Complementos de Marketing
Ocorrência: 2014/2015 - 2S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
TGE32SN1
TGE32SD1
Língua de Ensino
Português
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Resumo descritivo
Esta disciplina tem um duplo objectivo: por um lado fornecer a atitude e pensamento de marketing essenciais para a sua compreensão e integração na realidade empresarial; por outro lado, facultar o contacto com as novas abordagens e tendências na prática do marketing e do comportamento de consumo.
Objectivos
Em concreto, espera-se:
- contribuir para a compreensão do marketing enquanto filosofia de gestão transversal a todas as áreas funcionais da organização;
- proporcionar o conhecimento dos principais conceitos que permitam o exercício de atividades de marketing;
- contactar com abordagens recentes e disruptivas à forma de fazer marketing e de entender o consumidor
- tomar contacto com novas tendências relacionadas com o comportamento de consumo com impacto nas atividades de marketing
Competências
- desenvolver uma atitude orientada ao mercado, com forte sensibilidade para o consumidor
- capacidade de análise e leitura crítica das tendências de consumo
- orientar políticas de marketing orientadas para a gestão da experiência de consumo
- desenvolvimento de respostas inovadoras no âmbito da gestão de marketing, especificamente ao do preço e da distribuição
Programa
1. Introdução: o marketing 3.0
Parte 1 ¿ Novas Abordagens
2. Experience-based Marketing
2.1. Neuromarketing
2.2. Marketing Sensorial
2.3. Gestão de Experiências
3. Do Estudo do Mercado ao Estudo do Consumidor
3.1. A visão (tradicional) dos estudos de mercado
3.2. Quantitativo ou Qualitativo?
3.3. Novas abordagens: a etnografia e a netnografia
3.4. Por quê não estudar o mercado?
4. A New Brand(ing)
4.1. Brand Soul ¿ Marcas com Alma
4.2. Marcas Camaleão
4.3. Brand Engagement
4.4. Tribal Branding
4.5. Living Brands
Parte 2 ¿ Tendências de Marketing e Consumo
5. Consumer-centered Marketing
5.1. Consumer Generated Marketing
5.2. Why Generation
5.3. Generation C
5.4. Skip Forward Generation
6. Distribuição e Retalho
6.1. Retailtainment
6.2. Pop-up Retail
6.3. Experimental Store Atmosphere
6.4. Mobile Shopping
7. Price Marketing
7.1. Consumer Generated Pricing
7.2. Individualized Pricing
7.3. Pricing Education
Bibliografia Principal
KOTLER, P. et al.;Marketing 3.0 Do produto e do consumidor até ao espírito humano, Actual Editora, 2011. ISBN: 9789896940041 |
Bibliografia Complementar
LINDSTORM. Martin ;Brandsense. Os Segredos Sensoriais que nos Levam a Comprar, Gestão Plus, 2013. ISBN: 9789898115805 |
LINDSTORM. Martin ;Buyology - A Ciência do Neuromarketing, Gestão Plus, 2012. ISBN: 9789898115300 |
RODRIGUES, Fernando ;Influência do Neuromarketing nos Processos de Tomada de Decisão, Psicossoma, 2011. ISBN: 9789728994280 |
SCHMITT, Bernd ;Experiential Marketing: How to Get Customers to Sense, Feel, Think, Act, Relate, Free Press, 1999. ISBN: 978-0684854236 |
SCHMITT, Bernd ;Customer Experience Management: A Revolutionary Approach to Connecting with Your Customers, Wiley, 2003. ISBN: 978-0471237747 |
Marketing FutureCast Lab ;Marketing Trends, Bnomics, 2012. ISBN: 978-989-713-055-7 |
Métodos de Ensino
Combinação de métodos expositivos com aplicações à realidade através de exemplos e casos reais.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
30 |
|
Teste escrito |
Teste/Exame |
2 |
|
Teste escrito |
Teste/Exame |
2 |
|
Outros |
Estudo |
6 |
|
Estudo pessoal autónomo |
Estudo |
67 |
|
|
Total: |
107 |
Avaliação Contínua
Testes escritos individuais (2 x 50%)
Avaliação Final
Exame escrito individual