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Sociologia do Lazer e do Turismo

Código: LTU1211    Sigla: SLT

Ocorrência: 2013/2014 - 2S

Área de Ensino: Turismo

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LTU Desp. n.º 357/2008 (alterado aviso n.º9855/2012) 6 57 160

Horas Efetivamente Lecionadas

TTU12SD1

Teórico-Práticas: 49,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Outro: 0,80

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo
Esta Unidade Curricular desenvolve um conjunto de temas relacionados com a perspectiva sociológica sobre os fenómenos do lazer e do turismo. Assumindo que, numa perspectiva sociológica, o turismo e o lazer estão intimamente ligados, a abordagem centra-se essencialmente na compreensão dos comportamentos de lazer e os seus condicionantes sócio-culturais.

Objectivos
Enquadrar o lazer e o turismo nos contextos e constrangimentos culturais
Compreender a relevância do contexto familiar para a estruturação das actividades de lazer
Identificar as fases do ciclo de vida, associando-as a fenómenos de lazer
Compreender a interligação entre as esferas do trabalho e do lazer, bem como as transformações recentes a este nível
Caracterizar a influência que conceitos como classe social, género e etnia produzem nos hábitos de lazer
Enquadrar a influência do desporto nas actividades de lazer
Compreender o carácter estruturante dos fenómenos de consumo para as práticas de lazer
Caracterizar a influência das novas tecnologias da informação e da comunicação para as mudanças no conceito de lazer

Competências
Análise crítica dos fenómenos de lazer
Operacionalização dos conceitos sociológicos aplicados ao lazer
Recolha, tratamento e análise de informação teórica e empírica sobre os fenómenos de lazer

Programa

1. Enquadramento e conceitos fundamentais

2. Cultura e Lazer

3. Lazer e Família

4. Lazer e Ciclo de Vida

5. Trabalho e Lazer

6. Classe, Género e Etnicidade

7. Lazer e o Desporto

8. Consumo e Lazer

9. Mundos Virtuais e Lazer

Bibliografia Principal

Blackshaw, Tony ;Handbook of Leisure Studies, Routledge, 2013
Critcher, C.; Bramham, P.; Tomlinson, A.;Sociology of Leisure: a reader, E&FN Spon, 1999
Elkington, Sam & Gammon, Sean ;Contemporary Perspectives in Leisure, Routledge, 2014
Guiddens, Anthony ;Sociologia, Fundação Calouste Gulbenkian, 2000
Castro, Celso ;Sociologia Aplicada ao Turismo, Altas, 2002
Dias, Reinaldo ;Sociologia do Turismo, Atlas, 2003

Métodos de Ensino

Combinação de métodos expositivos com aplicações à realidade através de exemplos, casos, observação in loco e trabalho de campo.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  60,8
  Total: 60,8

Avaliação Contínua

Testes escritos individuais (2 x 30%)
Trabalho empírico (40%)

Avaliação Final

Exame escrito individual (100%)

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Tempo de trabalho total do aluno: 160h
- Teórico-Práticas: 45h,
- Outros: 12h,
- Avaliação: 4h,
- Estudo pessoal autónomo: 99h