• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > LGE1313

Macroeconomia

Código: LGE1313    Sigla: MAC

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Área de Ensino: Economia

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGE Desp. n.º 1049/2008 (alterado aviso n.º9805/2012) 6 ECTS 60 160

Horas Efetivamente Lecionadas

TGE21SN1

Teórico-Práticas: 57,00
Outro: 6,00

TGE21SD1

Teórico-Práticas: 57,00
Outro: 6,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Outro: 1,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Esta unidade curricular visa dotar o aluno com um conjunto de conhecimentos relativos aos princípios básicos da macroeconomia e fornecer-lhe uma série de instrumentos analíticos e práticos que lhe permitam ter uma visão geral dos fundamentos teóricos e técnicas de análise de problemas macroeconómicos e assim compreender a sua origem e resolução.

OBJETIVOS
Com esta unidade curricular, pretende-se preparar o aluno com um corpo de conhecimentos analíticos e práticos que lhe permita ter conhecimentos básicos de técnicas de análise de problemas macroeconómicos. Neste sentido esta unidade curricular assume como principais objetivos:
1. Sensibilizar os alunos para os conceitos básicos da macroeconomia, sobretudo relacionados com os intervenientes do circuito económico, procura e oferta agregada;
2. Compreender o estado actual de desenvolvimento da teoria macroeconómica, com base na evolução do pensamento científico neste domínio;
3. Descrever a forma como a atividade económica é medida e quais os seus principais instrumentos e indicadores de mensuração;
4. Entender resumidamente como funciona a análise macroeconómica no curto prazo, tanto numa situação de economia fechada, como numa situação de economia aberta, sobretudo ao nível do equilíbrio entre o mercado real e mercado monetário;
5. Compreender como se alcança o equilíbrio macroeconómico entre a procura e oferta agregada;
6. Compreender quais são as principais prioridades macroeconómicas no médio e longo prazo e como são orientadas as políticas económicas para as atingir.
Com base na realização e resolução de exercícios e estudos de caso, o aluno deverá ser capaz de compreender como funcionam as economias dos países, e com que fundamento são tomadas as principais decisões de política económica e as suas consequências previstas.

COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
No final da unidade curricular os alunos deverão ter capacidade para:
1. Assimilar a terminologia e linguagem técnica utilizada em macroeconomia;
2. Interpretar estudos, relatórios e notícias da atualidade de contudo macroeconómico;
3. Adoptar uma visão panorâmica da dinâmica económica mundial e perceber a forma como as economias se encontram interligadas;
4. Saber quando e como utilizar os diversos instrumentos de política macroeconómica à disposição dos economistas com o intuito de obter determinado resultado pré-definido;
5. Saber interpretar a evolução macroeconómica global, identificando causas e consequências de medidas adoptadas a nível nacional ou mundial.

Programa

O Programa da unidade curricular está organizado do seguinte modo:

1. INTRODUÇÃO
1.1 - Conceitos e objetivos macroeconómicos
1.2 - Principais problemáticas macroeconómicas
1.3 - A evolução do pensamento económico

2. A MEDIÇÃO DA ATIVIDADE ECONÓMICA
2.1 A Contabilidade Nacional: agregados e identidades fundamentais
2.2 A Inflação
2.3 O Desemprego
2.4 A Balança de Pagamentos

3. A ANÁLISE MACROECONÓMICA DE CURTO PRAZO, EM ECONOMIA FECHADA
3.1 O Mercado de bens e serviços e a curva IS
3.1.1 O consumo
3.1.2 O investimento
3.1.3 O equilíbrio no mercado de bens e serviços
3.2 O mercado monetário e a curva LM
3.2.1 A procura de moeda
3.2.2 A oferta de moeda
3.2.3 O equilíbrio no mercado monetário
3.3 A Procura agregada e o equilíbrio IS-LM
3.3.1 O equilíbrio no mercado real e monetário: o modelo IS-LM
3.3.2 As políticas monetárias e orçamental
3.4 Fundamentos da procura e oferta agregadas
3.4.1 As curvas AS e AD
3.4.2 As perspetivas clássica e Keynesiana

4. A ANÁLISE MACROECONÓMICA DE CURTO PRAZO, EM ECONOMIA ABERTA
4.1 O mercado cambial
4.1.1 Os regimes de taxas de câmbio
4.1.2 Taxa de câmbio e competitividade
4.2 O modelo IS-LM em economia aberta
4.2.1 O modelo IS-LM-BP
4.2.2 Implicações de política orçamental, monetária e cambial do modelo em cada regime cambial
4.2.3 O modelo de Mundell-Fleming

5. A MACROECONOMIA NO MÉDIO E LONGO PRAZO
5.1 A inflação e o desemprego: a curva de Phillips
5.2 O crescimento económico
5.3. Ciclos Económicos

Bibliografia Principal

DORNBUSH, R. & FISCHER, S. ;Macroeconomia , McGraw-Hill, 2001
SAMUELSON, P. & NORDHAUS, W. ;Macroeconomia , McGraw-Hill, 2012

Bibliografia Complementar

SOTOMAYOR, A. ;Macroeconomia - Exercícios Resolvidos, Rei dos Livros, 2009
MANKIW, N. ;Introdução à Economia , Thomson, 2005

Métodos de Ensino

Os conteúdos desta unidade curricular serão expostos sobretudo em aulas teórico-práticas, que combinam a exposição teórica com a discussão de casos práticos e resolução de exercícios de aplicação. Para tal socorremo-nos dos seguintes suportes:

1. Meios de suporte informático, designadamente o software Microsoft Powerpoint;

2. Meios de suporte em papel para a resolução de exercícios e análises macroeconómicas exemplificativas;

Com o decurso das aulas, os alunos serão motivados a expressarem a sua opinião acerca dos conteúdos expostos e assuntos da atualidade económica.

 


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
  Total: 45

Avaliação Contínua

Dois testes escritos individuais, cada um com uma ponderação de 50% na nota final.

Avaliação Final

Teste escrito individual com a ponderação de 100%.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Tempo total de trabalho do aluno: 160h

- Contato com o Docente:

Teórico-práticas: 45 h

Outras: 15h

Avaliação: 4h

- Estudo pessoal autónomo: 96h