Código: | LTU1210 | Sigla: | EST |
Área de Ensino: | Matemática |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|
LTU | Desp. n.º 357/2008 (alterado aviso n.º9855/2012) | 1º | 6 | 60 | 160 |
Teórico-Práticas: | 51,00 |
Outro: | 0,00 |
Docência - Horas
|
Português
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
No âmbito desta unidade
curricular, procura-se transmitir aos alunos uma visão aprofundada da
Estatística Descritiva, encarada como método e prática de apoio à
decisão no contexto de organizações, salientando-se, em particular, o
papel que a mesma desempenha como método de abordagem de processos de
tomada de decisão. Exploram-se os principais métodos e técnicas de
análise estatística descritiva, aplicados ao turismo e à gestão
hoteleira. É enfatizada a ligação ao meio exterior, favorecendo o
estudo, resolução e análise de situações reais. Dá-se especial atenção à
crítica e interpretação dos resultados.
OBJETIVOS
São objetivos desta unidade curricular levar o aluno a:
- Desenvolver conceitos de coleta de dados e conceção e organização de
questionários; sensibilizar os alunos para o tratamento estatístico de
dados de diferentes naturezas e proveniências;
- Introduzir a formulação, resolução e implementação do método estatístico na análise de problemas;
- Mostrar como a utilização da estatística para a solução optimizada de problemas, contribui para a sua formação profissional;
- Identificar, dentro de cada classe, as principais medidas de estatística descritiva;
- Saber aplicar as medidas de estatística descritiva apropriadas a determinado problema;
- Interpretar as medidas estatísticas estudadas à luz dos enunciados dos problemas;
- Compreender a importância e dinâmica da regressão linear e correlação simples;
- Compreender e saber aplicar o método dos mínimos quadrados e
interpretando os coeficientes da reta de regressão e ser capaz de
efetuar previsões através da reta de regressão.
- Saber analisar séries cronológicas.
COMPETÊNCIAS
Criar e desenvolver competências que permitam:
- aplicar os procedimentos de recolha de dados - questionários;
- compreender o papel ativo da Estatística no contexto da tomada de decisão em gestão;
- desenvolver competências na implementação da análise de dados com software.
- aplicar os métodos e técnicas da estatística na resolução de problemas.
1 Questionários
Elaboração do questionário, escalas de medida e tipos de questões e de respostas. Análise e elaboração de questionários
2 Estatística Descritiva
Conceitos fundamentais: população, amostra, atributos e variáveis.
2.1 Distribuição de frequências
Tabelas de frequências e representação gráfica de dados qualitativos, discretos e contínuos.
2.2 Redução de dados - Medidas Descritivas
Medidas de localização:
Medidas de tendência central: média, mediana e moda.
Medidas de tendência não central: quantis. Diagrama caixa de bigodes.
Medidas de dispersão e de concentração: amplitude total, amplitude interquartis, variância e desvio-padrão; coeficiente de variação, curva de Lorenz e índice de Gini.
Medidas de assimetria e de achatamento: coeficiente de assimetria, coeficiente de curtose.
2.3 Associação entre duas variáveis
Diagrama de dispersão
Covariância e correlação linear. Modelo de Regressão Linear Simples: retas de regressão dos mínimos quadrados. Avaliação da qualidade do modelo
3 Séries Cronológicas
Componentes de uma SC. Modelos de decomposição. Análise de tendência. Análise de sazonalidade.
Análise da componente cíclica.
4. Uso de software estatístico
Operações básicas. Construção de tabelas de frequências. Representação gráfica e cálculo de medidas descritivas. Cruzamento de variáveis: tabelas de contingência e associação entre variáveis quantitativas. Associação entre variáveis qualitativas Análise de casos práticos.
Reis, E; Estatística Descritiva, Lisboa: Edições Sílabo, 2008 |
Hill, M.M.; Hill, A;Investigação por Questionário, Lisboa: Edições Sílabo, 2000 |
Barbosa, D.R.B.; Milone, G. ;Estatistica Aplicada ao Turismo e Hotelaria, Asa, 2010 |
Silvestre, A; Análise de Dados, Estatística Descritiva, Lisboa: Escolar Editora, 2007 |
ALEA; Dossiers Didácticos , (http://alea.ine.pt) |
As aulas são teórico-práticas, sendo apresentados os conceitos de base seguidos do estudo de aplicações práticas e resolução de exercícios práticos.
Na abordagem do processo de cálculo, serão utilizadas ferramentas disponíveis em calculadoras e software estatístico.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
---|---|---|---|
Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Total: | 45 |
Testes escritos individuais: 2 (50%+35%)
Realização, apresentação e
discussão de um trabalho prático (de grupo) (15%). O trabalho será realizado em grupo mas a nota será
atribuída individualmente.
Teste escrito individual: 1 (100%)
Tempo total de trabalho do aluno: 160 horas
Contacto com o Docente:
Teórico-Práticas - 45h
Outros: 15 horas