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Técnicas de Apoio à Gestão

Código: LRE1317    Sigla: TAG

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LRE Desp. n.º 20530/2009 (alterado aviso n.º9854/2012) 4 ECTS 36 107

Horas Efetivamente Lecionadas

TRE21SN1

Teórico-Práticas: 0,00
Seminário: 0,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Seminário: 0,00
Outro: 0,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A unidade curricular está estruturada para familiarizar o aluno com conceitos e ferramentas de cálculo fundamentais a um futuro gestor de empresas e indispensáveis para a apreensão de conteúdos que vão ser tratados durante o curso. Para o efeito, foi concebida para fornecer ao aluno uma 1ª abordagem de temas importantes da prática corrente nas empresas e de informação básica no domínio das finanças.


OBJETIVOS
1. Apreender conceitos básicos na área da gestão de empresas;
2. Utilizar procedimentos de cálculo de suporte a abordagens em unidades curriculares subsequentes;
3. Dominar conceitos e ferramentas matemáticas necessários a um incremento de skills de literacia financeira;
4. Utilizar formulações matemáticas e estatísticas na análise dos fenómenos económicos-empresariais;
5. Executar cálculos, baseando-se em dados numéricos obtidos nas fontes externas ou internas das empresas

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER E RESULTADOS ESPERADOS
1. A aptidão numérica e habilidades quantitativas, inclusive análise de dados, interpretação e extrapolação, com desenvolvimento de raciocínios logicamente consistentes;
2. O desenvolvimento de um raciocínio lógico, crítico e analítico de um modo criativo;
3. A capacidade de problematizar as múltiplas dimensões do fenómeno empresarial;
4. Utilizar adequadamente a terminologia e linguagem dos fenómenos económicos, empresariais e de contabilidade;
5. Utilizar formulações matemáticas e estatísticas na análise dos fenómenos económicos e empresariais;
6. Executar cálculos, baseando-se em dados numéricos obtidos nas fontes externas ou internas das empresas.

Programa

1. INTRODUÇÃO À ANÁLISE DE DADOS
a. População e amostra, Classificação de dados
b. Medidas de Estatística Descritiva
c. Medidas de localização: média, moda, mediana e quartis
d. Medidas de Dispersão: Variância e Desvio Padrão
e. Medidas de Assimetria
f. Medidas de Concentração

2. TAXAS ABOLUTAS E RELATIVAS. TAXAS
a. Variação absoluta, variação relativa, taxa de crescimento ou taxa de variação
b. Variações de um valor relativo: percentagens e pontos percentuais
c. Taxas de variação discreta e contínua
d. Taxas de variação média e global
e. Taxas de variação homólogas
f. Taxas de inflação; valores a preços correntes e preços constantes; procedimentos de deflação
g. Taxas de câmbio

3. TAXAS DE JURO
a. Taxas fixas e indexadas; a taxa Euribor e taxas directoras
b. Taxas brutas e taxas líquidas
c. Taxas anuais nominais e efetivas
d. Taxas reais

4. NÚMEROS ÍNDICES
a. Índices simples
b. Índices Agregados: Índice de Laspeyres e Índice de Paasche
c. Os índices PSI e o IPC

5. CONCEITOS BÁSICOS DO MERCADO DE CAPITAIS
a. Mercado primário e mercado secundário
b. Ordens na bolsa
c. Ações e obrigações
d. Direitos de subscrição

Métodos de Ensino

Os alunos são sensibilizados em relação à leitura, formas de tratamento e interpretação de dados económicos e financeiros, através da leitura de quadros e gráficos.
A abordagem de instrumentos analíticos que permitem a exploração de modelos matemáticos básicos, é sempre exemplificado com exemplos de situações reais e atuais.
Na componente teórica da matéria, são apresentados conceitos, recorrendo a exemplos de aplicação directa na área em causa, procurando mostrar a relevância dos conteúdos programáticos.
Na componente prática, são apresentados e resolvidos casos práticos direcionados para o cálculo matemático, sendo tarefa do aluno a selecção do método mais adequado à resolução do problema, com o objectivo de desenvolver o gosto e interesse pelo conteúdo da unidade curricular e mostrar a sua utilidade ilustrada por situações reais.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  32
  Total: 32

Avaliação Contínua

Testes escritos individuais: 2 (50% e 50%)
Nota mínima em cada teste escrito: 7,5 valores.

Avaliação Final

Exame escrito individual: 1 (100%)

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Tempo total de trabalho do aluno: 107 h

Contacto com o Docente
Teórico-práticas: 30 horas
Acompanhamento individual: 15 horas
Avaliação: 4 horas

Trabalho autónomo do aluno: 58 horas