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Informática de Gestão

Código: LRE1103    Sigla: INGE

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Página Web:http://sapiencia.pt/moodle/
Área de Ensino: Informática

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LRE Desp. n.º 20530/2009 (alterado aviso n.º9854/2012) 4 ECTS 45 107

Horas Efetivamente Lecionadas

TRE11SN1

Práticas: 32,00

Docência - Horas

Práticas: 2,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A Unidade curricular de Informática de Gestão interliga duas áreas distintas do conhecimento, a Informática e a Gestão.
Nesta unidade curricular serão utilizadas ferramentas de processamento de texto, como Microsoft Word, e folhas de cálculo, como Microsoft Excel, entre outras, em formato open source.

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
Os objetivos da unidade curricular são os seguintes:
1. Conhecer funcionalidades avançadas de um processador de texto;
2. Aprofundar os conhecimentos de Word dos alunos explorando todas as suas potencialidades;
3. Conhecer funcionalidades de uma folha de cálculo;
4. Aprofundar os conhecimentos de Excel dos alunos explorando todas as suas potencialidades;
5. Utilizar as diferentes fórmulas e funções existentes no Excel;
6. Proceder à análise e gestão de dados com recurso ao Excel;

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Com esta unidade curricular, pretende-se que os discentes adquiram as seguintes competências:
1. Manusear o Microsoft Word e outros processadores de texto existentes;
2. Saber implementar funcionalidades avançadas do Microsoft Word;
3. Manusear o Microsoft Excel e outras folhas de cálculo existentes;
4. Saber implementar fórmulas e funções;
5. Saber reconhecer e aplicar análise e gestão de dados, bem como automatizar tarefas.

Programa

1. Funcionalidades dos processadores de texto;
1.1. Processadores de texto Open Source
1.2. O Microsoft Word
1.2.1. Edição de texto
1.2.2. Formatação de parágrafos
1.2.3. Régua, páginas e margens
1.2.4. Inserir e formatar objetos
1.2.5. Inserção e formatação de tabelas
1.2.6. Inserção de caracteres especiais e fórmulas
1.2.7. Criação de secções
1.2.8. Numeração de páginas
1.2.9. Cabeçalhos e rodapés
1.2.10. Índices e remissões
1.2.11. Hiperligações, marcadores e referências cruzadas
2. Funcionalidades das folhas de cálculo;
2.1. Folhas de cálculo Open Source
2.2. O Microsoft Excel
2.2.1. Edição e manipulação de células
2.2.2. Configuração de páginas e impressão
3. Fórmulas e funções
3.1. Introdução às fórmulas e funções
3.2. Funções matemáticas
3.3. Funções de estatística
3.4. Funções financeiras
3.5. Funções de data e hora
3.6. Funções lógicas
3.7. Funções de pesquisa e referência
3.8. Funções de texto e de informação
3.9. Funções de bases de dados
4. Análise e Gestão de dados
4.1. Gráficos
4.2. Operações sobre tabelas
4.3. Filtros de dados
4.4. Tabelas e gráficos dinâmicos
4.5. Análise de hipóteses
4.6. Ferramentas de análise

Bibliografia Principal

SOUSA, M.;Domine a 110% Excel 2010, FCA Editora de Informática, 2011. ISBN: 978-972-722-706-8
Vaz, I.;Domine a 110% Word 2010, FCA - Editora Informática, 2010. ISBN: 978-972-722-718-1

Bibliografia Complementar

CARVALHO, A.;Exercícios resolvidos com Excel 2010 para Economia & Gestão, FCA Editora de Informática, 2011. ISBN: 978-972-722-729-7
RODRIGUES, L.;Utilização do Excel 2010 para Economia & Gestão, FCA Editora de Informática, 2011. ISBN: 978-972-722-669-6

Métodos de Ensino

A metodologia a utilizar contemplará estratégias expositivas, demonstrativas e de experimentação. As apresentações multimédia servirão de suporte à parte mais expositiva dos conteúdos. A parte mais prática da matéria será maioritariamente dedicada à realização de atividades de aplicação dos conteúdos lecionados, assumindo aqui o docente, a função de tutor, relembrando conceitos e funcionalidades, prestando auxílio e incentivando os alunos a refinarem e a aperfeiçoarem os seus desempenhos.
No decurso das aulas os alunos serão sempre incentivados a ter uma postura pró-ativa de participação crítica, acerca dos conteúdos expostos e a apresentarem assuntos da atualidade para debate.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Avaliação individual  Teste/Exame  4
Estudo autónomo individual  Estudo  57
Outros  Trabalho laboratorial ou de campo  15
  Total: 106

Avaliação Contínua

Elementos da Avaliação Contínua:
Duas provas escritas individuais, cada um com uma ponderação de 25% da nota final.
Dois minitestes escritos individuais, cada um com uma ponderação de 15% da nota final.
Dois exercícios práticos individuais, cada um com uma ponderação de 10% da nota final.

Nos termos do Regulamento, fica estipulada a obtenção da nota mínima de 7,5 (sete virgula cinco) valores, em cada uma das provas escritas na avaliação contínua, para a prossecução nessa mesma modalidade. Caso o aluno falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no primeiro teste escrito, transita para a modalidade de avaliação final. Caso o aluno falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no 2º teste escrito, só poderá apresentar-se na época de recurso.

Avaliação Final

Elementos da Avaliação Final:
Prova escrita individual com a ponderação de 100%.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular