Código: | LGE1422 | Sigla: | RF |
Área de Ensino: | Contabilidade |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGE | Desp. n.º 1049/2008 (alterado aviso n.º9805/2012) | 2º | 6 ECTS | 60 | 160 |
Teórico-Práticas: | 48,00 |
Outro: | 0,00 |
Teórico-Práticas: | 48,00 |
Outro: | 0,00 |
Docência - Horas
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Português
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Esta unidade curricular tem como objetivo principal contribuir para a aquisição, compreensão e revisão dos conhecimentos e competências em matérias contabilísticas fiscais e societárias, mediante uma abordagem teórico-prática, permitindo a atualização e consolidação dos conhecimentos dos estudantes.
Pretende-se evidenciar a importância da informação financeira, materializada no relato financeiro, na decisão económica dos diversos utentes das demonstrações financeiras.
Neste desiderato, a estrutura temática desta unidade curricular visa dar continuidade ao estudo dos fundamentos teóricos e práticos da Contabilidade, em domínios específicos, como sejam:
- O exame das contas anuais e a fiabilidade da informação contabilística;
- O processo do relato financeiro, materializado na elaboração das demonstrações financeiras à luz do sistema de normalização contabilística;
- O processo de prestação de contas na esfera do Código das Sociedades Comerciais, com especial relevo para o Relatório de Gestão.
- O processo e exigências legais da prestação de contas aos detentores do capital, Autoridade Tributária e Aduaneira e outras entidades públicas.
Complementarmente desenvolvem-se os conceitos basilares de análise e interpretação das grandezas contabilísticas refletidas nas demonstrações financeiras.
É dada particular ênfase à análise da informação contabilística na base do acréscimo versus base de caixa, com destaque pata a Demonstração dos Fluxos de Caixa.
A metodologia de estudo assenta em bases teóricas e práticas, com recurso a estudos de casos.
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
- Compreender a contabilidade como sistema de informação e a sua utilidade para a decisão económica;Sistema de Normalização Contabilística, Porto Editora, 2009 |
Gonçalves, Cristina e outros;Relato Financeiro - Interpretação e análise, Vida Económica, 2013 |
OTOC;Guia do Controlo de Qualidade de Desempenho, OTOC |
Borges, António; Rodrigues, Azevedo;Elementos da Contabilidade Geral , Áreas Editora, 2010 |
Sá Silva, Eduardo;Gestão Financeira - Exercícios Resolvidos, Vida Económica, 2011 |
Sá Silva, Eduardo; Martins, Carlos;Demonstração dos Fluxos de Caixa, Vida Económica, 2012 |
A metodologia de ensino/aprendizagem assenta no estudo de conceitos e fundamentos teóricos das matérias programáticas, ilustrados através da resolução de casos práticos. A aprendizagem é consolidada através do estudo individual e da resolução por parte dos alunos de exercícios teórico-práticos.
Procede-se à análise e diagnóstico económico-financeiro da empresa com base em relatórios e contas publicados.
Compreende também a elaboração e discussão de trabalhos de grupo (estudo de casos práticos).
Para além da literatura recomendada, serão fornecidos aos alunos textos de apoio sobre as matérias a abordar.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Total: | 45 |
Participação nas sessões de contacto: 5%
Trabalho escrito: 10%
2 Testes escritos individuais: 85%
Teste escrito individual: 100%
Tempo de trabalho total de cada aluno: 160 horas
Aulas teórico-práticas: 45 horas
Orientação tutorial: 20 horas
Avaliação: 5 horas
Trabalhos de grupo: 10 horas
Trabalhos individuais: 15 horas
Estudo pessoal autónomo: 65 horas