Código: | LGE1419 | Sigla: | EST |
Área de Ensino: | Matemática |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGE | Desp. n.º 1049/2008 (alterado aviso n.º9805/2012) | 2º | 6 ECTS | 60 | 160 |
Teórico-Práticas: | 48,00 |
Outro: | 3,00 |
Teórico-Práticas: | 48,00 |
Outro: | 3,00 |
Docência - Horas
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Português
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Esta unidade curricular constitui uma introdução do estudo da teoria das probabilidades e da inferência estatística pretendendo-se a compreensão e aplicação dos seus principais conceitos e métodos.
OBJECTIVOS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
São objetivos desta unidade curricular levar os alunos a serem capazes de:
- Descrever e usar de forma apropriada as principais distribuições probabilísticas discretas e contínuas
- Inferir parâmetros populacionais com base em distribuições amostrais,
- Aplicar técnicas usuais em probabilidade e estatística nos processos de tomada de decisão.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Criar e desenvolver competências que permitam:
- Aplicar os conhecimentos adquiridos e as técnicas de inferência estatística adequadas;
- Compreender a necessidade da análise crítica no processo de tomada de decisão;
- Motivar o aluno para a pesquisa e investigação.
Teoria da Probabilidade
1. Experiência aleatória; espaço de resultados, acontecimentos.
2. Conceitos de probabilidade.Probabilidade condicional.Teorema de Bayes. Acontecimentos independentes.
Distribuições Teóricas e Aproximações
1. Distribuições discretas: Binomial e Poisson.
2. Distribuições contínuas: Normal, T de Student, Qui-quadrado e F de Snedecor.
3. Teorema do Limite Central.
Inferência estatística
1. Distribuição por amostragem
2. Estimativa pontual
3. Estimativa intervalar (intervalos de confiança): para a média e para a variância de uma população, para a diferença de médias de duas populações.
4. Testes de hipóteses: Conceitos básicos. Testes paramétricos: teste t para médias (uma amostra, amostras independentes e amostras emparelhadas); análise de variância (anova a um fator ¿ amostras com igual dimensão e amostras com dimensões diferentes). Testes à normalidade (Kolmogorov-Smirnov e Shapiro-Wilk). Testes não paramétricos: duas amostras emparelhadas (teste Wilcoxon e teste de sinais); duas amostras independentes (teste Mann-Whitney), três ou mais amostras independentes (teste Kruskal-Wallis)
Murteira, B,; Ribeiro, C.S.; Silva, J.A.; Pimenta, C.;Introdução à Estatística (2ª edição), Escolar Editora, 2010 |
Webster, A.L.;Estatística Aplicada à Administração e Economia, Editora McGraw-Hill, 2006 |
As aulas são teórico-práticas, sendo apresentados os conceitos base seguidos do estudo de aplicações práticas e resolução de exercícios práticos. Na abordagem do processo de cálculo, serão utilizadas ferramentas disponíveis em calculadoras e software estatístico específico.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Outras | Estudo | 15 | |
Avaliação | Avaliação | 4 | |
Estudo individual | Estudo | 96 | |
Total: | 160 |
Testes escritos individuais: 2 (50%+50%)
Nota mínima em cada teste escrito: 7.5 valores
Teste escrito individual - 1 (100%)
Teste escrito individual - 1 (100%)
Teste escrito individual - 1 (100%)
Teste escrito individual - 1 (100%)
Tempo total de trabalho do aluno: 160 horas
Contacto com o Docente:
Teórico-Práticas - 45h
Outras - 15h
Trabalho autónomo do aluno:
Avaliação - 4h
Estudo pessoal autónomo - 96h