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Métodos Quantitativos III

Código: LGE1528    Sigla: MQIII

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Área de Ensino: Matemática

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGE Desp. n.º 1049/2008 (alterado aviso n.º9805/2012) 6 ECTS 63 160

Horas Efetivamente Lecionadas

TGE31SN1

Teórico-Práticas: 48,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Outro: 1,20

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem


RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Nesta unidade curricular, alunos aprendem um conjunto de ferramentas fundamentais na formação de gestores, com uma abordagem pragmática,utilização de software adequado,e  privilegiando a leitura de outputs, com ênfase na interpretação económica de casos práticos da área da Gestão. 


OBJETIVOS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
Formular e resolver problemas de otimização de lucros e de custos, com recurso à ferramenta Solver do Excel. Fazer a leitura dos resultados da resolução de problemas;
Interpretar economicamente as soluções ótimas obtidas em problemas de otimização;
Avaliar a robustez das soluções usando a análise de sensibilidade e de pós-otimização;
Saber formular o problema dual, determinar e interpretar a sua solução;
Resolver problemas de minimização de custos de transporte e de afetação de pessoal numa empresa, otimização de redes em Gestão de Projetos e otimização da rendibilidade de uma carteira de títulos;
Utilizar modelos de Gestão de Stocks;
Aplicar modelos de Gestão de Filas de Espera;
Construir modelos de previsão, no contexto da Gestão;
Motivar o aluno para a pesquisa e investigação.

COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DA EMPRENDIZAGEM
Formulação e resolução de problemas de otimização em contexto de empresa através do recurso às técnicas adequadas a cada situação;
Interpretação e a análise crítica de resultados;

Programa

Formulação de modelos matemáticos de programação linear.
Resolução de problemas com a funcionalidade Solver do Excel
Análise de sensibilidade e pós-otimização.
Dualidade. Interpretação económica dos problemas e soluções primal e dual.
Interpretação económica e análise de outputs.
Problemas de transporte e de afetação
Programação linear inteira
Métodos do caminho curto CPM e PERT
Gestão de Stocks ¿ Método analítico e método matemático
Filas de espera
Modelos de regressão

Bibliografia Principal

Tavares,Luís Valadares; Oliveira, Rui Carvalho; Themido, Isabel;Correia, Francisco Nunes;Investigação Operacional, McGraw-HILL, 1996

Bibliografia Complementar

Santos, M.M.; Magalhães-Hill, M;Investigação Operacional - Volumes I, II e III, Sílabo, 2008
Mourão, M.C.;Pinto, L.S.; Simões O.,Valente J., Pato, M.V.;Investigação Operacional - exercícios e aplicações, VERLAG DASHOFER, 2011

Métodos de Ensino

As aulas são teórico-práticas, sendo apresentados os conceitos base seguidos do estudo de aplicações práticas e resolução de exercícios práticos, com utilização de software adequado.
Serão disponibilizados os elementos de apoio produzidos para as aulas teóricas e os enunciados dos casos práticos. Dada a extensão do programa, as abordagens são necessariamente superficiais e de simples apreensão, com uma fortíssima componente prática.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
  Total: 45

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Tempo total de trabalho do aluno: 160 horas

Contacto com o Docente:
Teórico-Práticas - 45h
Outras - 18h
Avaliação - 4h

Trabalho autónomo do aluno: 
Estudo pessoal autónomo - 93h