Código: | LTU1317 | Sigla: | CP |
Área de Ensino: | História |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LTU | Desp. n.º 357/2008 (alterado aviso n.º9855/2012) | 2º | 6 | 57 | 160 |
Teórico-Práticas: | 48,00 |
Outro: | 0,00 |
Docência - Horas
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Português
Resumo descritivo da unidade curricular
A unidade curricular de Cultura Portuguesa aborda os traços fundamentais da História de Portugal, aprofundando em particular as temáticas sociais e culturais pela importância que estas assumem na formação de um Técnico Superior de Turismo. O programa foi planificado numa perspetiva diacrónica, apresentando-se dividido em quatro unidades correspondentes aos 4 períodos definidos pela metodologia da História: Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna e Período Contemporâneo. Os temas selecionados procuram identificar as características definidoras da cultura portuguesa e proporcionar uma reflexão sobre a construção de uma identidade cultural.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
Os principais objectivos desta unidade curricular são:
- Identificar e sintetizar os principais períodos da História de Portugal;
- Compreender que as fronteiras portuguesas resultam de um processo longo e complexo;
- Reconhecer as principais marcas culturais dos povos que cruzaram o território antes da Formação de Portugal;
- Explicar o processo de Formação de Portugal;
- Compreender as especificidades da língua portuguesa;
- Explanar os principais traços da cultura medieval, moderna e contemporânea.
Competências a desenvolver
No final da unidade curricular os discentes deverão ser capazes de:
- Contextualizar, interpretar e explicar as principais manifestações da História e da Cultura portuguesas numa perspetiva diacrónica;
- Apresentar rigor na aplicação dos conceitos lecionados;
- Revelar espírito crítico e capacidade de análise e argumentação;
- Aplicar os conhecimentos adquiridos a nível interdisciplinar;
- Demonstrar capacidade de trabalho aplicando uma metodologia de investigação correta.
1. INTRODUÇÃO
1.1. O território português: a construção do espaço
1.2. O território antes da Formação: heranças culturais
2. IDADE MÉDIA E FORMAÇÃO DE PORTUGAL (Séculos XII-XIV)
2.1. Mitos /factos históricos
2.2. A Nação Portuguesa: de 1128 a 1385
2.3. A língua portuguesa
2.4. A cultura
2.4.1. Da tradição oral à escrita. A cultura da corte
2.4.2. A cultura clerical e monacal
2.4.3. A Universidade
3. IDADE MODERNA (Século XV-XVIII)
3.1. Expansão e Descobrimentos
3.2. O Novo Mundo e a Cultura Portuguesa
3.3. A sociedade portuguesa na Época Moderna
4. ÉPOCA CONTEMPORÂNEA (Séculos XIX-XXI)
4.1. Conceito de Contemporaneidade
4.2. Liberalismo/Romantismo
4.3. A afirmação da decadência: Garrett e Herculano
4.4. Regeneração e Geração de 70
4.5. O fim do século XIX e o Vencidismo. Rafael Bordalo Pinheiro e a criação de uma imagem
4.6. A Primeira República e a reinvenção de Portugal: símbolos e instituições
4.7. Da Ditadura Militar ao Estado Novo: o estado cultural e a afirmação dos mitos
4.8. O Fim do Império e a Revolução dos Cravos
4.9. A questão da Identidade lusa
Mattoso, José (Dir. de);História de Portugal, Círculo de Leitores, 1993 |
Ramos, Rui (coord.);História de Portugal, A Esfera dos Livros, 2009 |
Saraiva, A. José;A Cultura em Portugal - Teoria e História, 2ª ed., Bertrand Editora, 1985, vols. I e 2 |
Tavares, Maria José Ferro;Sociedade e Cultura Portuguesas, Universidade Aberta, 1997 |
Mattoso, José;Portugal Medieval. Novas Interpretações, 2ª ed., Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1992 |
Serrão, Joaquim Veríssimo;História de Portugal, Verbo, 1990 |
Serrão, Joel;Dicionário de História de Portugal, Figueirinhas, 1964-1971 |
Sousa, Manuel de;Reis e Rainhas de Portugal, Sporpress, 2000 |
Cada ponto do programa pressupõe uma abordagem teórica prévia mas susceptível de promover o debate em sala de aula, recorrendo-se sistematicamente a cronologias, mapas, quadros, gráficos, documentos escritos e imagens. Exposição de exemplos práticos relativos à aplicação da Cultura Portuguesa ao Turismo.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Total: | 45 |
Elementos da Avaliação Contínua:
2 Testes escritos individuais: 2x40%
Estudos de caso: 20%
Total: 100%
Nos termos do Regulamento, fica estipulada a obtenção da nota mínima de 7,5 (sete virgula cinco valores), em cada um dos testes escritos na avaliação contínua, para a prossecução nessa mesma modalidade. Caso o aluno falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no primeiro teste escrito, transita para a modalidade de avaliação final. Caso o aluno falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no 2º teste escrito, só poderá apresentar-se na época de recurso.
Elementos da Avaliação Final:
Prova escrita individual: 100%
Tempo total de trabalho do aluno: 160 horas
a) Contacto com o docente:
- Teórico-práticas: 45 horas
- Outros: 12 horas
b) Trabalho autónomo do aluno
- Avaliação: 5 horas
- Estudo pessoal autónomo: 98 horas