verbo, 2001
Cunha, L.;Economia e Política do Turismo, Verbo, 2006
Goeldner, C. R.; Ritchie, J. R. B.; McIntosh, Robert W. ;Turismo: Princípios, Práticas e Filosofias, São Paulo, Bookman, 2002
Leiper, N. ;The Framework of Tourism: Towards a Definition of Tourism, Tourist, and the Tourist Industry. Annals of Tourism Research, 6 (4), 390-407., 1979
Lickorish, L. J. & Jenkins, C. L.;Introdução ao Turismo, Editora Campus, 2000
Mathieson, A. & Wall, G.;Tourism - Economic, Physical and Social Impacts,, Longman, 1982
Medlik, S.;Understanding tourism, Butterworth-Heinemann, 1997
Pina, P. ;O turismo no século XX, Lucidus, 1988
World Tourism Organisation;Introducción al Turismo, WTO, 2001

Bibliografia Complementar

Beni, M. C. ;Análise Estrutural do Turismo, Editora Senac, 2001
Cooper, C. & Hall, C. M. ;Contemporary Tourism: An International Approach, Elsevier, 2008
Holloway, J. ;The business of tourism, Longman, 1995
Theobald, W.;Global Tourism, Elsevier, 2005
World Tourism Organisation;Social Impacts of Tourism, WTO, 1997
INSKEEP, Eduard;Tourism Planning : an integrated and sustainable approach, Van Nostrand Reinhold - Nova Iorque, 1991
REIGADO, Felisberto Marques;Desenvolvimento e Planeamento Regional; uma abordagem sistémica, Editorial Estampa - Lisboa, 2000
Ryan, C.;Recreational Tourism: Demand and Impacts, Channel View Publications, 2003
Sharpley, R.;Travel and tourism, Sage Publications, 2006
WTO, OECD, UN & Comission of the European Communities ;Tourism Satellite Account (TSA): Recommended Methodological Framework, , OECD Publishing, 2001

Métodos de Ensino

As aulas combinarão a exposição formal de conceitos, teorias e modelos, estimulando a participação dos alunos através do debate, da intervenção constante e da reflexão crítica das temáticas abordadas. A abordagem expositiva/participativa será útil ao nível das questões conceptuais lecionadas.
Decorrerão, ainda, sessões de natureza prática de orientação e apoio aos trabalhos a desenvolver pelos alunos (individuais ou em grupo), bem como sessões de apresentação e debate dos trabalhos desenvolvidos.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Avaliação Contínua

Elementos da Avaliação Contínua:

2 Testes escritos individuais: 2x40%
Casos práticos: 20%
Total: 100%

Avaliação Final

Elementos da Avaliação Final:
Prova escrita individual: 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Tempo de trabalho total do aluno - 160 horas
Teórico-práticas: 45 h
Outros: 12 h
Avaliação: 5 h
Estudo pessoal autónomo: 98 h