Código: | LTU1101 | Sigla: | IG |
Área de Ensino: | Gestão |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LTU | Desp. n.º 357/2008 (alterado aviso n.º9855/2012) | 1º | 4 | 36 | 107 |
Teórico-Práticas: | 34,00 |
Docência - Horas
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Português
Resumo descritivo da unidade curricular
Esta unidade curricular visa colocar os alunos em contacto com os principais conceitos da Gestão, proporcionando uma visão integrada dos seus processos e diferentes áreas funcionais. A perspectiva assumida é a da visão multidisciplinar da empresa no processo de criação de valor, acompanhando a transmissão dos fundamentos teóricos da gestão com a exemplificação prática e o treino de competências.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
Com esta unidade curricular pretende-se preparar o aluno com um corpo de conhecimentos que facilitem a compreensão da Gestão em organizações com ou sem fins lucrativos. Neste sentido, esta unidade curricular assume como principais objetivos:
- Sensibilizar os alunos para os conceitos básicos da gestão, sobretudo relacionados com a organização e funções do gestor;
- Compreender a natureza da gestão nas organizações, tendo em consideração a evolução do pensamento científico neste domínio;
- Descrever as principais etapas do processo de gestão, com especial incidência nos aspetos relacionados com o planeamento, organização, direção e controlo;
- Entender, resumidamente, como funciona a gestão de uma empresa ao nível das suas principais áreas funcionais, designadamente a gestão da produção, recursos humanos, comercial e financeira;
- Enquadrar a empresa no seu meio envolvente e na sua área de negócio, através da análise SWOT, e enfatizar a importância da responsabilidade social no desenvolvimento sustentável da empresa.
Com base na resolução de estudos de caso, o aluno deverá ser capaz de decidir sobre soluções ajustadas a tomar pelas empresas de forma a atingirem eficazmente os seus objetivos.
Competências a desenvolver
No final da unidade curricular os alunos deverão ter capacidade para:
- Assimilar a terminologia e linguagem técnica utilizada em gestão;
- Compreender que a gestão atual resulta de décadas de evolução e de contribuições de diversos autores, gestores e economistas;
- Adotar uma visão panorâmica da dinâmica de gestão de uma empresa, encarando-a como um fenómeno multifacetado;
- Saber encarar os desafios e problemas com que uma empresa se depara e saber conduzir o "leme do barco" rumo à maximização da sua eficiência e eficácia;
- Perceber que a empresa se encontra inserida num contexto com determinadas características e especificidades que podem constituir oportunidades ou ameaças ao seu próprio desempenho;
1 INTRODUÇÃO
1.1 Conceitos básicos
1.2 As organizações
1.3 A gestão e os gestores
2 EVOLUÇÃO DA TEORIA DA GESTÃO
2.1 As teorias clássicas
2.2 As teorias comportamentalistas
2.3 As teorias pragmáticas
2.4 Perspetivas de evolução do pensamento teórico
3 O PROCESSO DE GESTÃO
3.1 Planeamento
3.1.1 Objetivos, tipos e ferramentas do planeamento
3.1.2 A gestão estratégica
3.1.3 A tomada de decisão
3.2 Organização e Direção
3.2.1 A estrutura organizacional
3.2.2 Motivação e liderança
3.2.3 O processo de comunicação
3.3 Controlo
3.3.1 Fundamentos do controlo
3.3.2 Modelo do Controlo
3.3.3 Instrumentos e princípios do controlo
4 PRINCIPAIS ÁREAS FUNCIONAIS DA GESTÃO
4.1 Gestão da Produção
4.1.1 Organização dos sistemas produtivos
4.1.2 Gestão de stocks
4.1.3 Controlo de qualidade
4.2 Gestão de Recursos Humanos
4.2.1 Estratégia de recursos humanos
4.2.2 Liderança e estilos de gestão
4.2.3 Produtividade do trabalho
4.3 Marketing e Gestão comercial
4.3.1 O marketing-mix
4.3.2 A segmentação dos mercados
4.3.3 A estratégia comercial
4.4 Gestão Financeira
4.4.1 Objetivos e estratégia financeira
4.4.2 Instrumentos de informação contabilística
4.4.3 Principais indicadores de análise financeira
5 A EMPRESA E O MEIO ENVOLVENTE
5.1 A análise SWOT
5.2 A responsabilidade social
Teixeira, Sebastião;Gestão das Organizações. 3ª Edição, Editorial Presença, 2013 |
MARQUES PINTO, CARLOS et al.;Fundamentos de Gestão, 3ª Edição, Editorial Presença, 2010 |
SOUSA, ANTÓNIO ;Introdução à Gestão – Uma abordagem sistémica, Editorial Presença, 1999 |
ARMSTRONG, MICHAEL ;Como Ser Ainda Melhor Gestor, Biblioteca Exame, 2005 |
Os conteúdos desta unidade curricular serão expostos em aulas teórico-práticas, que combinam a exposição teórica com a discussão de casos práticos e a resolução de exercícios de aplicação. No decurso das aulas, os alunos serão estimulados a expressarem o seu entendimento sobre os conteúdos expostos.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 30 | |
Seminário | Participação Presencial | 2 | |
Outras | Projectos | 4 | |
Avaliação individual | Teste/Exame | 6 | |
Dinâmica de grupo | 20 | ||
Estudo autónomo individual | Estudo | 45 | |
Total: | 107 |
Elementos da Avaliação Contínua;
2 Testes escritos individuais: 2X40%
1 Trabalho prático de grupo: 20%
Total: 100%
Elementos da Avaliação Final:
Prova escrita individual: 100%