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Microeconomia

Código: LGE1208    Sigla: MIC

Ocorrência: 2014/2015 - 2S

Área de Ensino: Economia

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGE Desp. n.º 1049/2008 (alterado aviso n.º9805/2012) 6 ECTS 61 160

Horas Efetivamente Lecionadas

TGE12SN1

Teórico-Práticas: 48,00
Seminário: 3,00
Outro: 0,00

TGE12SD1

Teórico-Práticas: 48,00
Seminário: 15,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Seminário: 0,27
Outro: 0,80

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DA UNIDADE CURRICULAR

A Microeconomia constitui uma das grandes áreas de conhecimento da economia, que trata sobretudo do estudo de entidades individuais como os mercados, as empresas e as famílias. Nesta unidade curricular são abordados conteúdos ligados essencialmente aos conceitos de escassez, produção, bens e serviços, fatores de produção, oferta e procura, equilíbrio e organização dos mercados, comportamentos dos consumidores e empresas e papel do Estado nos mercados.

OBJECTIVOS

1. Sensibilizar os discentes para a diferença entre macro e microeconomia, focando os conceitos e problemas fundamentais da economia relacionados sobretudo com a escassez, custo de oportunidade, eficiência económica e fronteira de possibilidades de produção;
2. Explicar o funcionamento dos mercados competitivos, compreender como se processa o ajustamento entre a procura e a oferta, como se encontra o equilíbrio de mercado e se determina a sua eficiência;
3. Perceber os principais determinantes que orientam as decisões e escolhas do consumidor, sobretudo as suas preferências e restrição orçamental a que estão sujeitos;
4. Compreender o comportamento das empresas e os objectivos que orientam as suas actividades, designadamente a transformação dos factores produtivos em bens/serviços transaccionáveis e a maximização dos resultados;
5. Descrever as diferentes estruturas de mercado e o comportamento de estratégia empresarial adoptado, com base nos custos e receitas operacionais;
6. Entender o relacionamento entre o Estado e o mercado, especialmente na determinação dos preços, oferta de bens públicos e controlo das externalidades.


COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

Com a matéria leccionada os alunos deverão ser capazes de:
1. Compreender as decisões quotidianas dos agentes económicos, as suas motivações e a forma como influenciam o equilíbrio dos mercados;
2. Entender como se organizam e funcionam os mercados e como os consumidores e as empresas alteram constantemente as suas posições face a estímulos variados;
3. Determinar os factores que condicionam a determinação dos preços, especialmente ao nível da estrutura de custos das empresas e intervenção do Estado sobre os mercados;
4. Indicar o comportamento estratégico das empresas mais ajustado às condicionantes dos mercados, de modo a atingirem eficazmente os seus objectivos;
5. Construir e interpretar representações gráficas, pesquisar, trabalhar e analisar dados estatísticos e percepcionar os factores que condicionam o processo evolutivo dos mercados.

Programa

1 INTRODUÇÃO À MICROECONOMIA
1.1 Conceitos básicos
1.2 Os problemas económicos fundamentais

2 FUNCIONAMENTO DOS MERCADOS COMPETITIVOS
2.1 A Procura e a Oferta.
2.2 O Equilíbrio de Mercado.
2.3 Elasticidade da procura e oferta.
2.4 A eficiência económica: o excedente do consumidor e produtor

3 TEORIA DO CONSUMIDOR
3.1 Restrição Orçamental.
3.2 Utilidade e preferências do consumidor.
3.3 Escolha do consumidor.
3.4 O Efeito Rendimento e Efeito Substituição.

4 TEORIA DA EMPRESA
4.1 Tecnologia e Função de Produção.
4.2 Rendimentos e Custos de produção.
4.3 As Estruturas de Mercados.
4.4 Comportamento Estratégico.

5 INTERVENÇÃO DO ESTADO NOS MERCADOS
5.1 Controlo dos preços.
5.2 Política fiscal.
5.3 Limitação do poder de mercado.
5.4 Externalidades e Bens públicos.

Bibliografia Principal

FRANK, Robert;Microeconomia e Comportamento, McGraw-Hill, 2006
SAMUELSON, P. & NORDHAUS, W. ; Economia (19ª Edição), Mcgraw-Hil, Lisboa, 2012

Bibliografia Complementar

MANKIW, N. ;Introdução à Economia (3ª Edição), Thomson, São Paulo., 2005
MATA, J. ; Economia da Empresa (7ª edição), Fundação Calouste Gulbenkian., 2011
MIRA, N.;Microeconomia, Edições Sílabo, Lisboa, 2011

Métodos de Ensino

Os conteúdos desta unidade curricular serão expostos sobretudo em aulas teórico-práticas, que combinam a exposição teórica com a discussão de casos práticos e a resolução de exercícios de aplicação. Para o efeito serão usados como instrumentos de apoio, tanto meios em suporte de papel como de base informática, designadamente o software Microsoft Powerpoint.
Ao nível do comportamento dos alunos será sempre encorajada e valorizada uma atitude pró-activa e participativa em contexto de sala de aula, e incentivada uma postura crítica sobre os conteúdos expostos e assuntos da actualidade microeconómica. Integrado no processo de avaliação contínua serão realizados, em sala de aula, dois testes escritos individuais.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
  Total: 45

Avaliação Contínua

Testes escritos individuais:  2x50%

Avaliação Final

Teste escrito individual: 100%.

Provas e Trabalhos Especiais

Trabalhos práticos de aplicação da matéria lecionada.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Tempo total de Trabalho do Aluno: 160h

Contacto com o Docente:
Teórico-práticas: 45 h
Outros -Trabalhos Práticos de Aplicação: 12 h
Seminário: 4h
Avaliação: 4h
Estudo pessoal autónomo: 95 h