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Marketing

Código: LGE1529    Sigla: MK

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGE Desp. n.º 1049/2008 (alterado aviso n.º9805/2012) 6 ECTS 60 160

Horas Efetivamente Lecionadas

TGE31SD1

Teórico-Práticas: 48,00
Seminário: 0,00
Outro: 0,00

TGE31SN1

Teórico-Práticas: 48,00
Seminário: 0,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Seminário: 0,20
Outro: 0,80

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Genericamente, esta unidade curricular tem por objetivo compreender o marketing enquanto filosofia de gestão, quer ao nível estratégico, quer ao nível operacional, permitindo o desenvolvimento e operacionalização de uma estratégia de marketing nas organizações.

OBJETIVOS
- Definir e balizar o conceito e actividade de marketing
- Compreender a importância do diagnóstico para o marketing estratégico
- Adoptar o pensamento estratégico ao contexto de marketing
- Compreender as variáveis controláveis de marketing e a forma de as gerir

COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DA APRENDIZAGEM
- Desenvolver diagnóstico e análise interna da organização
- Desenvolver diagnóstico e análise do ambiente externo da organização
- Aplicar e desenvolver as ferramentas de análise interna e externa
- Definir objectivos de marketing
- Segmentar o mercado em função de critérios de marketing
- Posicionar e diferenciar produtos, serviços e marcas
- Dominar e aplicar as ferramentas de gestão do produto
- Dominar e aplicar as ferramentas de gestão de preço
- Dominar e aplicar os elementos de comunicação
- Dominar e utilizar as variáveis da distribuição
- Aplicar os instrumentos de controlo e avaliação da actividade de marketing

Programa

1 - Gestão de Marketing nas Organizações
1.1. Conceitos e evolução do Marketing
1.2. Distinção entre a Visão Tradicional e a Visão Marketing
1.3. Marketing 3.0
2. Diagnóstico
2.1. Análise Externa
2.2. Análise Interna
2.3. Modelos de Análise do Portfólio de Negócios¿
3. Definição de Objectivos¿
3.1. Quantitativos¿
3.2. Qualitativos¿
4. Segmentação de Mercado¿
4.1. Processo¿
4.2. Critérios
5. Posicionamento Estratégico¿
5.1. Etapas da Definição do Posicionamento¿
5.2. Fatores de Diferenciação¿
6. O Marketing Operacional vs. Estratégico¿
6.1. O marketing-mix
7. Gestão do Produto¿
7.1. Estratégias de marketing e o ciclo de vida do produto
7.2. Processo de adopção do novos produtos
7.3. Mix de produtos
7.4. Níveis dos Produtos
7.4. Políticas de Gama e Linha de Produtos
7.5. Branding¿
8. Gestão do Preço¿
8.1. Objectivos do Preço¿
8.2. Estratégias de Fixação de Preço¿
8.3. A dinâmica concorrencial e a resposta a mudanças de preços
8.4. Objectivos associados a uma política de preços
9. Canais de Distribuição¿
9.1. Natureza e seleção dos Canais¿
9.2. Gestão dos Canais¿
9.4. e-Business e e-Commerce¿
10. Comunicação Integrada de Marketing
10.1. O processo de comunicação
10.2. O Mix da Comunicação¿
10.3. Elaboração de um Plano de Comunicação¿
11. Planeamento e Controlo de Marketing¿
11.1. Planeamento e Implementação de Estratégias de Marketing¿
11.2. O Plano de Marketing¿
11.3. Avaliação e Controlo de Marketing

Bibliografia Principal

KOTLER, P. and KELLER, K. ;Marketing Management, Prentice-Hall, 2011
KOTLER, P. and KELLER, K. ;Administração de Marketing, Prentice-Hall , 2000

Bibliografia Complementar

MASTERSON, R. and PICKTON, D. ;Marketing: An Introduction, SAGE Publications, 2014. ISBN: 978-1446266472
MARSHALL, G., JOHNSTON, M. ;Marketing Management, McGraw-Hill/Irwin, 2014. ISBN: 978-0078028861

Métodos de Ensino

Exposição dos principais conceitos e ferramentas
Aplicados a exemplos e estudos de caso reais


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
  Total: 45

Avaliação Contínua

A avaliação contínua contempla os seguintes momentos de avaliação:
- dois testes de avaliação de conhecimentos (30% + 30%)
- trabalho de grupo (40%)

Avaliação Final

A avaliação final é constituída por um exame escrito individual (100%).

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Tempo total de trabalho do aluno: 160 horas

Contacto com o docente
- Teórico-práticas: 45 horas
- Outras: 12 horas
- Seminários: 3 horas
- Avaliação: 4 horas

Estudo pessoal autónomo: 66 horas
Trabalho de grupo: 30 horas