Código: | LTU1209 | Sigla: | GOT |
Área de Ensino: | Turismo |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LTU | Desp. n.º 357/2008 (alterado aviso n.º9855/2012) | 1º | 6 | 57 | 160 |
Teórico-Práticas: | 48,00 |
Outro: | 0,00 |
Docência - Horas
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Português
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
1.1. A natureza do turismo, recreio e lazer2. Território e Turismo
1.2. A articulação territorial do sistema turístico
1.3. Modelos de fluxos e de desenvolvimento espacial do turismo
2.1. Conceitos chave da geografia3. Clima
2.2. A diversidade de espaços geográficos e turísticos
2.3. Turismo e ambiente
3.1. Tipos de clima e zonas climáticas4. Cartografia turística
3.2. A influência do clima nas atividades turísticas
3.3. Alterações climáticas
4.1. Noções básicas de localização e orientação5. O Turismo no Mundo
4.2. Linguagem dos mapas
4.3. Mapa turístico
5.1. Regiões de turismo a nível mundial6. O Turismo em Portugal
5.2. Geografia dos fluxos turísticos internacionais
5.3. Perspetivas futuras
6.1. Fases de consolidação do turismo nacional
6.2. A diversidade de espaços geográficos e turísticos em Portugal
6.3. Padrões de fluxos turísticos
6.4. Caracterização dos mercados de origem
7. Os transportes
7.1 Implicações dos transportes nos destinos
7.2 Turismo e mobilidade
Boniface, B. & Cooper, C. ;Worldwide destinations: The geography of travel and tourism, Butterworth-Heinemann, 2005 |
Calabuig, J. & Ministral, M. ;Manual de geografía turística de España , Síntesis, 1999 |
Cunha, L.;Economia e Política do Turismo, 3ª edição, Lidel, 2013 |
Cunha, L.; Abrantes, A.;Introdução ao turismo,5ª edição, Lidel, 2013 |
Lozato, J. P.;Géographie du tourisme: de l'espace regardé à l'espace consommé, Masson, 1985 |
OMT;Turismo Internacional: Uma perspectiva global, Bookman, 2003 |
OMT;Climate Change and Tourism: Responding to Global Challenges, OMT, 2008 |
Marujo, M. N.; Carvalho, P.;Turismo, planeamento e desenvolvimento sustentável, Turismo & Sociedade, Curitiba, v. 3, n. 2, p. 147-161, 2010 |
Medeiros, C. A. (coord.);Geografia de Portugal, O Ambiente Físico, Círculo de Leitores, 2005 |
Medeiros, C. A. (coord.);Geografia de Portugal. Atividades económicas e espaço geográfico, Círculo de Leitores, 2005 |
Medeiros, C. A. (coord.);Geografia de Portugal. Planeamento e ordenamento do território, Círculo de Leitores, 2005 |
Medeiros, C. A. (coord.);Geografia de Portugal. Sociedade, paisagens e cidades, Círculo de Leitores, 2005 |
Ministério da Economia e da Inovação;PENT - Plano Estratégico Nacional do Turismo, MEI, 2006 |
Ministério da Economia e da Inovação; PENT Plano Estratégico Nacional do Turismo, Horizonte 2013 2015, MEI, 2012 |
Mourato, J. (tradutor); Ferrão, J. (revisão e adaptação);Glossário do desenvolvimento territorial, DGOTDU, Série Títulos Gerais (Edição digital), 2011 |
Page, S. ;Transport and tourism, Longman, 1999 |
Pina, P.;Portugal: O turismo no século XX., Lucidus, 1988 |
Quivy, Raymond; Canpenhoudt, Luc Van;Manual de investigação em ciências sociais, Gradiva, 1992 |
Turismo de Portugal;Estudo de Avaliação da Atratividade dos Destinos Turísticos de Portugal, Turismo de Portugal, 2009 |
Fonseca, M. L. (coord.) ;Desenvolvimento e território: Espaços rurais pós agrícolas e novos lugares de turismo e lazer, Centro de Estudos Geográficos (UNL), 2006 |
Peixoto, J. P.;As Variações do Clima e o Ambiente, 1ª Edição, Lisboa, Gráfica Europam, LDA, 1997 |
Ribeiro, O., Lautensach, H., Daveau, S.;Geografia de Portugal. I. A posição geográfica e o território, Sá da Costa, 1987 |
Williams, S. ;Tourism geography, Routledge, 1998 |
As aulas combinarão a exposição formal de conceitos, teorias e modelos, estimulando a participação dos alunos através do debate, da intervenção constante e da reflexão crítica das temáticas abordadas. A abordagem expositiva/participativa será útil ao nível das questões conceptuais associadas às temáticas da geografia e ordenamento do turismo, na sua vertente de natureza mais teórica.
O recurso a estudos de caso, a pesquisa e análise de dados e à elaboração de trabalhos no decurso das aulas permitirá aos alunos consolidar os conhecimentos apreendidos e, simultaneamente, promover processos de debate crítico e de proatividade na criação e aplicação de conhecimento. A este nível, pretende-se promover uma análise e aplicação prática dos conhecimentos previamente adquiridos e das metodologias associadas às temáticas lecionadas.
Decorrerão, em simultâneo, sessões de natureza prática de orientação e apoio aos trabalhos a desenvolver pelos alunos (individuais ou em grupo), bem como sessões de apresentação e debate dos trabalhos desenvolvidos.
Avaliação distribuída com exame final
- Apresentação oral: 20%De acordo com a secção III do Capítulo VI do Regulamento, serão elementos da avaliação final:
Exame Final: 70%
Componente teórico-prática (30%): realização de um trabalho prático
Avaliação do trabalho prático:
- Relatório: 80%
apresentação/layout - 10%
sintaxe/ortografia - 10%
citações e referências - 10%
recolha e análise de informação - 70%
- Apresentação oral: 20%
Tempo de trabalho total do aluno - 160 horas
Teórico-práticas: 45 h
Outros: 12 h
Avaliação: 10 h
Estudo pessoal autónomo: 93 h