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Expressão e Comunicação I

Código: LRE1209    Sigla: ECI

Ocorrência: 2014/2015 - 2S

Área de Ensino: Português

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LRE Desp. n.º 20530/2009 (alterado aviso n.º9854/2012) 6 ECTS 57 160

Horas Efetivamente Lecionadas

TRE12SN1

Teórico-Práticas: 48,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Outro: 0,80

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular:
A unidade curricular Expressão e Comunicação I aborda o funcionamento da língua portuguesa nas diversas vertentes que determinam a sua riqueza. Registos orais e escritos, textos criativos e normativos constroem uma língua pautada pelo dinamismo e variedade. O estudo da língua proporciona uma reflexão e um apreço pelas suas especificidades, fortalecendo, por outro lado, os traços que a definem e assim garantindo uma melhor comunicação entre os seus falantes por todo o mundo.

Objetivos:
- promover o conhecimento e o domínio do Português;
- melhorar o uso oral e escrito da língua portuguesa;
- articular o uso da língua tendo em conta a situação comunicativa;
- munir os discentes de ferramentas capazes de uma melhor integração na sociedade global, pelo domínio de regras básicas de comunicação através da língua portuguesa;
- sensibilizar os discentes para a importância de um correto uso das normas linguísticas;
- alertar para a importância da língua enquanto património cultural.

Competências e resultados de aprendizagem:
Sendo uma das línguas mais faladas do mundo, pretende-se que os discentes dominem as regras uniformizadoras do seu uso, com vista à prevalência da comunicação na lusofonia. Pretende-se ainda incentivar o correto uso da língua, de modo a uma adequação de registo a diferentes contextos. Através do estudo de regras gramaticais, bem como da análise e produção de texto e da própria reflexão que acompanha todas estas atividades, os discentes melhorarão o seu espírito crítico e a capacidade interpretativa nos mais diversas situações comunicacionais.

Programa

1. Conceito de língua:
1.1. variação linguística;
1.2. fonética e fonologia;
1.3. morfologia;
1.4. sintaxe.

2. Significação:
2.1. semântica;
2.2. textualidade:
2.2.1.coerência e coesão
2.2.2. adequabilidade;
2.2.3. paratextos

3. Tipologia textual:
3.1. texto normativo;
3.2. Texto literário;
3.3. narração / descrição;
3.4. ensaio, opinião, crónica, persuasão.

Bibliografia Principal

CUNHA, Celso, e CINTRA, Lindley;Nova Gramática do Português Contemporâneo, Figueirinhas, 2013. ISBN: 978-972-92-3067-7
MATEUS, Maria Helena Mira, e VILLALVA, Alina;O Essencial sobre Linguística, Caminho, 2006. ISBN: 978-972-21-1777-7
MATEUS, Maria Helena Mira, e CARDEIRA, Esperança;Norma e Variação, Caminho, 2007. ISBN: 978-972-21-1953-5
ELISEU, André;Sintaxe do Português, Caminho, 2008. ISBN: 978-972-21-1999-3
LOPES, Ana Cristina Macário, e RIO-TORTO, Graça;Semântica, Caminho, 2007. ISBN: 978-972-21-1878-1

Bibliografia Complementar

Silva, Vítor Aguiar e ;"O sistema semiótico literário", in Teoria da Literatura (43-179), Almedina, 2009. ISBN: 978-972-40-0422-8

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos serão ministrados seguindo uma metodologia teórico/prática de aprendizagem de conceitos e sua aplicabilidade tanto através da análise quanto na produção de enunciados orais e escritos, de diversos registos, funções e intencionalidade.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Avaliação Contínua

Dois momentos de avaliação por teste.
Trabalho domiciliário e em sala de aula.

Dois testes: 50% + 50%


Nos termos do Regulamento, fica estipulada a obtenção da nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco valores, em cada um dos testes escritos na avaliação contínua para a prossecução nessa mesma modalidade. Caso o aluno falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no primeiro teste escrito, transita para a modalidade de avaliação final. Caso o aluno falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no 2º teste escrito, só poderá apresentar-se na época de recurso.

Avaliação Final

Elementos da Avaliação Final:
Prova escrita individual: 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Tempo total de trabalho do aluno: 160 h
- aulas teórico-práticas: 45 h
- outras: 12 h
- avaliação: 5 h
- estudo autónomo: 98 h