Sistemas de Informação para Gestão
Ocorrência: 2014/2015 - 1S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
TGE21SN1
TGE21SD1
Língua de Ensino
Português
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A Unidade curricular de Sistemas de Informação (SI) para a Gestão interliga duas áreas distintas do conhecimento, a Informática e a Gestão.
Nesta unidade curricular são abordados conceitos relacionados com sistemas de informação, sua aplicação e enquadramento em ambiente organizacional.
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
Os objetivos da unidade curricular são os seguintes:
1. Descrever e identificar o papel dos Sistemas de informação na gestão das organizações;
2. Caracterizar tipos de Sistemas de Informação e compreender o seu impacto no seio de uma organização;
3. Utilizar os Sistemas de Informação de apoio à Gestão: Microsoft Excel, Primavera BSS, CMS e outros;
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Com esta unidade curricular, pretende-se que os discentes adquiram as seguintes competências:
1. Identificar um sistema de informação para a gestão e a importância deste numa organização;
2. Saber utilizar um sistema de informação para a gestão de forma autónoma: Microsoft Excel, Primavera BSS, CMS e outros;
Programa
1. A organização e os Sistemas de Informação;
1.1. Caracterização dos objetos organizacionais
1.2. Informação e conhecimento
1.3. Como a organização usa a informação
1.4. Conceito de Sistemas de Informação
2. Tecnologias de Informação e a mudança organizacional
2.1. Mudança organizacional
2.1.1. Tipos de mudança
2.1.2. Os SI e a mudança organizacional
2.2. Impacto e vantagens dos SI na organização
2.3. Novos modelos de negócio suportados pela tecnologia
2.4. O alinhamento dos SI com a estratégia organizacional
2.5. Práticas a adotar
2.6. SIBC na organização
3. Microsoft Excel como ferramenta de apoio à Gestão
3.1. Fórmulas e Funções
3.2. Análise e Gestão de Dados
3.3. Automatização de tarefas
4. Sistemas de Informação aplicados à Gestão
4.1. CMS (Content Management System)
4.2. Utilização do software Primavera BSS e outros
Bibliografia Principal
CARVALHO, A., LOPES, F. e MORAIS, M.;Desenvolvimento de Sistemas de Informação, FCA Editora de Informática, 2005. ISBN: 972-722-461-X |
RODRIGUES, L.;Utilização do Excel 2010 para Economia & Gestão, FCA Editora de Informática, 2011. ISBN: 978-972-722-669-6 |
Bibliografia Complementar
CARVALHO, A.;Exercícios resolvidos com Excel 2010 para Economia & Gestão, FCA Editora de Informática, 2011. ISBN: 978-972-722-729-7 |
Métodos de Ensino
A metodologia a utilizar contemplará estratégias expositivas, demonstrativas e de experimentação. As apresentações multimédia servirão de suporte à parte mais expositiva dos conteúdos. A parte mais prática da matéria será maioritariamente dedicada à realização de atividades de aplicação dos conteúdos lecionados, assumindo aqui o docente, a função de tutor, relembrando conceitos e funcionalidades, prestando auxílio e incentivando os alunos a refinarem e a aperfeiçoarem os seus desempenhos.
No decurso das aulas os alunos serão sempre incentivados a ter uma postura pró-ativa de participação crítica, acerca dos conteúdos expostos e a apresentarem assuntos da atualidade para debate.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
30 |
|
Avaliação individual |
Teste/Exame |
4 |
|
Estudo autónomo individual |
Estudo |
57 |
|
Outros |
Trabalho laboratorial ou de campo |
15 |
|
|
Total: |
106 |
Avaliação Contínua
Elementos da Avaliação Contínua:
Duas provas escritas individuais, cada um com uma ponderação de 25% da nota final.
Um trabalho de grupo em contexto de sala de aula com uma ponderação de 15% da nota final.
Um miniteste com a ponderação de 15% da nota final.
Dois exercícios práticos individuais, cada um com uma ponderação de 10% da nota final.
Nos termos do Regulamento, fica estipulada a obtenção da nota mínima de 7,5 (sete virgula cinco) valores, em cada uma das provas escritas na avaliação contínua, para a prossecução nessa mesma modalidade. Caso o aluno falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no primeiro teste escrito, transita para a modalidade de avaliação final. Caso o aluno falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no 2º teste escrito, só poderá apresentar-se na época de recurso.
Avaliação Final
Elementos da Avaliação Final:
Prova escrita individual com a ponderação de 100%.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular