Código: | LRE1427 | Sigla: | EPR |
Área de Ensino: | Gestão |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LRE | Desp. n.º 20530/2009 (alterado aviso n.º9854/2012) | 2º | 6 ECTS | 60 | 160 |
Teórico-Práticas: | 48,00 |
Seminário: | 0,00 |
Outro: | 0,00 |
Docência - Horas
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Português
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A unidade curricular de empreendedorismo visa potenciar nos discentes competências empreendedoras e de planeamento de novos negócios. Está estruturada em 3 secções de conteúdos: (1) empreendedorismo e inovação; (2) o processo empreendedor e (3) o processo de elaboração de um plano de negócios. A metodologia seguida é ativa pela integração de várias abordagens pedagógicas e o atendimento aos discentes é presencial e à distância. Os resultados estão focados na aquisição de novos conhecimentos de empreendedorismo e inovação e na elaboração de planos de negócios.
OBJETIVOS
Os objetivos fundamentais desta unidade curricular são desenvolver nos discentes os conhecimentos básicos sobre empreendedorismo e inovação e a capacidade de desenvolver planos de negócio para empresas, produtos ou serviços.
COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
No final desta unidade curricular, o discente deverá ser capaz de:
- Demonstrar conhecimento sobre os conceitos de empreendedorismo e inovação;
- Conhecer as interligações e interdependências entre ambos os conceitos;
- Promover um espírito empreendedor;
- Elaborar um plano de negócios.
1. Empreendedorismo e inovação:
1.1 A importância do empreendedorismo;
1.2 Formas de empreendedorismo;
1.3 Importância da inovação;
1.4 Tipologias e classificações de inovação;
1.5 Empreendedorismo e inovação.
2. O processo empreendedor:
2.1 Empreendedorismo no local de trabalho;
2.2 Criação de novas empresas;
2.3 O marketing da start-up.
3. Processo de elaboração de um plano de negócios:
3.1 Da ideia ao negócio;
3.2 Estudo do ambiente competitivo;
3.3 Benchmarking concorrencial;
3.4 Definição do modelo de negócio:
3.4.1 Business model generation;
3.5 O plano de marketing;
3.6 Os recursos humanos - competências;
3.7 Planeamento económico e financeiro.
Osterwalder, A. & Pigneur, Y.;Criar Modelos de Negócio, 5a edição, D. Quixote, 2013 |
Gaspar, F.;O Processo Empreendedor e a criação de Empresas de Sucesso, Sílabo, 2009 |
DEGEN, Ronald J;O Empreendedor: empreender como opção de carreira, Pearson Education, 2009 |
Ussmane, M. H.;Inovação e Criatividade, Sílabo, 2013 |
SALIM,C. S.;Construindo planos de negócios: todos os passos para planear e desenvolver negócios de sucesso, 2a ed., Editora Campus: R. Janeiro., 2003 |
Osterwalder, A. & Pigneur, Y.;Modelo de Negócio EU, D. Quixote, 2013 |
Catalão, J.;A Arte da Guerra na Criatividade e Inovação, Topbooks, 2014 |
A metodologia baseia-se na exposição e discussão dos conceitos teóricos, de casos e exemplos práticos. Far-se-á recurso a materiais pedagógicos complementares como vídeos, internet e artigos com a finalidade de enquadrar os temas em estudo. Realizar-se-ão planos de negócios de novos serviços num contexto real.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Plano de negócios | 10 | ||
Avaliação | Teste/Exame | 5 | |
Estudo autónomo individual | Estudo | 79 | |
Outro | Projectos | 12 | |
Seminários | Participação Presencial | 3 | |
Total: | 154 |
- Realização de dois testes individuais: 50% (25%+25%)
- Prova escrita individual (100%)