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Planeamento e Desenvolvimento em Turismo

Código: LTU1425    Sigla: PDT

Ocorrência: 2013/2014 - 2S

Área de Ensino: Turismo

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LTU Desp. n.º 357/2008 (alterado aviso n.º9855/2012) 6 54 160

Horas Efetivamente Lecionadas

TTU22SD1

Teórico-Práticas: 78,00
Seminário: 0,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Seminário: 0,20
Outro: 0,40

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Pretende-se que os estudantes adquiram sensibilidade relativamente à problemática do desenvolvimento regional e às dinâmicas das diversas regiões a vários níveis.Num complexo sistema de relações, que vão do local ao global, importa debater o protagonismo, ou a sua perda, de cada entidade regional e dos seus actores, de modo a que cada um saiba situar-se num mundo em mudança constante e operar nele com êxito.
As políticas que as entidades oficiais disponibilizam para operar a mudança, em particular as europeias, não serão descuradas na abordagem do programa desta unidade curricular, com o objetivo de envolver os estudantes numa realidade associada ao desenvolvimento regional do país há várias décadas, onde as problemáticas suscitadas pelo turismo merecerão particular realce.

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM

. Compreender as questões associadas ao desenvolvimento regional;

. Apreender as especificidades territoriais e a necessidade de organização dos espaços;

. Abordar os aspectos conceptuais do crescimento e do desenvolvimento regional;

. Refletir sobre o papel do turismo no desenvolvimento regional;

. Compreender as estratégias para a regionalização administrativa do País;

. Refletir sobre o estatuto dos territórios regionais em diversos contextos: do global ao local;

. Conhecer estratégias de desenvolvimento regional, particularmente no contexto europeu;

. Compreender a importância dos fundos estruturais no desenvolvimento das regiões europeias;

. Conhecer a política europeia de desenvolvimento regional para Portugal consubstanciada no QREN.


COMPETÊNCIAS RELACIONADAS COM AS TEMÁTICAS ESTUDADAS:

. Compreender as dinâmicas de desenvolvimento do sector do Turismo nas suas várias vertentes: modelos e processos de desenvolvimento, elementos e agentes intervenientes, fatores críticos e fundamentais, importância do planeamento do desenvolvimento turístico, através de uma análise crítica às temáticas lecionadas;

. Aplicar o processo de planeamento turístico a uma região, analisando criticamente as condições que a mesma apresenta no âmbito do turismo e aplicando os princípios de desenvolvimento sustentável.


Programa

1. Questões do desenvolvimento regional
1.1. O interesse crescente pelo desenvolvimento regional 
1.2. As regiões no sistema regional
1.3. Desenvolvimento económico e organização espacial
1.4. Paradigmas e modelos de desenvolvimento regional

2. Território, regiões e regionalização
2.1. Conceitos de região: critérios de delimitação de regiões 
2.2. Tipos de regiões e lógicas de regionalização
2.3. Objetivos da regionalização
2.4. Descentralização/desconcentração de competências
2.5. O traçado das fronteiras das regiões
2.6. A Lei-Quadro da Regiões Administrativas
2.7. A regionalização turística e o crescimento regional

3. Território e globalização
3.1. Processos de globalização e de transnacionalização das actividades
3.2. As diferentes dimensões do processo de globalização
3.3. As políticas regionais em tempos de globalização

4. Desenvolvimento e Planeamento Regional e Turístico
4.1. A importância do Planeamento regional e turístico
4.2. Componentes do Planeamento regional e turístico
4.3. Descrição sumária do processo de planeamento
4.4. Alicerces do processo de planeamento
4.5. O processo de planeamento e o desenvolvimento sustentável

5. A política europeia de desenvolvimento regional para Portugal
5.1. O Quadro de Referência Estratégico Nacional
5.2. Programas de desenvolvimento regional e local

6. Turismo e desenvolvimento regional: estudo de casos

Bibliografia Principal

BENKO, Georges; LIPIETZ, Alain ;As Regiões Ganhadoras; Distritos e Redes os novos paradigmas da geografia económica, Lisboa: Celta, 1994
Beni, M. C.;Análise Estrutural do Turismo, Senac, 1997
Buhalis, D. & Costa, C. M. M. ;Tourism Management Dynamics: Trends, Management and Tools, Elsevier, 2006
Buhalis, D. & Costa, C. M. M. ;Tourism Business Frontiers: Consumers, Products and Industry, Elsevier, 2006
Cooper, C. & Hall, C. M.;Contemporary Tourism: An International Approach, Elsevier,, 2008
Costa, C. M. M.;Towards the Improvement of the Efficiency and Effectiveness of Tourism Planning and Development at the Regional Level: Planning, Organisations and Networks. The Case of Portugal. Ph.D. Thesis, University of Surrey, England., 1996
Fazenda, N., Nunes da Silva, F. e Costa, C. ;Política e planeamento turístico à escala regional - o caso da Agenda Regional de Turismo para o Norte de Portugal, Revista Portuguesa de Estudos Regionais, 2008
Kadt, E. ;Tourism-passport to development? Perspectives on the social and cultural effects of tourism in developing countries, Oxford University Press, 1979
Lickorish, L. J., Jefferson, A., Bodlender, J. & Jenkins, C. L. ;Developing Tourism Destinations. Policies and Perspectives, Longman, 1991
Miossec, J. ;Un modele de space touristique. L¿Espace Geographique, 6 (1), 41-48., 1976
Shaw, G. & Williams, A. ;Tourism and Tourism Spaces, Sage, 2004
Reigado, F. M. ;Desenvolvimento e Planeamento Regional: Uma Abordagem Sistémica, Editorial Estampa, 2000
Sharpley, R. & Telfer, D. J. ;Tourism and development in the developing world, London, Routledge, 2008
Simões Lopes, A.;Desenvolvimento Regional: Problemática, Teoria, Modelos, Fundação Calouste Gulbenkian, 2001
Thirlwall, A. P.;Growth and Development (with special reference to developing economies), Macmillan, 2005

Métodos de Ensino

As metodologias contemplarão aulas de exposição teórica relativas aos conteúdos gerais de cada unidade temática, análise e discussão nas aulas sobre aspectos teóricos dos conteúdos, exposição pelos alunos dos conteúdos de textos científicos consultados, que serão submetidas a debate, nomeadamente em relação a estudos de caso. As aulas práticas ocorrerão aquando das apresentações dos de casos de estudo que serão sujeitos a debate e conclusões.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
  Total: 45

Avaliação Contínua

Realização de dois testes escritos individuais, com a ponderação de 50% cada na nota final.

TOTAL: 100%

Avaliação Final

Elementos da Avaliação Final (Secção III do Capítulo V do Regulamento)

Teste escrito individual: 100%

TOTAL: 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Tempo de trabalho total do aluno - 160 horas
Teórico-práticas - 45 h
Seminários - 3 h
Outras - 6 h
Avaliação - 5 h
Estudo pessoal autónomo - 101 h