• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > LGE1420

Economia Internacional

Código: LGE1420    Sigla: EI

Ocorrência: 2014/2015 - 2S

Área de Ensino: Economia

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGE Desp. n.º 1049/2008 (alterado aviso n.º9805/2012) 4 ECTS 42 107

Horas Efetivamente Lecionadas

TGE22SD1

Teórico-Práticas: 33,00
Seminário: 0,00
Outro: 0,00

TGE22SN1

Teórico-Práticas: 33,00
Seminário: 0,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Seminário: 0,20
Outro: 0,60

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A Economia Internacional constitui um ramo da ciência económica, fundamental para conseguir compreender as interações das economias nacionais no contexto mundial. Neste ramo económico são abordadas matérias ligadas essencialmente ao processo de globalização e funcionamento do comércio internacional, organização dos sistemas monetários e financeiros internacionais, progressivo processo de integração europeia no contexto de crise económica e financeira e opções estratégicas das empresas na abordagem aos mercados externos

OBJETIVOS
Os objetivos da unidade curricular são os seguintes:
1. Sensibilizar os alunos para os conceitos básicos da economia internacional, realçando os aspetos teóricos do processo de globalização e do comércio internacional;
2. Descrever a política comercial internacional como elemento estratégico para maximizar os benefícios das relações comerciais com o exterior;
3. Entender o funcionamento do sistema monetário internacional, o processo de integração económica, monetária e política da União Europeia, e as causas e consequências da crise económica e financeira;
4. Descrever o processo de internacionalização de uma empresa, focando os principais desafios, riscos e incerteza que a mesma poderá enfrentar durante o processo.

COMPETENCIAS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
Com o corpo de conhecimentos adquiridos o aluno deverá ser capaz de decidir sobre as atitudes mais ajustadas a tomar pelas empresas de forma a atingirem eficazmente os seus objetivos, ou por governos face a determinados cenários macroeconómicos. Com a unidade curricular os alunos deverão adquirir a capacidade para:
1. Compreender e interpretar os fenómenos sociais sob o ponto de vista económico;
2. Entender o funcionamento dos mercados e a interação das suas forças na determinação das situações de equilíbrio;
3. Analisar o comportamento dos consumidores e empresas mediante a evolução do mercado e respetivas reações face aos mais variados estímulos;
4. Pesquisar, tratar e analisar dados estatísticos e construir representações teóricas exemplificativas da realidade social;
5. Analisar a evolução dos ciclos económicos e construir um pensamento económico analítico, sob forma escrita ou oral, acerca de assuntos.

Programa

1. A ECONOMIA INTERNACIONAL E O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO
1.1 Globalização: abordagem introdutória.
1.2 O comércio e as finanças internacionais.

2. O COMÉRCIO INTERNACIONAL
2.1 Principais abordagens teóricas.
2.2 A política comercial: protecionismo vs comercio livre.

3. POLÍTICA MACROECONÓMICA INTERNACIONAL
3.1 O Sistema Monetário Internacional (SMI).
3.2 A União Económica e Monetária Europeia.
3.3 A crise económica e financeira: causas e consequências.

4. PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO: A EMPRESA NO MERCADO GLOBAL
4.1 A importância da internacionalização.
4.2 Preparação do processo de expansão internacional.
4.3 O acesso aos mercados.
4.4 Estratégia financeira e operacional.
4.5 Estratégias de internacionalização: casos práticos.

Bibliografia Principal

FERREIRA, M., REIS, N. & SERRA, F.;Negócios Internacionais, Lidel, 2011
KRUGMAN, P. & OBSTFELD, M.;Economia Internacional ¿ teoria e política (8ª edição), Prentice Hall, 2010
TEIXEIRA SEBASTIÃO, H.;Estratégias de internacionalização, Publisher team, 2005

Bibliografia Complementar

SAMUELSON, P. & NORDHAUS, W. ;Economia (19ª Edição), Mcgraw-Hill, 2012
FREIRE, A. ;Internacionalização desafios para Portugal, Verbo, 1998
WATERS, M. ;Globalização, Celta editora, 1999

Métodos de Ensino

Os conteúdos desta unidade curricular serão expostos sobretudo em aulas teórico-práticas, que combinam a exposição teórica com a discussão de casos práticos e a resolução de exercícios de aplicação. Para tal utilizar-se-ão meios de suporte informático, designadamente o software Microsoft Powerpoint, para apresentação dos conteúdos programáticos, e efetuar-se-ão análises de tabelas de dados estatísticos, tanto em suporte informático como em suporte de papel e construção de representações gráficas exemplificativas. No decurso das aulas os alunos serão sempre incentivados a ter uma postura pró-ativa de participação crítica acerca dos conteúdos expostos e a apresentarem assuntos da atualidade para debate.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Trabalho de Grupo    4
Seminários  Participação Presencial  3
Avaliação  Avaliação  4
Trabalho de campo  Estudo  9
Estudo pessoal autónomo  Estudo  57
  Total: 107

Avaliação Contínua

Dois testes escritos com a ponderação de 35% cada teste.

Realização e defesa oral de um trabalho 30%.
NOTA: As três componentes de avaliação são de realização obrigatória. A aprovação na unidade curricular obriga à obtenção da nota mínima de 7,5 valores em cada um dos testes e no trabalho.

Avaliação Final

Teste escrito - 100%.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular