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Cultura Portuguesa

Código: LTU1317    Sigla: CP

Ocorrência: 2013/2014 - 1S

Área de Ensino: História

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LTU Desp. n.º 357/2008 (alterado aviso n.º9855/2012) 6 57 160

Horas Efetivamente Lecionadas

TTU21SD1

Teórico-Práticas: 48,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Outro: 0,80

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular


A unidade curricular de Cultura Portuguesa aborda os traços fundamentais da História de Portugal, aprofundando em particular as temáticas sociais e culturais pela importância que estas assumem na formação de um Técnico Superior de Turismo. O programa foi planificado numa perspetiva diacrónica, apresentando-se dividido em quatro unidades correspondentes aos 4 períodos definidos pela metodologia da História: Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna e Período Contemporâneo. Os temas selecionados procuram identificar as características definidoras da cultura portuguesa e proporcionar uma reflexão sobre a construção de uma identidade cultural.


Objetivos e resultados esperados da aprendizagem


Os principais objectivos desta unidade curricular são:
- Identificar e sintetizar os principais períodos da História de Portugal;
- Compreender que as fronteiras portuguesas resultam de um processo longo e complexo;
- Reconhecer as principais marcas culturais dos povos que cruzaram o território antes da Formação de Portugal;
- Explicar o processo de Formação de Portugal;
- Compreender as especificidades da língua portuguesa;
- Explanar os principais traços da cultura medieval, moderna e contemporânea.


Competências a desenvolver


No final da unidade curricular os discentes deverão ser capazes de:
- Contextualizar, interpretar e explicar as principais manifestações da História e da Cultura portuguesas numa perspetiva diacrónica;
- Apresentar rigor na aplicação dos conceitos lecionados;
- Revelar espírito crítico e capacidade de análise e argumentação;
- Aplicar os conhecimentos adquiridos a nível interdisciplinar;
- Demonstrar capacidade de trabalho aplicando uma metodologia de investigação correta.

Programa

1. INTRODUÇÃO

1.1. O território português: a construção do espaço

1.2. O território antes da Formação: heranças culturais

2. IDADE MÉDIA E FORMAÇÃO DE PORTUGAL (Séculos XII-XIV)

2.1. Mitos /factos históricos

2.2. A Nação Portuguesa: de 1128 a 1385

2.3. A língua portuguesa

2.4. A cultura

2.4.1. Da tradição oral à escrita. A cultura da corte

2.4.2. A cultura clerical e monacal

2.4.3. A Universidade

3. IDADE MODERNA (Século XV-XVIII)

3.1. Expansão e Descobrimentos

3.2. O Novo Mundo e a Cultura Portuguesa

3.3. A sociedade portuguesa na Época Moderna

4. ÉPOCA CONTEMPORÂNEA (Séculos XIX-XXI)

4.1. Conceito de Contemporaneidade

4.2. Liberalismo/Romantismo

4.3. A afirmação da decadência: Garrett e Herculano

4.4. Regeneração e Geração de 70

4.5. O fim do século XIX e o Vencidismo. Rafael Bordalo Pinheiro e a criação de uma imagem

4.6. A Primeira República e a reinvenção de Portugal: símbolos e instituições

4.7. Da Ditadura Militar ao Estado Novo: o estado cultural e a afirmação dos mitos

4.8. O Fim do Império e a Revolução dos Cravos

4.9. A questão da Identidade lusa

Bibliografia Principal

Mattoso, José (Dir. de);História de Portugal, Círculo de Leitores, 1993
Ramos, Rui (coord.);História de Portugal, A Esfera dos Livros, 2009
Saraiva, A. José;A Cultura em Portugal - Teoria e História, 2ª ed., Bertrand Editora, 1985, vols. I e 2
Tavares, Maria José Ferro;Sociedade e Cultura Portuguesas, Universidade Aberta, 1997

Bibliografia Complementar

Mattoso, José;Portugal Medieval. Novas Interpretações, 2ª ed., Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1992
Serrão, Joaquim Veríssimo;História de Portugal, Verbo, 1990
Serrão, Joel;Dicionário de História de Portugal, Figueirinhas, 1964-1971
Sousa, Manuel de;Reis e Rainhas de Portugal, Sporpress, 2000

Métodos de Ensino

Cada ponto do programa pressupõe uma abordagem teórica prévia mas susceptível de promover o debate em sala de aula, recorrendo-se sistematicamente a cronologias, mapas, quadros, gráficos, documentos escritos e imagens. Exposição de exemplos práticos relativos à aplicação da Cultura Portuguesa ao Turismo.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
  Total: 45

Avaliação Contínua

Elementos da Avaliação Contínua:
2 Testes escritos individuais: 2x40%
Estudos de caso: 20%
Total: 100%

Nos termos do Regulamento, fica estipulada a obtenção da nota mínima de 7,5 (sete virgula cinco valores), em cada um dos testes escritos na avaliação contínua, para a prossecução nessa mesma modalidade. Caso o aluno falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no primeiro teste escrito, transita para a modalidade de avaliação final. Caso o aluno falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no 2º teste escrito, só poderá apresentar-se na época de recurso.

Avaliação Final

Elementos da Avaliação Final:
Prova escrita individual: 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Tempo total de trabalho do aluno: 160 horas
a) Contacto com o docente:
- Teórico-práticas: 45 horas
- Outros: 12 horas
b) Trabalho autónomo do aluno
- Avaliação: 5 horas
- Estudo pessoal autónomo: 98 horas