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Complementos de Marketing

Código: LGE1641    Sigla: CMK

Ocorrência: 2014/2015 - 2S

Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGE Desp. n.º 1049/2008 (alterado aviso n.º9805/2012) 4 ECTS 36 106

Horas Efetivamente Lecionadas

TGE32SN1

Teórico-Práticas: 28,00
Outro: 0,00

TGE32SD1

Teórico-Práticas: 28,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Outro: 0,40

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo
Esta disciplina tem um duplo objectivo: por um lado fornecer a atitude e pensamento de marketing essenciais para a sua compreensão e integração na realidade empresarial; por outro lado, facultar o contacto com as novas abordagens e tendências na prática do marketing e do comportamento de consumo.

Objectivos
Em concreto, espera-se:
- contribuir para a compreensão do marketing enquanto filosofia de gestão transversal a todas as áreas funcionais da organização;
- proporcionar o conhecimento dos principais conceitos que permitam o exercício de atividades de marketing;
- contactar com abordagens recentes e disruptivas à forma de fazer marketing e de entender o consumidor
- tomar contacto com novas tendências relacionadas com o comportamento de consumo com impacto nas atividades de marketing

Competências
- desenvolver uma atitude orientada ao mercado, com forte sensibilidade para o consumidor
- capacidade de análise e leitura crítica das tendências de consumo
- orientar políticas de marketing orientadas para a gestão da experiência de consumo
- desenvolvimento de respostas inovadoras no âmbito da gestão de marketing, especificamente ao do preço e da distribuição

Programa

1. Introdução: o marketing 3.0

Parte 1 ¿ Novas Abordagens
2. Experience-based Marketing
2.1. Neuromarketing
2.2. Marketing Sensorial
2.3. Gestão de Experiências
3. Do Estudo do Mercado ao Estudo do Consumidor
3.1. A visão (tradicional) dos estudos de mercado
3.2. Quantitativo ou Qualitativo?
3.3. Novas abordagens: a etnografia e a netnografia
3.4. Por quê não estudar o mercado?
4. A New Brand(ing)
4.1. Brand Soul ¿ Marcas com Alma
4.2. Marcas Camaleão
4.3. Brand Engagement
4.4. Tribal Branding
4.5. Living Brands

Parte 2 ¿ Tendências de Marketing e Consumo
5. Consumer-centered Marketing
5.1. Consumer Generated Marketing
5.2. Why Generation
5.3. Generation C
5.4. Skip Forward Generation
6. Distribuição e Retalho
6.1. Retailtainment
6.2. Pop-up Retail
6.3. Experimental Store Atmosphere
6.4. Mobile Shopping
7. Price Marketing
7.1. Consumer Generated Pricing
7.2. Individualized Pricing
7.3. Pricing Education

Bibliografia Principal

KOTLER, P. et al.;Marketing 3.0 Do produto e do consumidor até ao espírito humano, Actual Editora, 2011. ISBN: 9789896940041

Bibliografia Complementar

LINDSTORM. Martin ;Brandsense. Os Segredos Sensoriais que nos Levam a Comprar, Gestão Plus, 2013. ISBN: 9789898115805
LINDSTORM. Martin ;Buyology - A Ciência do Neuromarketing, Gestão Plus, 2012. ISBN: 9789898115300
RODRIGUES, Fernando ;Influência do Neuromarketing nos Processos de Tomada de Decisão, Psicossoma, 2011. ISBN: 9789728994280
SCHMITT, Bernd ;Experiential Marketing: How to Get Customers to Sense, Feel, Think, Act, Relate, Free Press, 1999. ISBN: 978-0684854236
SCHMITT, Bernd ;Customer Experience Management: A Revolutionary Approach to Connecting with Your Customers, Wiley, 2003. ISBN: 978-0471237747
Marketing FutureCast Lab ;Marketing Trends, Bnomics, 2012. ISBN: 978-989-713-055-7

Métodos de Ensino

Combinação de métodos expositivos com aplicações à realidade através de exemplos e casos reais.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Teste escrito  Teste/Exame  2
Teste escrito  Teste/Exame  2
Outros  Estudo  6
Estudo pessoal autónomo  Estudo  67
  Total: 107

Avaliação Contínua

Testes escritos individuais (2 x 50%)

Avaliação Final

Exame escrito individual