• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > LGE1419

Estatística

Código: LGE1419    Sigla: EST

Ocorrência: 2014/2015 - 2S

Área de Ensino: Matemática

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGE Desp. n.º 1049/2008 (alterado aviso n.º9805/2012) 6 ECTS 60 160

Horas Efetivamente Lecionadas

TGE22SD1

Teórico-Práticas: 48,00
Outro: 3,00

TGE22SN1

Teórico-Práticas: 48,00
Outro: 3,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Outro: 1,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Esta unidade curricular constitui uma introdução do estudo da teoria das probabilidades e da inferência estatística pretendendo-se a compreensão e aplicação dos seus principais conceitos e métodos.

OBJECTIVOS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
São objetivos desta unidade curricular levar os alunos a serem capazes de:
- Descrever e usar de forma apropriada as principais distribuições probabilísticas discretas e contínuas
- Inferir parâmetros populacionais com base em distribuições amostrais,
- Aplicar técnicas usuais em probabilidade e estatística nos processos de tomada de decisão.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Criar e desenvolver competências que permitam:
- Aplicar os conhecimentos adquiridos e as técnicas de inferência estatística adequadas;
- Compreender a necessidade da análise crítica no processo de tomada de decisão;
- Motivar o aluno para a pesquisa e investigação.

Programa

Teoria da Probabilidade
1. Experiência aleatória; espaço de resultados, acontecimentos.
2. Conceitos de probabilidade.Probabilidade condicional.Teorema de Bayes.  Acontecimentos independentes.

Distribuições Teóricas e Aproximações
1. Distribuições discretas: Binomial e Poisson.
2. Distribuições contínuas: Normal, T de Student, Qui-quadrado e F de Snedecor.
3. Teorema do Limite Central.

Inferência estatística
1. Distribuição por amostragem
2. Estimativa pontual
3. Estimativa intervalar (intervalos de confiança): para a média e para a variância de uma população, para a diferença de médias de duas populações.
4. Testes de hipóteses: Conceitos básicos. Testes paramétricos: teste t para médias (uma amostra, amostras independentes e amostras emparelhadas); análise de variância (anova a um fator ¿ amostras com igual dimensão e amostras com dimensões diferentes). Testes à normalidade (Kolmogorov-Smirnov e Shapiro-Wilk). Testes não paramétricos: duas amostras emparelhadas (teste Wilcoxon e teste de sinais); duas amostras independentes (teste Mann-Whitney), três ou mais amostras independentes (teste Kruskal-Wallis)

Bibliografia Principal

Murteira, B,; Ribeiro, C.S.; Silva, J.A.; Pimenta, C.;Introdução à Estatística (2ª edição), Escolar Editora, 2010

Bibliografia Complementar

Webster, A.L.;Estatística Aplicada à Administração e Economia, Editora McGraw-Hill, 2006

Métodos de Ensino

As aulas são teórico-práticas, sendo apresentados os conceitos base seguidos do estudo de aplicações práticas e resolução de exercícios práticos. Na abordagem do processo de cálculo, serão utilizadas ferramentas disponíveis em calculadoras e software estatístico específico.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Outras  Estudo  15
Avaliação  Avaliação  4
Estudo individual  Estudo  96
  Total: 160

Avaliação Contínua

Testes escritos individuais: 2 (50%+50%)
Nota mínima em cada teste escrito: 7.5 valores

Avaliação Final

Teste escrito individual - 1 (100%)

Provas e Trabalhos Especiais

Teste escrito individual - 1 (100%)

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

Teste escrito individual - 1 (100%)

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Teste escrito individual - 1 (100%)

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Tempo total de trabalho do aluno: 160 horas
Contacto com o Docente:
Teórico-Práticas - 45h
Outras - 15h
Trabalho autónomo do aluno:
Avaliação - 4h
Estudo pessoal autónomo - 96h