Código: | LRE1209 | Sigla: | ECI |
Área de Ensino: | Português |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|
LRE | Desp. n.º 20530/2009 (alterado aviso n.º9854/2012) | 1º | 6 ECTS | 57 | 160 |
Teórico-Práticas: | 48,00 |
Outro: | 0,00 |
Docência - Horas
|
Português
Resumo descritivo da unidade curricular:
A unidade curricular Expressão e Comunicação I aborda o funcionamento da língua portuguesa nas diversas vertentes que determinam a sua riqueza. Registos orais e escritos, textos criativos e normativos constroem uma língua pautada pelo dinamismo e variedade. O estudo da língua proporciona uma reflexão e um apreço pelas suas especificidades, fortalecendo, por outro lado, os traços que a definem e assim garantindo uma melhor comunicação entre os seus falantes por todo o mundo.
Objetivos:
- promover o conhecimento e o domínio do Português;
- melhorar o uso oral e escrito da língua portuguesa;
- articular o uso da língua tendo em conta a situação comunicativa;
- munir os discentes de ferramentas capazes de uma melhor integração na sociedade global, pelo domínio de regras básicas de comunicação através da língua portuguesa;
- sensibilizar os discentes para a importância de um correto uso das normas linguísticas;
- alertar para a importância da língua enquanto património cultural.
Competências e resultados de aprendizagem:
Sendo uma das línguas mais faladas do mundo, pretende-se que os discentes dominem as regras uniformizadoras do seu uso, com vista à prevalência da comunicação na lusofonia. Pretende-se ainda incentivar o correto uso da língua, de modo a uma adequação de registo a diferentes contextos. Através do estudo de regras gramaticais, bem como da análise e produção de texto e da própria reflexão que acompanha todas estas atividades, os discentes melhorarão o seu espírito crítico e a capacidade interpretativa nos mais diversas situações comunicacionais.
1. Conceito de língua:
1.1. variação linguística;
1.2. fonética e fonologia;
1.3. morfologia;
1.4. sintaxe.
2. Significação:
2.1. semântica;
2.2. textualidade:
2.2.1.coerência e coesão
2.2.2. adequabilidade;
2.2.3. paratextos
3. Tipologia textual:
3.1. texto normativo;
3.2. Texto literário;
3.3. narração / descrição;
3.4. ensaio, opinião, crónica, persuasão.
CUNHA, Celso, e CINTRA, Lindley;Nova Gramática do Português Contemporâneo, Figueirinhas, 2013. ISBN: 978-972-92-3067-7 |
MATEUS, Maria Helena Mira, e VILLALVA, Alina;O Essencial sobre Linguística, Caminho, 2006. ISBN: 978-972-21-1777-7 |
MATEUS, Maria Helena Mira, e CARDEIRA, Esperança;Norma e Variação, Caminho, 2007. ISBN: 978-972-21-1953-5 |
ELISEU, André;Sintaxe do Português, Caminho, 2008. ISBN: 978-972-21-1999-3 |
LOPES, Ana Cristina Macário, e RIO-TORTO, Graça;Semântica, Caminho, 2007. ISBN: 978-972-21-1878-1 |
Silva, Vítor Aguiar e ;"O sistema semiótico literário", in Teoria da Literatura (43-179), Almedina, 2009. ISBN: 978-972-40-0422-8 |
Os conteúdos programáticos serão ministrados seguindo uma metodologia teórico/prática de aprendizagem de conceitos e sua aplicabilidade tanto através da análise quanto na produção de enunciados orais e escritos, de diversos registos, funções e intencionalidade.
Avaliação distribuída com exame final
Dois momentos de avaliação por teste.
Trabalho domiciliário e em sala de aula.
Elementos da Avaliação Final:
Prova escrita individual: 100%
Tempo total de trabalho do aluno: 160 h
- aulas teórico-práticas: 45 h
- outras: 12 h
- avaliação: 5 h
- estudo autónomo: 98 h