Recursos e Produtos Turísticos
Ocorrência: 2013/2014 - 1S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
TTU21SD1
Língua de Ensino
Português
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Descrição Resumida da Unidade CurricularPretende-se que os alunos sejam capazes de identificar os diversos elementos constituintes dos recursos turísticos e, as particularidades subjacentes à construção dos produtos turísticos. Compreender a problemática da procura e oferta turística nos diversos contextos e variáveis, assim como, as tendências dominantes e perfis, usos e consumos de um determinado destino. Construir produtos e serviços turísticos de qualidade. Fornecer as ferramentas de gestão que permitam conceber, desenvolver, promover e inovar novos produtos e serviços turísticos. Conhecer os principais produtos e serviços turísticos dos destinos portugueses por regiões. Perceber a identidade e a política estratégica adotada para os principais produtos turísticos de Portugal, a sua imagem, projeção e potencial nos mercados exteriores.
Objetivos e Resultados da Aprendizagem
- Desenvolver a noção de produto turístico e do seu ciclo de vida.
- Reforçar a importância da oferta/procura turística nos seus diversos contextos e variáveis; perceber tendências dominantes e perfis, usos e consumos de um determinado destino.
- Planear e conceber produtos turísticos específicos ou complementares.
- Sensibilizar para práticas de qualidade associada aos produtos turísticos.
- Enquadrar o PENT e os produtos turísticos estratégicos nas dinâmicas da procura/oferta (Nacional/Internacional).
- Perceber qual a identidade e imagem que, os produtos/serviços da oferta turística nacional é percecionada junto dos principais mercados.
Competências a desenvolver
- Descrever os conceitos, produto turístico, procura e oferta, e perceber as dinâmicas e aplicações nas atividades turísticas.
- Identificar as especificidades dos principais produtos turísticos.
- Planear circuitos turísticos que integrem diversos tipos de produtos turísticos específicos ou complementares.
- Reconhecer os principais produtos/serviços turísticos de qualidade da oferta turística nacional.
- Identificar a identidade e imagem da oferta turística do destino Portugal nos principais mercados.
Programa
1. Definições e conceitos.
2. As especificidades dos produtos turísticos.
3. Modelos básicos de recursos e produtos turísticos.
3.1 .Tipologias;
3.2 .Componentes estruturantes e interações;
3.3 .Cadeia de produtos turísticos.
4. Noção de destino turístico.
5. O destino e os seus mercados.
5.1. Os elementos e componentes de um destino turístico;
5.2. Destino turístico e perspectiva de negócio;
5.3. O destino e a formação da oferta e da procura;
5.3.1. Perfil e modelos de comportamento do consumidor;
5.3.2. O processo de decisão: motivadores e fatores determinantes;
5.3.3. Principais tendências de consumo;
5.3.4. Procura turística e mercados;
5.3.5. Processo de desenvolvimento de produtos turísticos.
6. Tipologia e identificação dos principais destinos turísticos portugueses por áreas regionais.
6.1. Porto e Norte de Portugal;
6.2. Beiras - Centro de Portugal;
6.3.Lisboa;
6.4. Alentejo;
6.5. Algarve;
6.6. Madeira;
6.7. Açores.
7. O PENT: Os 10 produtos Turísticos Estratégicos para Portugal.
8.Produtos turísticos complementares.
9. A identidade e a estratégia dos destinos turísticos por área regionais.
10. A imagem de Portugal no exterior.
Bibliografia Principal
Cunha, Licínio;Economia e Politica do Turismo, Mc Graw-Hill, 1997. ISBN: 972-8298-52-8 |
Cunha, Licínio;Introdução ao Turismo, Verbo, 2003. ISBN: 9722220853 |
DOMINGUES, Celestinno M.;Dicionário - Técnico de Turismo, Publicações Dom Quixote, 1990. ISBN: 972-20-0767-x |
Fernández, C. ; Blanco, A.;Producción y Venta de Servicios Turísticos en Agencias de Viajes, Sintesis, 1999. ISBN: 84-7738-418-5 |
KASTENHOLZ, Elisa ;O papel da imagem do destino no comportamento do turista e implicações em termos de marketing: o caso do Norte de Portugal. , Universidade de Aveiro, 2002 |
KASTENHOLZ, Elisa ;¿O marketing de destinos turísticos - o seu significado e potencial, ilustrado para um destino rural¿, Revista de Turismo e Desenvolvimento, 2006 |
Bibliografia Complementar
THR;Turismo Náutico / Turismo de Negócios / Turismo de Natureza / Touring Cultural e Paisagístico / Sol e Mar / Saúde e Be,-Estar / City Breaks / Golfe / Gastronomia e Vinhos, Edição do Turismo de Portugal, 2006 |
Métodos de Ensino
Método expositivo / interrogativo e demonstrativo.
- Apresentação de diapositivos para análise e discussão presencial;
- Exercícios em grupo;
- Análise e discussão de artigos e estudos de caso;
- Conferências e palestras;
- Período de trabalho autónomo.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
45 |
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Total: |
45 |
Avaliação Contínua
De acordo com a Secção II do Capítulo VI do Regulamento Interno, serão elementos da avaliação continua:
Testes escritos individuais: 2X30%
1 Trabalho de grupo: 30%
Apresentação: 10%
Nos termos do Regulamento, fica estipulada a obtenção da nota mínima de 7,5 (sete virgula cinco valores), em cada um dos testes escritos na avaliação contínua, para a prossecução nessa mesma modalidade. Caso o aluno falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no primeiro teste escrito, transita para a modalidade de avaliação final. Caso o aluno falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no 2º teste escrito, só poderá apresentar-se na época de recurso.
TOTAL: 100%
Avaliação Final
De acordo com a secção III do Capítulo VI do Regulamento, serão elementos da avaliação final:
Prova escrita individual: 100%
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Tempo total de trabalho do aluno: 160 horas
a) Contacto com o docente:
- Teórico-práticas: 45 horas
- Seminários: 3 horas
- Outros: 6 horas
b) Trabalho autónomo do aluno
- Avaliação: 6 horas
- Trabalho de grupo: 20 horas
- Estudo pessoal autónomo: 80 horas