Código: | LGE1208 | Sigla: | MIC |
Área de Ensino: | Economia |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGE | Desp. n.º 1049/2008 (alterado aviso n.º9805/2012) | 1º | 6 ECTS | 61 | 160 |
Teórico-Práticas: | 48,00 |
Seminário: | 3,00 |
Outro: | 0,00 |
Teórico-Práticas: | 48,00 |
Seminário: | 15,00 |
Outro: | 0,00 |
Docência - Horas
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Português
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DA UNIDADE CURRICULAR
A Microeconomia constitui uma das grandes áreas de conhecimento da economia, que trata sobretudo do estudo de entidades individuais como os mercados, as empresas e as famílias. Nesta unidade curricular são abordados conteúdos ligados essencialmente aos conceitos de escassez, produção, bens e serviços, fatores de produção, oferta e procura, equilíbrio e organização dos mercados, comportamentos dos consumidores e empresas e papel do Estado nos mercados.
OBJECTIVOS
1. Sensibilizar os discentes para a diferença entre macro e microeconomia, focando os conceitos e problemas fundamentais da economia relacionados sobretudo com a escassez, custo de oportunidade, eficiência económica e fronteira de possibilidades de produção;
2. Explicar o funcionamento dos mercados competitivos, compreender como se processa o ajustamento entre a procura e a oferta, como se encontra o equilíbrio de mercado e se determina a sua eficiência;
3. Perceber os principais determinantes que orientam as decisões e escolhas do consumidor, sobretudo as suas preferências e restrição orçamental a que estão sujeitos;
4. Compreender o comportamento das empresas e os objectivos que orientam as suas actividades, designadamente a transformação dos factores produtivos em bens/serviços transaccionáveis e a maximização dos resultados;
5. Descrever as diferentes estruturas de mercado e o comportamento de estratégia empresarial adoptado, com base nos custos e receitas operacionais;
6. Entender o relacionamento entre o Estado e o mercado, especialmente na determinação dos preços, oferta de bens públicos e controlo das externalidades.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Com a matéria leccionada os alunos deverão ser capazes de:
1. Compreender as decisões quotidianas dos agentes económicos, as suas motivações e a forma como influenciam o equilíbrio dos mercados;
2. Entender como se organizam e funcionam os mercados e como os consumidores e as empresas alteram constantemente as suas posições face a estímulos variados;
3. Determinar os factores que condicionam a determinação dos preços, especialmente ao nível da estrutura de custos das empresas e intervenção do Estado sobre os mercados;
4. Indicar o comportamento estratégico das empresas mais ajustado às condicionantes dos mercados, de modo a atingirem eficazmente os seus objectivos;
5. Construir e interpretar representações gráficas, pesquisar, trabalhar e analisar dados estatísticos e percepcionar os factores que condicionam o processo evolutivo dos mercados.
1 INTRODUÇÃO À MICROECONOMIA
1.1 Conceitos básicos
1.2 Os problemas económicos fundamentais
2 FUNCIONAMENTO DOS MERCADOS COMPETITIVOS
2.1 A Procura e a Oferta.
2.2 O Equilíbrio de Mercado.
2.3 Elasticidade da procura e oferta.
2.4 A eficiência económica: o excedente do consumidor e produtor
3 TEORIA DO CONSUMIDOR
3.1 Restrição Orçamental.
3.2 Utilidade e preferências do consumidor.
3.3 Escolha do consumidor.
3.4 O Efeito Rendimento e Efeito Substituição.
4 TEORIA DA EMPRESA
4.1 Tecnologia e Função de Produção.
4.2 Rendimentos e Custos de produção.
4.3 As Estruturas de Mercados.
4.4 Comportamento Estratégico.
5 INTERVENÇÃO DO ESTADO NOS MERCADOS
5.1 Controlo dos preços.
5.2 Política fiscal.
5.3 Limitação do poder de mercado.
5.4 Externalidades e Bens públicos.
FRANK, Robert;Microeconomia e Comportamento, McGraw-Hill, 2006 |
SAMUELSON, P. & NORDHAUS, W. ; Economia (19ª Edição), Mcgraw-Hil, Lisboa, 2012 |
MANKIW, N. ;Introdução à Economia (3ª Edição), Thomson, São Paulo., 2005 |
MATA, J. ; Economia da Empresa (7ª edição), Fundação Calouste Gulbenkian., 2011 |
MIRA, N.;Microeconomia, Edições Sílabo, Lisboa, 2011 |
Os conteúdos desta unidade curricular serão expostos sobretudo em aulas teórico-práticas, que combinam a exposição teórica com a discussão de casos práticos e a resolução de exercícios de aplicação. Para o efeito serão usados como instrumentos de apoio, tanto meios em suporte de papel como de base informática, designadamente o software Microsoft Powerpoint.
Ao nível do comportamento dos alunos será sempre encorajada e valorizada uma atitude pró-activa e participativa em contexto de sala de aula, e incentivada uma postura crítica sobre os conteúdos expostos e assuntos da actualidade microeconómica. Integrado no processo de avaliação contínua serão realizados, em sala de aula, dois testes escritos individuais.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Total: | 45 |
Testes escritos individuais: 2x50%
Teste escrito individual: 100%.
Trabalhos práticos de aplicação da matéria lecionada.
Tempo total de Trabalho do Aluno: 160h
Contacto com o Docente:
Teórico-práticas: 45 h
Outros -Trabalhos Práticos de Aplicação: 12 h
Seminário: 4h
Avaliação: 4h
Estudo pessoal autónomo: 95 h