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Auditoria

Código: LGE1636    Sigla: AUD

Ocorrência: 2014/2015 - 2S

Área de Ensino: Contabilidade

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGE Desp. n.º 1049/2008 (alterado aviso n.º9805/2012) 6 ECTS 63 160

Horas Efetivamente Lecionadas

TGE32SN1

Teórico-Práticas: 48,00
Seminário: 0,00
Outro: 0,00

TGE32SD1

Teórico-Práticas: 48,00
Seminário: 0,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Seminário: 0,20
Outro: 1,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR

Esta unidade curricular estabelece o enlace entre a contabilidade e auditoria, materializado no desiderato da consecução de informação financeira credível.
Neste propósito, compreende o estudo dos fundamentos teóricos e práticas de auditoria, como o processo de verificação dos documentos de prestação de contas, realizado com observância aos princípios, métodos e técnicas de auditoria.
Analisa os conceitos e fundamentos do objecto e objectivos da auditoria financeira.
Como questão basilar na definição do planeamento de uma auditoria, trata as questões relacionadas com o conhecimento da entidade a auditar e o seu meio envolvente, análise de risco e materialidade, bem como a compreensão dos sistemas de informação e de controlo interno contabilístico e administrativo.
Analisa os fundamentos teóricos e práticos da produção de prova em auditoria, das conclusões e relatórios de auditoria, com vista a habilitar o auditor a formar uma opinião e emitir um parecer sobre a matéria auditada.
Adentro destes propósitos a unidade curricular foi estruturada de modo a dotar os estudantes dos conhecimentos teóricos e práticos essenciais.


OBJECTIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM

- Compreender a interação entre o processo contabilístico e o processo de auditoria financeira;
- Apreender o conceito, objecto, objectivos, e âmbito da auditoria financeira e o seu enquadramento legal;
- Compreender a análise de risco em auditoria e definir a materialidade;
- Conhecer e construir o planeamento de uma auditoria e a sua interligação com a estrutura e sistema de controlo interno da entidade auditada;
- Compreender e aplicar as técnicas e procedimentos de auditoria na verificação das asserções das demonstrações financeiras;
- Produzir conclusões a partir de prova de auditoria com base nas demonstrações financeiras auditadas;
- Compreender e elaborar relatórios de auditoria.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER


No desenvolvimento da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:

- Criar o entendimento sobre a função da contabilidade e da auditoria no processo de relato financeiro e sua acreditação;
- Conceber o processo de auditoria;
- Compreender a análise de risco e definir a materialidade em auditoria;
- Compreender as metodologias e técnicas de planeamento e execução de auditoria;
- Proceder ao levantamento do sistema de controlo interno e referenciar os aspetos críticos;
- Aplicar as técnicas e procedimentos de auditoria na verificação das demonstrações financeiras;
- Retirar as conclusões do trabalho de auditoria;
- Elaborar relatórios de auditoria.

Programa

Conceito, objecto, objectivos, âmbito e enquadramento normativo da auditoria financeira.

Planeamento de uma auditoria.

Conceitos, objetivos e avaliação do sistema de controlo interno.

Técnicas, testes e procedimentos de auditoria.

Auditoria às demonstrações financeiras.

Conclusões e relatório de auditoria.

Bibliografia Principal

Sistema de Normalização Contabilística, Porto Editora
Baptista da Costa, Carlos;Auditoria Financeira - Teoria e Prática, Rei dos Livros, 2010
William C. Boynton; Walter G. kell; Raymond N. Johnson;Modern Auditing-Assurance Services and the Integrity of Financial Reporting, John Wiley An Sons LTD, 2005

Bibliografia Complementar

Borges, António; Rodrigues, Azevedo; Rodrigues, Rogério;Elementos da Contabilidade Geral - 25ª Edição, Áreas Editora, 2010
IFAC-International Federation of Accountants;Manual das Normas Internacionais de Controlo de Qualidade, Auditoria, Revisão, Outros trabalhos de garantia de fiabilidade e serviços relacionados, IFAC, 2010

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino/aprendizagem assenta no estudo de conceitos e fundamentos teóricos das matérias programáticas, ilustrados através da abordagem de casos práticos. A aprendizagem é consolidada através do estudo individual e da resolução por parte dos alunos de exercícios teórico-práticos.
Compreende também a elaboração e discussão de trabalhos de grupo (estudo de casos práticos).
Cada aluno realiza um trabalho individual e procede à sua discussão.
Para além da literatura recomendada, serão fornecidos aos alunos textos de apoio sobre as matérias a abordar. 


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
  Total: 45

Avaliação Contínua

Participação nas sessões de contato: 5%
Trabalho escrito: 1 - 10%
Testes escritos individuais: 2 - 85%

Avaliação Final

Teste escrito final: 100% 

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Tempo Total de Trabalho do aluno: 160 horas

Contato com o docente:

Teórico-Práticas - 45 h

Seminários: 3 h

Outras: 15 h

Trabalho autónomo do aluno:

Avaliação  5 h

Trabalhos de Grupo - 10 h

Trabalhos Individuais - 15 h

Estudo Pessoal - 67 h